FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Uniformes

cherry-pie
Queria saber o que vcs acham sobre o uso de uniformes, em escolas de ensino fundamental e médio eu até não me oponho sabe, mas eu acho os uniformes daqui muitooo feios e sem graça, se vc olhar os uniformes das japinhas são bem mais bonitinhos rsrsrs mas enfim o meu caso é q eu não gosto e nunca fui de usar uniforme, e agora eu comecei um curso de manicure onde no contrato nada especificava e nem me informaram q eu teria de usar uniforme. A professora avisou no primeiro dia de aula q poderia ser usado o uniforme ou uma camiseta branca, aí fica a minha dúvida, pq se eu estou pagando e não me falaram nada eu vou ter q usar uniforme? Vou ter q pagar mais 25,00 cada camiseta pra fazer propaganda? Se me dessem a camiseta eu até usava sabe, mas acho absurdo ter q pagar o curso e mais camisetas q vou ter q usar, óbvio q vou optar pelas minhas blusinhas brancas q tem no meu armário, mas mesmo assim branco eu acho muito sem graça e tira todo o meu estilo ¬¬
cparakawa
A idéia do uniforme nas escolas é mais para evitar o festival de "moda", em que os alunos tentam se mostrar melhores que os outros. E os alunos com menos recursos levam a pior. Mas também dá para se mostrar com um iphopho, então não é uma solução tão eficiente. Para a prática de educação física, também ajuda ter vestimenta adequada.

No caso de cursos para adultos - ou teoricamente adultos, depende. Para fazer curso de torneiro mecânico, tem que usar jaleco, não consigo ver opção melhor. Mas em um curso de informática é meio sem sentido.

No seu caso específico, eu acho correto usar camisa branca, é uma demonstração de higiene, o que é sempre bom para uma manicure. Ter as mãos bem cuidadas também. Acho que iria ser meio podre para o próprio professor se alguma aluna aparecesse com a camisa da campanha eleitoral de 2002, rasgada e suja, e com as unhas sujas e roídas.

Talvez o uniforme seja demais, mas se apresentar para as suas aulas com um mínimo de decência, higiene e cuidado pessoal não é descabido; é bom não só para a "fama" do próprio curso, mas para o próprio andamento das aulas. Meio bizarro olhar para a pessoa do lado e pensar "putz, que nojo ...". Em um curso de computação isto pode ser considerado algo normal. Very Happy

[]'s
riccopt
uniforme deveria ser obrigatorio até mesmo na faculdade, pois os brasileiros nao tem noção de como se vestir de forma adequada para instituições de ensino (vide o casa da aluna de uma faculdade de SP ano passado)...
D'Artagnan
bom vejo assim, vc nao é obrigada a usar informe nem no trabalho - e esse é o unico lugar onde vc tem que usar se alguém lhe dar o uniforme - ninguém pode te obrigar a pagar pelo uniforme.

se alguém tentar te coagir simplesmente diga que você não é obrigada a usar o uniforme e se alguém tiver algo contra que devolva seu dinheiro - se alguém encrencar com isso, procure ajuda para ser ressarcida, acho q o procom ajuda,

eu particularmente nao tenho nada contra uniformes - as vezes ate gostaria de ter que usar na empresa para economizar minha roupinha ehhehehe
Deline
Eu penso que uniformes são uma forma de economizar roupas (POBRE MODE ON) e também de segurança, no caso das crianças. Pelo menos era isso que me falavam quando eu era mais nova, e é verdade, se encontram um corpo, ou ocorre algum acidente, já sabem de onde a pessoa veio.

No caso das roupas e da falta de percepção de alguns brasileiros - especialmente mulheres - eu acho que nem obrigando esse tipo de gente a usar uniforme irá funcionar, isso causa uma espécie de revolta, principalmente em adolescentes que acham que sabem de tudo.

