FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Joomla

phantombr
Olá

Desde que tive problemas com o mediawiki, abandonei meu site aqui no frihost (não tenho outro.. mas só pra deixar claro). Agora, conheci o projeto JOOMLA de gerenciamento de site, que tem licenças livres. Rodei o material em localhost e achei muito interessante, tanto que agora vou instalar aqui no frihost.

-editado-
tive problemas com permissões ao traduzir para o pt-BR, então antes de se jogar no Ganji, deixo a dica de setar CHMOD 777 na pasta e arquivos "Administrador" e tambem no config.php que esta na raiz da instalação.
-fim do edit-

Alguém utiliza esse material? Quais são suas opiniões/sugestões?
nando
Já testei em localhost, mas nunca usei em algum servidor. Prefiro o drupal, mesmo com o joomla sendo um ótimo cms e tendo ótimos recursos.
Quanto ao CHMOD 777, é bom você alterar depois de instalado, porque qualquer usuário terá permissão de escrita para estes arquivos.
Lviter
O Joomla é um CMS bem completo e estou acostumada a trabalhar com ele, tenho dois sites feitos com Joomla... Mas ele é meio enjoadinho para permissões mesmo! Mesmo quando setado pra 777 (depois tem que restaurar para o normal) pode dar uns probleminhas...

O Wordpress (que também uso em outros sites) é bem mais flexível neste ponto. Se fosse pra hospedar um site aqui no Frihost faria com Wordpress (na verdade uso a hospedagem daqui pra testar temas para WP). O Joomla é bem mais pesado, mais para portais e sites com vários usuários publicando.

Muito embora tenha feito o contrário do recomendado: uso o Joomla pra meu blog pessoal, porque é mais fácil para usar com vários templates diferentes para o mesmo site, e uso o Wordpress para um projeto de portal, porque só eu que publico e é mais SEO friendly...

Cheguei a dar uma olhada no Drupal, quando estava aprendendo a usar estes dois CMSs, mas achei a maior parte dos templates feia de doer... Não gostei do aspecto visual final. E soube que para aprender é mais trabalhoso também, e como minhas necessidades não vão tão longe, estou muito feliz trabalhando com WP e Joomla.
Gemeos
Já ouvi recomendações de um amigo, meu q trabalha com criação de site mesmo, para eu utilizar esse tal de Joolma, mas ele utilizou tantos termos tecnicos que eu fiquei altamente boiando. Será que dava para algum de vcs ou outra pessoa listar aqui as qualidades e os pontos fracos desse tal de Joolma? ^^
Lviter
Gemeos wrote:
Já ouvi recomendações de um amigo, meu q trabalha com criação de site mesmo, para eu utilizar esse tal de Joolma, mas ele utilizou tantos termos tecnicos que eu fiquei altamente boiando. Será que dava para algum de vcs ou outra pessoa listar aqui as qualidades e os pontos fracos desse tal de Joolma? ^^

Há muita documentação sobre o assunto na net. Joomla e Wordpress são os cms mais conhecidos e usados. O Joomla é mais pesado e demora um pouco mais pra aprender que o Wordpress, mas dá algumas possibilidades que o WP não dá (embora o WP cada vez mais se supere...). Agora qualquer um dos dois leva um tempinho pra estudar e ter uma certa desenvoltura usando. E se vc teve algumas dificuldades com os termos técnicos pode demorar um pouquinho mais...
Gemeos
Vixi...então acho q toh eh frito, mas obrigado. Vou tentar dar uma estudada legal nele.

