FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

STF determina entrega imediata de menino Sean ao pai america

gueda
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, decidiu na noite desta terça-feira cassar a liminar que impedia que americano David Goldman --pai do menino Sean, 9, pivô de uma disputa diplomática entre Brasil e os Estados Unidos-- ficasse com o filho.

Mendes determinou que a criança deve ser devolvida imediatamente ao pai, cuja defesa havia entrado com mandado de segurança apresentado também pela AGU (Advocacia Geral da União). Segundo a assessoria do STF, Mendes amparou a decisão em outros entendimentos da Corte.

--

Sean mora com a família materna, que é brasileira, desde 2004. O pai americano, porém, alega que ele foi sequestrado e queria voltar com ele para os Estados Unidos.

Na quinta-feira, o ministro do STF Marco Aurélio de Mello aceitou recurso da família brasileira e decidiu que o garoto deveria permanecer no país até ser ouvido pela Justiça. Um dia antes, a Justiça Federal no Rio havia determinado que a criança fosse entregue ao pai.

Apesar de o STF ter entrado em recesso neste fim de semana, Mendes, como presidente da Corte, fica responsável pelas medidas consideradas urgentes.

Disputa

Na quinta-feira (17), o americano desembarcou no Brasil, onde deveria se encontrar com Sean após seis meses. Na sexta (1Cool, Goldman disse que implorava pelo retorno do garoto aos Estados Unidos. "Estou de joelhos, implorando para meu filho voltar para casa, implorando por Justiça. Por que é tão difícil?", disse.

Ele disse que esperava passar o Natal com Sean. "Se eu estiver aqui, tenho certeza de que não conseguirei [passar o Natal com ele]. Estou esperando ir embora com o meu filho e levá-lo de volta para nossa família e aproveitar o Natal e os feriados, ir brincar no gramado, tirar fotos, fazer as coisas que a gente já fez no passado como pai e filho", disse.

Horas depois, o advogado Sergio Tostes afirmou que a família materna de Sean convidou o pai do garoto para passar o Natal no Brasil, como primeiro passo para o processo de entendimento no processo sobre a guarda da criança.

Segundo Tostes, a família brasileira de Sean abriu caminho para uma discussão que leve ao entendimento.

Nascido nos EUA, Sean veio ao Brasil em 2004 com a mãe, Bruna Bianchi. Desde então David Goldman tenta levar o filho de volta com base na Convenção de Haia sobre sequestro internacional de crianças. Com a morte de Bruna, em 2008, a batalha judicial passou a ser travada entre o americano e o segundo marido da mãe, o advogado João Paulo Lins e Silva.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u670315.shtml

---

só fez isso e mudou o entendimento porque os EUA fizeram um embargo econômico ao Brasil por causa da decisão anterior do STF...

esse STF aliado ao chefe do Executivo só me envergonha.
Lviter
Em matéria de decisões do STF tem coisa pior ainda...

Quote:
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, concedeu habeas corpus para libertar o médico Roger Abdelmassih. o médico foi acusado de ter estuprado mais de 50 mulheres em são paulo . De acordo com a defesa, não haveria indício concreto de que a liberdade do médico prejudique a apuração dos crimes (...) Além das acusações de abusos sexuais, o médico responde agora por crimes contra os direitos do consumidor. O Ministério Público também apura outra denúncia contra o médico Roger Abdelmassih envolvendo manipulação genética. Fonte: O Globo (23.12)
gueda
Lviter wrote:
Em matéria de decisões do STF tem coisa pior ainda...

Quote:
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, concedeu habeas corpus para libertar o médico Roger Abdelmassih. o médico foi acusado de ter estuprado mais de 50 mulheres em são paulo . De acordo com a defesa, não haveria indício concreto de que a liberdade do médico prejudique a apuração dos crimes (...) Além das acusações de abusos sexuais, o médico responde agora por crimes contra os direitos do consumidor. O Ministério Público também apura outra denúncia contra o médico Roger Abdelmassih envolvendo manipulação genética. Fonte: O Globo (23.12)

essa do médico eu estudei a fundo na faculdade, lamentável.

Da do sean, que eu citei no post inicial, o que me envorganha é o fato de o STF ser manipulável pela política, marioentes.

tenso
cparakawa
Pelo que eu entendi do caso, o Brasil assinou uma convenção internacional e simplesmente cumpriu a decisão.

Cada um olha da forma que quiser. No meu entender, o garoto foi tirado ILEGALMENTE dos Estados Unidos. Dizer que a família brasileira tem mais recursos do que o pai americano é dizer que a decisão tem que contemplar o mais rico. Acho difícil o menino passar fome com o pai.

A parte mais importante é que, se a criança não é devolvida, fica claro que o Brasil vai contra algo que assinou e que é justo. Além do mais, se forem utilizados os trâmites da justiça brasileira em favor da família aqui, fica evidente que se dá preferência à família brasileira não só pela melhor situação financeira, mas também é uma preferência da justiça em beneficiar os brasileiros em julgamento. Ou seja, estrangeiro é cidadão de segunda classe na nossa lei. O mesmo m*rd* que acha isto, depois fica indignado quando brasileiro é tratado como cidadão de segunda classe em outros países. Ufanismo e hipocrisia.