Enfim, eu usaria uniforme sim, odeio acordar cedo e ficar escolhendo roupa xD
cherry-pie
heuehuehu pois é eu sei me vestir embora eu tenha reparado q minhas colegas realmente não tem muita noção da coisa, mas tb né eu to fazendo esse curso mais por lazer do q pra ser manicure xD mas dá pra ver q o povinho lá coloca umas roupas mais tipo com os peitos de fora e aquelas calças bem apertadas xD
Deline
O problema é que algumas garotas ainda pensam que vão consquistar O PRÍNCIPE se vestindo daquele jeito -.-
cparakawa
Deline wrote:
O problema é que algumas garotas ainda pensam que vão consquistar O PRÍNCIPE se vestindo daquele jeito -.-

Depende do conceito de príncipe de cada pessoa ... Rolling Eyes
cherry-pie
Deline wrote:

não acho q é sem noção mesmo pq tem umas até mais velhas, casadas e talz, acho q é falta de senso na hora de se vestir Very Happy
Deline
cherry-pie wrote:
Deline wrote:

não acho q é sem noção mesmo pq tem umas até mais velhas, casadas e talz, acho q é falta de senso na hora de se vestir Very Happy

Espírito Geisy de ser Laughing Ah, te contar viu, tem mulher que é f*. Mas deixa elas lá pensando que tão arrasando né...fazer o que...realidade não bateu na porta. Razz
rafael2112
Depende, se tem contato com publico é para te identificar como funcionário, em outros casos mostram uma empresa organizada, até um pouco "soldadinho"

Tem o lado ruim e bom
leandrow
cparakawa wrote:
...Acho que iria ser meio podre para o próprio professor se alguma aluna aparecesse com a camisa da campanha eleitoral de 2002, rasgada e suja, e com as unhas sujas e roídas...

...Meio bizarro olhar para a pessoa do lado e pensar "putz, que nojo ...". Em um curso de computação isto pode ser considerado algo normal. Very Happy

/HAHAHA! Laughing

Bem, quanto ao assunto dos uniformes, existem vários motivos para se usar, mas, principalmente, serve para identificação; julgo ser importante, especialmente nas escolas de ensino fundamental e ensino médio.

Geralmente, o uniforme é um importante elemento para facilitação do trabalho da ronda escolar, que pode identificar alunos fora da escola matando aula, ou sendo estuprados e esquartejados por aí. Surprised
riccopt
D'Artagnan wrote:
bom vejo assim, vc nao é obrigada a usar informe nem no trabalho - e esse é o unico lugar onde vc tem que usar se alguém lhe dar o uniforme - ninguém pode te obrigar a pagar pelo uniforme.

se alguém tentar te coagir simplesmente diga que você não é obrigada a usar o uniforme e se alguém tiver algo contra que devolva seu dinheiro - se alguém encrencar com isso, procure ajuda para ser ressarcida, acho q o procom ajuda,

eu particularmente nao tenho nada contra uniformes - as vezes ate gostaria de ter que usar na empresa para economizar minha roupinha ehhehehe
pelo jeito voce nao serviu no exercito brasileiro... la voce paga por tudo que vai usar... e tem que comprar deles... desde o coturno ao uniforme... o mesmo serve para os bombeiros, policia militar... eu acho justo o pessoal ter que comprar seu uniforme... desde que os uniformes tenham preços DENTRO DA REALIDADE...
Na maioria dos casos um abrigo (agasalho) de uniforme de escola é MAIS BARATO do que uma bermuda ou camiseta de grife (principalemtne se for de marca de SURF)...
rafael2112
riccopt wrote:
D'Artagnan wrote:

pelo jeito voce nao serviu no exercito brasileiro... la voce paga por tudo que vai usar... e tem que comprar deles... desde o coturno ao uniforme... o mesmo serve para os bombeiros, policia militar... eu acho justo o pessoal ter que comprar seu uniforme... desde que os uniformes tenham preços DENTRO DA REALIDADE...
Na maioria dos casos um abrigo (agasalho) de uniforme de escola é MAIS BARATO do que uma bermuda ou camiseta de grife (principalemtne se for de marca de SURF)...

Não sei porque no exercito tem que comprar, talvez pq custe caro (vc paga bem menos) assim valoriza. Em empresas geralmente é na "faixa"
riccopt
rafael2112 wrote:
riccopt wrote:
D'Artagnan wrote:

Não sei porque no exercito tem que comprar, talvez pq custe caro (vc paga bem menos) assim valoriza. Em empresas geralmente é na "faixa"

pq é a SUA roupa de trabalho... é voce quem tem que cuidar dela... é voce quem tem que manter ela em rdem para nao ser "punido"... assim deveria sem em qualquer empresa... dessa forma o pessoal daria mais valor ao uniforme que usa e a empresa que representa...
Gemeos
Assim, eu estudei em colégio militar todo o ensino medio e fundamental e acho muito legal a ideia de uniforme.
Deline
cparakawa wrote:
...Acho que iria ser meio podre para o próprio professor se alguma aluna aparecesse com a camisa da campanha eleitoral de 2002, rasgada e suja, e com as unhas sujas e roídas...