Ps: Oq eh CMS?
gueda
esse meu site é em joomla:

www.gueda.org

tem alguns plugins instalados, extensões etc, mas é bem simples de trabalhar com ele. Tenho conhecimento intermediário de php e css, mas fiz o site em joomla pois quem utiliza ele são amigos sem qualquer conhecimento html, php etc

a vantagem é que para postar um artigo novo, por exemplo, é feito dentro de um editor de texto, muito simples.

se precisar de ajuda especifica, posso tentar passar o que sei.
Gemeos
ahhh massa, muito bem feito e o assunto do site tb. =D
nando
Lviter wrote:
O Joomla é um CMS bem completo e estou acostumada a trabalhar com ele, tenho dois sites feitos com Joomla... Mas ele é meio enjoadinho para permissões mesmo! Mesmo quando setado pra 777 (depois tem que restaurar para o normal) pode dar uns probleminhas...

O Wordpress (que também uso em outros sites) é bem mais flexível neste ponto. Se fosse pra hospedar um site aqui no Frihost faria com Wordpress (na verdade uso a hospedagem daqui pra testar temas para WP). O Joomla é bem mais pesado, mais para portais e sites com vários usuários publicando.

Muito embora tenha feito o contrário do recomendado: uso o Joomla pra meu blog pessoal, porque é mais fácil para usar com vários templates diferentes para o mesmo site, e uso o Wordpress para um projeto de portal, porque só eu que publico e é mais SEO friendly...

Cheguei a dar uma olhada no Drupal, quando estava aprendendo a usar estes dois CMSs, mas achei a maior parte dos templates feia de doer... Não gostei do aspecto visual final. E soube que para aprender é mais trabalhoso também, e como minhas necessidades não vão tão longe, estou muito feliz trabalhando com WP e Joomla.

O joomla com certeza é um dos melhores. Temas muito bons, grande quantidade de extensões e uma comunidade bem grande. A área administrativa também é bem mais organizada e intuitiva do que o drupal.
Gostei bastante do Joomla e ia até usá-lo, mas fiquei com o drupal porque eu achei um módulo que era exatamente o eu precisava.
Hoje prefiro o drupal, porque além de ter alguns recursos que outros não tem, para usuários avançados ele é um CMS bastante poderoso, e te da uma certa liberdade que o Joomla não dá, pelo menos quando eu testei.
phantombr
Na verdade meu trabalho utilizou Joomla por alguns meses, mas agora estão migrando para outro chamado PLONE. Como editor enquanto tempo de joomla, postei algumas coisas bem básicas e tal. Agora participei do treinamento do Plone. Só achei o template muito feio, e bem mais pesado.
No momento não estou com sites instalados no frihost mas quando sobrar vontade volto a pensar se uso joomla ou Plone ou wordpress ou qualquer outra ferramenta da epoca.
Asafe
Prefiro Stacey.
riccopt
o Joomla é muito bom... mas continuo achando o Wordpress mais facil e pratico (com menos recursos, é verdade, mas nada que alguns plugins nao resolvam)...

CMS = Content Management System
Kashinilaya
Valeu pela dica. Vou pesquisar a respeito.
Lviter
gueda wrote:
esse meu site é em joomla:

www.gueda.org

tem alguns plugins instalados, extensões etc, mas é bem simples de trabalhar com ele. Tenho conhecimento intermediário de php e css, mas fiz o site em joomla pois quem utiliza ele são amigos sem qualquer conhecimento html, php etc

a vantagem é que para postar um artigo novo, por exemplo, é feito dentro de um editor de texto, muito simples.

se precisar de ajuda especifica, posso tentar passar o que sei.

Está muito legal seu site, e penso que um dos melhores usos para o Joomla é esse mesmo, sendo multiusuário, porque ele dá uma flexibilidade muito grande para você graduar os acessos.

O meu site em Joomla multiusuário é este aqui: http://www.janeaustenfanfics.com.br/
instalei várias extensões, mas o bom é só usar o essencial pro site não ficar muito pesado.

phantombr wrote:
Na verdade meu trabalho utilizou Joomla por alguns meses, mas agora estão migrando para outro chamado PLONE. Como editor enquanto tempo de joomla, postei algumas coisas bem básicas e tal. Agora participei do treinamento do Plone. Só achei o template muito feio, e bem mais pesado.
No momento não estou com sites instalados no frihost mas quando sobrar vontade volto a pensar se uso joomla ou Plone ou wordpress ou qualquer outra ferramenta da epoca.