Os Estados Unidos teve o caso do menino Elián (algo assim), que foi removido de Cuba ilegalmente e a mãe morreu na fuga. Apesar das pressões dos cubanos da Flórida, o menino foi devolvido para o pai em Cuba, inclusive usando força policial para cumprir a decisão.

O Brasil e os Estados Unidos cumpriram o que assinaram sobre o mesmo tema. A diferença é que lá não foram necessários vários anos para sair a decisão da justiça. Óbvio que depois de tantos anos, o vínculo afetivo da criança se tornou muito forte com a família brasileira. Mas aí é dizer que o crime já foi consumado, então dane-se. Tanto faz roubar uma criança, um cachorro ou sei lá o quê.

Pode não ser fácil a readaptação da criança nos Estados Unidos. Mas ela vai poder escolher aonde viver ao atingir a maioridade. Se a questão é não ter os mesmos luxos, a família brasileira pode mandar dinheiro. É muita tempestade tentando defender algo errado porque virou fato consumado. Se você não respeita os outros, tem mais é que não ser respeitado.

Esperar para ver se o Lula manda de volta o terrorista italiano. Não é o mesmo caso, mas funciona da mesma forma.

[]'s
D'Artagnan
bom ele tá melhor que nóis, me leva tambem vó!
gueda
cparakawa wrote:
Pelo que eu entendi do caso, o Brasil assinou uma convenção internacional e simplesmente cumpriu a decisão.

Cada um olha da forma que quiser. No meu entender, o garoto foi tirado ILEGALMENTE dos Estados Unidos. Dizer que a família brasileira tem mais recursos do que o pai americano é dizer que a decisão tem que contemplar o mais rico. Acho difícil o menino passar fome com o pai.

[]'s

Acho que eu me expressei mal nos comentários que fiz sobre o STF, concordo plenamente com o que você expôs, o que eu falei do STF ser manipulável foi o seguinte:

Concordo com a decisão e com o menino ser enviado de volta aos EUA. O STF primeiro deu uma liminar impedindo que o menino voltasse aos EUA, mesmo estando ilegalmente no Brasil (isso que me deixou pu**).

Em retaliação os EUA fizeram um embargo econômico ao Brasil, então o STF vem e cassa a liminar e pronto, ta tudo certo.

O que irrita não foi a decisão, mas o fato de ela ter sido cumprida (inclusive o acordo) somente após o embargo econômico.

Isso que eu quis dizer que me envorgonho com o STF, pois ele devia ter ordenado a extradição da criança aos EUA desde o início e não fazer o que fez.
Liques
Achei engraçado que o pai do menino assinou com a tv NBC pra ter exclusidade. Até nisso envolve dinheiro... incrível.
cparakawa
gueda wrote:
cparakawa wrote:

[]'s

Acho que eu me expressei mal nos comentários que fiz sobre o STF, concordo plenamente com o que você expôs, o que eu falei do STF ser manipulável foi o seguinte:

Concordo com a decisão e com o menino ser enviado de volta aos EUA. O STF primeiro deu uma liminar impedindo que o menino voltasse aos EUA, mesmo estando ilegalmente no Brasil (isso que me deixou pu**).

Em retaliação os EUA fizeram um embargo econômico ao Brasil, então o STF vem e cassa a liminar e pronto, ta tudo certo.

O que irrita não foi a decisão, mas o fato de ela ter sido cumprida (inclusive o acordo) somente após o embargo econômico.

Isso que eu quis dizer que me envorgonho com o STF, pois ele devia ter ordenado a extradição da criança aos EUA desde o início e não fazer o que fez.

O STF fazer besteira nem é de hoje. E o caso só teve repercussão porque a família brasileira é rica. Não quer dizer que, se a família brasileira fosse pobre, o STF ia mandar de volta em pouco tempo. Iria demorar muito também, só não iria ter recurso no STF. Quando o juiz Marco Aurélio de Mello, primo do Collor, acatou recurso da família brasileira, atrasou por alguns dias algo que já estava atrasado por anos.

Quanto a vender os direitos da história, já é tão normal que nem dá para se abalar. Pelo menos lá não quer dizer que o pai já posar para alguma revista erótica. Ah é, no Brasil Playboy e G Magazine são revistas de arte para pessoas com gosto refinado. Diz o ditado que uma mentira dita mil vezes se torna verdade. Só que algumas passam do limite. Errr, mesmo assim acabam colando.

[]'s
ttalisson
nada mais justo que devolver a criança ao pai biológico...
afinal, essa criança foi sequestrada pela mãe, quando foi trazida ao Brasil sem o consentimento do pai...
faz besteira, a criança paga o pato agora... mas concordo com a decisão do STJ.