...Meio bizarro olhar para a pessoa do lado e pensar "putz, que nojo ...". Em um curso de computação isto pode ser considerado algo normal. Very Happy

HAHHAHAHA pior! Cada figura que eu vejo onde eu trabalho. É nego com a barba lá no joelho, com migalha do ruffles da semana passada grudada, camiseta enorme amassada e tal... kkkk
Asafe
Usar uniformes é sempre debalde, não importa o motivo.
ewerton_aj
Olha eu acho muito bom porque tem pessoas que não tem como ficar comprando roupas pelas suas condiçoes financeiras e tambem evita a gozação com quem não tem e muito mais o uniforme para mim e muito bom
Ajna
O uso de uniformes nas escolas serve para, como o nome indica, uniformizar as pessoas de forma a não haver diferenças de estilos, diferenças monetárias, diferenças étnicas, etc.
No entanto, torna as pessoas que utilizam uniformes sem personalidade.
As roupas, acessórios e calçado transmitem muito da personalidade, da forma de vida das pessoas.

Relativamente aos uniformes do local de trabalho, na minha perspectiva, é fundamental o uso do mesmo. Transmite profissionalismo, segurança, imagem...
Kashinilaya
Não sei. Parece malandragem do curso. Propaganda gratuita. Que eu saiba, uniforme só é obrigatório em níveis escolares regulares. Cursos profissionalizantes estaria fora. Mas vá com calma. Vale a pena criar confusão por causa do uniforme? Quanto tempo dura o curso? Pondere. Essa turma costuma aborrecer a gente, mas eles dormem bem à noite!
leandrow
Kashinilaya wrote:
Não sei. Parece malandragem do curso. Propaganda gratuita. Que eu saiba, uniforme só é obrigatório em níveis escolares regulares. Cursos profissionalizantes estaria fora. Mas vá com calma. Vale a pena criar confusão por causa do uniforme? Quanto tempo dura o curso? Pondere. Essa turma costuma aborrecer a gente, mas eles dormem bem à noite!

Exatamente.

Pra que tanta revolta por uma causa tão banal? Confused
cherry-pie
seuhsuehuehs não é revolta é só pq eu naum gosto de fazer propaganda ainda mais q eu naum to sendo paga pra isso xD o curso já tá até acabando e não usei o uniforme e ainda olhei de cara feia pra professora rsrs ninguém falou nada entaum to nem aí. E por falar nisso o curso é muito ruim não faço propaganda nem q me paguem xD
Alerrandre
Ao meu ver uniforme nao é apenas para aparencia,em escola por exemplo,o aluno com uniforme sai da escola e se perde,ou coisa do tipo,as pessoas podem saber daonde ele veio,e logo informar a escola,e assim informando os pais.
leandrow
Alerrandre wrote:
Ao meu ver uniforme nao é apenas para aparencia,em escola por exemplo,o aluno com uniforme sai da escola e se perde,ou coisa do tipo,as pessoas podem saber daonde ele veio,e logo informar a escola,e assim informando os pais.

É, foi o que citei anteriormente; a referência na identificação pode ser muito importante.
ricardo22
eu acho bom, que pelo menos na escola as pessoas parecem serem iguais.
Caso contrario fica um desfile de modas e pessoas que sao menos beneficiadas financeiramente ficam em desvantagem e tal
riccopt
a ideia do UNIFORME é deixar o pessoal UNIFORMIZADO...
sera que as pessoas nao se dao conta do que o uniforme se chama UNIFORME?
e que a ideia pro tras dos uniformes é UNIFORMIZAR?

(puts isso está quase poético Razz)
Deline
riccopt wrote:
a ideia do UNIFORME é deixar o pessoal UNIFORMIZADO...
sera que as pessoas nao se dao conta do que o uniforme se chama UNIFORME?
e que a ideia pro tras dos uniformes é UNIFORMIZAR?