O Plone é escrito em Phyton, certo? Depois, se der, conte mais a gente sobre ele.
Sidney
Joomla! - Instalação Passo a Passo
Entenda o passo a passo da instalação do Joomla
Este guia demonstra o passo a passo da instalação do Joomla 1.5.x no seu micro, tendo como base que você leu o item "Rode o Joomla no seu micro" pubicado neste site e já possui o servidor Web Apache + Interpretador PHP + o banco de dados MYSQL instalados.

É assumido que você está instalando o Joomla no Windows, que o servidor web Apache está direcionado para ser executado na pasta raiz c:\www, que foi criada a pasta "c:\www\meusite" que conterá o seu site joomla e que o servidor Web e o MYSQL foram iniciados.

Obtendo a última versão
Baixe a última versão do joomla, que pode ser obtida em Joomla_1.5.9-Stable-Full_Package.zip. Estou assumindo que a versão baixada foi a 1.5.7 ou superior.

Descompactando a versão para dentro do seu site

Copiei o arquivo Joomla_1.5.7-Stable-Full_Package.zip para dentro da pasta do seu site, neste exeplo c:\www\meusite e descompacte-a. Você terá uma estrutura de pastas conforme mostrado abaixo.

Tela Pastas padrões

Acesse o navegador (Browser) e digite: http://localhost/meusite e pressione a tecla enter.

1. Idioma
O joomla iniciará a instalação mostrando a tela de seleção do idioma de instalação.

Tela idiomas

Selecione o idioma de instalação do Joomla e pressione o botão próximo, no canto superior direito da tela;

2. Verificação de pré-instalação
A tela de pré-instalação mostra as configurações mínimas para instalação do Joomla estão corretas.

Estas configurações estão divididas entre obrigatórias e recomendadas. Leia as instruções na própria tela.

Tela Pré-instalação

Estando tudo conforme, pressione o botão próximo que será exibida a tela de licença;

3. Licença
Leia a licença e pressione o botão próximo;

Tela de licença do Joomla

O próximo passo será a configuração do banco de dados;

4. Banco de dados
A tela seguir solicita informações para configurar o banco de dados que será utilizado pelo seu site.

Informando os dados corretamente o Joomla criará automaticamente o banco de dados do seu site sem necessitar nenhum conhecimento seu sobre banco de dados.
http://www.igoia.info/images/stories/joomla15instalacao/tela5-configurabancodedados.jpg[/img]
Tela de configuração do banco de dados

A tela configuração do banco de dados está dividida em configurações básicas e avançadas.

Em configurações básicas, informe:
Tipo de Banco de Dado: mysql
Nome do Servidor : localhost
Nome de Usuário : root
Senha : <senha do banco de dados> (Na isntalação local com XAMPP, deixe sem preenchimento
Nome do Banco de Dados: dbmeusite (É o nome do seu banco de dados. Pode ser qualquer um.)

Em configurações avançadas, informe:
Remover Tabelas Existente: deixe desmarcado
Backup de Tabelas Antigas: deixe desmarcado
Prefixo da Tabela: jos_ (Mantenha o sugerido)
Após prencher os campos solicitados e pressione o botão próximo.

5. Configuração do ftp
Como estamos instalando localmente o Joomla, não é necessário configurar o servidor FTP.

Tela de configuração do ftp

Mantenha a opção não selecionada e pressione o botão próximo;

6. Configuração principal
Nesta tela iremos informar o nome do site, senha de acesso a área de administração e se desejamos uma versão de exemplo o site com conteúdo previamente preenchido.

Tela de configuração principal

Informe:
Seu e-mail. Este será o e-mail do super-administrador e qualquer notificação do Joomla será encaminhado para este e-mail.

Uma senha. Esta senha é que dará acesso a área de admisnitração do site;

Obs.: Anote a senha, pois vários usuáiros que instalam o Joomla acabam esquecendo esta senha e depois não consegue logar na área de administração, tendo que apagar tudo e recomeçar novamente do zero.

Pressione o botão "instalar exemplo de conteúdo", para que o site seja criado com informações de exemplo. Isto irá facilitar seu entendimento quanto a estrutura do site.

Pressione o botão próximo para concluir a instalação;

7. Fim
Esta é a tela final da isntalação do Joomla, se tudo ocorreu bem, a mesma será exibida, solicitando que seja removida a pasta installation da estrutura de repositórios do Joomla.

Tela Fim

8. Removendo a pasta installation
Conforme solicitado na tela acima, acesse a pasta do seu site e remova a pasta installation;

Tela Remover a pasta installation

Após remover a pasta installation, você estará habilitado a acessar o seu site Joomla.

9 . Acessando o seu novo site
Volte ao navegador e pressione e informe o endereço http://localhost/meusite e presisone enter.

Por padrão, seu site terá a interface conforme abaixo.

Tela seu site instalado

10 - Acessando a área de administração do seu site
Para acessar a área de adminsitração, digite no navegador http://localhost/meusite/administrator e pressione enter.

Será solicitado o nome do usuário e a senha para acesso a esta área, informe:

Usuário: admin
Senha: <a senha que você informou ao final da isntalação do Joomla, na tela 7 de configuração.

Tela área de administração

11. Concluíndo
Junto com este template outros templates são pré-instalados e você poderá instalar qualquer outro disponível pela comunidade Joomla ou mesmo fazer o próprio template, mas este é um segundo passo que exige que você já esteja conhecendo um pouco mais sobre o joomla.

Para acessar seu site recem criado, digite no navegador http://localhost/meusite

Para entrar na área de adminsitração do site, digite no navegador http://localhost/meusite/administrator

Bom proveito. Very Happy
riccopt
Sidney wrote:
Joomla! - Instalação Passo a Passo
Entenda o passo a passo da instalação do Joomla
Este guia demonstra o passo a passo da instalação do Joomla 1.5.x no seu micro, tendo como base que você leu o item "Rode o Joomla no seu micro" pubicado neste site e já possui o servidor Web Apache + Interpretador PHP + o banco de dados MYSQL instalados.

É assumido que você está instalando o Joomla no Windows, que o servidor web Apache está direcionado para ser executado na pasta raiz c:\www, que foi criada a pasta "c:\www\meusite" que conterá o seu site joomla e que o servidor Web e o MYSQL foram iniciados.

Obtendo a última versão
Baixe a última versão do joomla, que pode ser obtida em Joomla_1.5.9-Stable-Full_Package.zip. Estou assumindo que a versão baixada foi a 1.5.7 ou superior.

Descompactando a versão para dentro do seu site

Copiei o arquivo Joomla_1.5.7-Stable-Full_Package.zip para dentro da pasta do seu site, neste exeplo c:\www\meusite e descompacte-a. Você terá uma estrutura de pastas conforme mostrado abaixo.

Tela Pastas padrões

Acesse o navegador (Browser) e digite: http://localhost/meusite e pressione a tecla enter.

1. Idioma
O joomla iniciará a instalação mostrando a tela de seleção do idioma de instalação.

Tela idiomas

Selecione o idioma de instalação do Joomla e pressione o botão próximo, no canto superior direito da tela;

2. Verificação de pré-instalação
A tela de pré-instalação mostra as configurações mínimas para instalação do Joomla estão corretas.

Estas configurações estão divididas entre obrigatórias e recomendadas. Leia as instruções na própria tela.