(puts isso está quase poético Razz)

Drummond?
ham65
E isso mesmo,uniforme nao eh por beleza,e sim pela segurança que a pessoa tem ao sair da escola,claro deixa a escola com uma aparencia muito melhor,tb tem que pensar nas pessoas que nao tem renda para comprar uniforme,isso o goverso,e as escola teria que pensar melhor.

Abs
Deline
No trabalho o uniforme também pode ser mais pra segurança...pra quem mexe com produtos perigosos, etc. Ah, tem vários pontos de vista. Acho que depende muito do valor que a pessoa atribui. Eu usava uniforme no colégio porque não tenho um armário chapado de roupas. E achava o cúmulo as meninas da minha sala irem com saia jeans e blusa de marca. São 5hs sentada em uma cadeira, PRA que eu ia me arrumar? rs
rafaht
Eu acho necessário uniforme, tanto no nível escolar básico quanto no superior e nas empresas.
Penso que uniformizar as roupas em uma empresa transmite seriedade e bom senso. Já usufrui de serviços de empresas que os funcionários estavam mal vestidos, alguns com roupas sujas e juro, dava vontade de sair e procurar outras empresas. Penso que algumas pessoas também não tem um bom senso ao se vestir e isso é ruim.
Em uma escola, uniforme pode servir para identificar o nível do aluno (série) por exemplo. Ou por segurança.
No ensino superior, aqui na minha cidade natal, tem uma escola superior de hotelaria que todos vão vestidos de social, é o uniforme do lugar. Acho interessante, pois de olhar tu já sabes de onde são e percebe-se que eles são educados a se vestirem bem para atuarem no mercado profissional.
Na faculdade por exemplo, vejo gente que vai para a aula às 8h, com 10 kg de maquiagem na cara, cabelo todo feito... Aí chega na aula, tem que prender o cabelo, tirar brinco grande, blablabla (coisa que é instruída no PRIMEIRO semestre) e as pessoas ficam de cara feia, reclamam... Aí me pergunto: qual a moral de gastar um dinheirão para se embelezar toda para ir a faculdade, se tu vais te sujar, ter que desfazer parte do que fez...?
Só penso que as empresas/escolas/etc deveriam doar o uniforme básico. Na faculdade, paguei R$ 50 pelo jaleco e tenho mais um, que paguei outros R$ 50 e comprei antes de entrar para a faculdade. Tenho colegas que pagaram mais que eu e o jaleco praticamente já era: furado, manchado demais... O meu ainda está conservado, fora algumas manchas de nitrato de prata, lol.

No meu tempo de colégio, até o ensino médio, eu era obrigado a usar uniforme. O problema era o preço absurdo do uniforme, para os meus pais era demais. Aí eu tinha pouco uniforme e volta e meia acontecia de não secar direito, principalmente no inverno. Minha mãe tinha que escrever justificativa para a coordenadora me deixar assistir às aulas, lol. Lembro que tinha professores que eram de boa com isso e nem cobravam, mas outros ao entrar na sala, já te mandavam para a coordenação por estar sem uniforme, sem mais nem menos.
Propaga
No meu entendimento, o uniforme, como o próprio nome define, uniformiza usos e costumes em se tratando de vestimentas masculinas ou femininas.

É uma questão de organização no ‘festival’ de moda que muitos/as alunos/as fazem questão de mostrar nas escolas.

Estas pessoas têm a clara intenção de fazer dos corredores das escolas uma passarela particular para suas exibições de roupas e outros adereços na vestimenta.

Nos meus bons tempos de escola de 1º e 2º graus, principalmente, lembro-me muito bem da enorme preocupação e até mesmo de uma enorme aflição das minhas colegas, quando acontecia uma sessão cívica, por exemplo, ou qualquer outro evento que fugisse do trivial.

Uma garota perguntava e/ou pedia sugestão para outra sobre “com que roupa eu vou?”.

Pois é, e no final das contas era um luxo só! Parecia que, em cada evento diferente no colégio, era feito um convite para baile de gala.

Lembro-me que, em certa ocasião, teve uma aluna que de tão “fora da casinha” apareceu de longo na escola. Pode! Ta loco meu! Mas isso aconteceu, sim!