Tela Pré-instalação

Estando tudo conforme, pressione o botão próximo que será exibida a tela de licença;

3. Licença
Leia a licença e pressione o botão próximo;

Tela de licença do Joomla

O próximo passo será a configuração do banco de dados;

4. Banco de dados
A tela seguir solicita informações para configurar o banco de dados que será utilizado pelo seu site.

Informando os dados corretamente o Joomla criará automaticamente o banco de dados do seu site sem necessitar nenhum conhecimento seu sobre banco de dados.
http://www.igoia.info/images/stories/joomla15instalacao/tela5-configurabancodedados.jpg[/img]
Tela de configuração do banco de dados

A tela configuração do banco de dados está dividida em configurações básicas e avançadas.

Em configurações básicas, informe:
Tipo de Banco de Dado: mysql
Nome do Servidor : localhost
Nome de Usuário : root
Senha : <senha do banco de dados> (Na isntalação local com XAMPP, deixe sem preenchimento
Nome do Banco de Dados: dbmeusite (É o nome do seu banco de dados. Pode ser qualquer um.)

Em configurações avançadas, informe:
Remover Tabelas Existente: deixe desmarcado
Backup de Tabelas Antigas: deixe desmarcado
Prefixo da Tabela: jos_ (Mantenha o sugerido)
Após prencher os campos solicitados e pressione o botão próximo.

5. Configuração do ftp
Como estamos instalando localmente o Joomla, não é necessário configurar o servidor FTP.

Tela de configuração do ftp

Mantenha a opção não selecionada e pressione o botão próximo;

6. Configuração principal
Nesta tela iremos informar o nome do site, senha de acesso a área de administração e se desejamos uma versão de exemplo o site com conteúdo previamente preenchido.

Tela de configuração principal

Informe:
Seu e-mail. Este será o e-mail do super-administrador e qualquer notificação do Joomla será encaminhado para este e-mail.

Uma senha. Esta senha é que dará acesso a área de admisnitração do site;

Obs.: Anote a senha, pois vários usuáiros que instalam o Joomla acabam esquecendo esta senha e depois não consegue logar na área de administração, tendo que apagar tudo e recomeçar novamente do zero.

Pressione o botão "instalar exemplo de conteúdo", para que o site seja criado com informações de exemplo. Isto irá facilitar seu entendimento quanto a estrutura do site.

Pressione o botão próximo para concluir a instalação;

7. Fim
Esta é a tela final da isntalação do Joomla, se tudo ocorreu bem, a mesma será exibida, solicitando que seja removida a pasta installation da estrutura de repositórios do Joomla.

Tela Fim

8. Removendo a pasta installation
Conforme solicitado na tela acima, acesse a pasta do seu site e remova a pasta installation;

Tela Remover a pasta installation

Após remover a pasta installation, você estará habilitado a acessar o seu site Joomla.

9 . Acessando o seu novo site
Volte ao navegador e pressione e informe o endereço http://localhost/meusite e presisone enter.

Por padrão, seu site terá a interface conforme abaixo.

Tela seu site instalado

10 - Acessando a área de administração do seu site
Para acessar a área de adminsitração, digite no navegador http://localhost/meusite/administrator e pressione enter.

Será solicitado o nome do usuário e a senha para acesso a esta área, informe:

Usuário: admin
Senha: <a senha que você informou ao final da isntalação do Joomla, na tela 7 de configuração.

Tela área de administração

11. Concluíndo
Junto com este template outros templates são pré-instalados e você poderá instalar qualquer outro disponível pela comunidade Joomla ou mesmo fazer o próprio template, mas este é um segundo passo que exige que você já esteja conhecendo um pouco mais sobre o joomla.

Para acessar seu site recem criado, digite no navegador http://localhost/meusite

Para entrar na área de adminsitração do site, digite no navegador http://localhost/meusite/administrator

Bom proveito. Very Happy
muito bem explicado como realizar a instalacao do JOOMLA... pena que eles ainda nao desenvolveram um instalador tao facil de usar quanto o do WordPress...