FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Violência x Futebol

cherry-pie
Quote:
Confusões e pancadaria "mancham" última rodada da Série A
Rafael Gomes

Infelizmente, a última rodada do Campeonato Brasileiro não será lembrada somente pelo que ocorreu dentro de campo, como a virada do Flamengo sobre o Grêmio - e o consequente sexto título brasileiro (1980, 1982, 1983, 1992 e 2009 e a Copa União de 1987, não reconhecida pela CBF) - e o empate heroico do Fluminense contra o Coritiba, que manteve os tricolores na elite e rebaixaram os paranaenses. Da semana decisiva da Série A até a conclusão dos confrontos, no domingo, torcedores promoveram um festival de violência fora e até dentro do gramado, como ocorreu no Couto Pereira.

Ler o resto da notícia em: http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI4143026-EI13759,00-Confusoes+e+pancadaria+marcam+ultima+rodada+do+Brasileiro.html

Bom gente sinceramente eu não entendo nada de futebol, não torço para nenhum time, detesto toda essa porcaria, mas gostaria muito de entender pq esses malucos ficam se "quebrando" por causa de um maldito time o.O tem que ser muito povão mesmo pra ficar fazendo isso ¬¬' nunca vi essas coisas acontecerem em jogos de basquete ou vôlei, talvez aconteça mas em menor escala ou talvez a mídia abafe. O fato é q os jogadores continuam enchendo os bolsos de dinheiro e esses otários ficam brigando por merda nenhuma XD por favor me corrijam se eu estiver errada e me falem seus pontos de vista Very Happy
Deline
cherry-pie wrote:
Quote:
Confusões e pancadaria "mancham" última rodada da Série A
Rafael Gomes

Infelizmente, a última rodada do Campeonato Brasileiro não será lembrada somente pelo que ocorreu dentro de campo, como a virada do Flamengo sobre o Grêmio - e o consequente sexto título brasileiro (1980, 1982, 1983, 1992 e 2009 e a Copa União de 1987, não reconhecida pela CBF) - e o empate heroico do Fluminense contra o Coritiba, que manteve os tricolores na elite e rebaixaram os paranaenses. Da semana decisiva da Série A até a conclusão dos confrontos, no domingo, torcedores promoveram um festival de violência fora e até dentro do gramado, como ocorreu no Couto Pereira.

Ler o resto da notícia em: http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI4143026-EI13759,00-Confusoes+e+pancadaria+marcam+ultima+rodada+do+Brasileiro.html

Bom gente sinceramente eu não entendo nada de futebol, não torço para nenhum time, detesto toda essa porcaria, mas gostaria muito de entender pq esses malucos ficam se "quebrando" por causa de um maldito time o.O tem que ser muito povão mesmo pra ficar fazendo isso ¬¬' nunca vi essas coisas acontecerem em jogos de basquete ou vôlei, talvez aconteça mas em menor escala ou talvez a mídia abafe. O fato é q os jogadores continuam enchendo os bolsos de dinheiro e esses otários ficam brigando por merda nenhuma XD por favor me corrijam se eu estiver errada e me falem seus pontos de vista Very Happy

Também não sou ligada a esse tipo de esporte. Mas acho que mesmo se torcesse pra algum time continuaria achando ridículo esse fanatismo que alguns brasileiros tem sobre o futebol, questão de Copa eu ainda relevo, é o país inteiro.
Mas arranjar briga com pessoas que nunca viu na vida pra defender a camisa de um time que provavelmente ganha dez vezes mais do que você e que nem sabe quem você é...É falta de noção e de prioridade com as coisas. Ridícula essa pancadaria com o Coritiba, eu que nem assisto jogo acabei vendo e ainda vi esse pedaço. -.-
cparakawa
O que eu vou falar pode ser considerado altamente ofensivo. Então fica o aviso.

Por quê a pessoa fica fanática, de maneira geral?

Eu só vejo um motivo principal. A pessoa não tem nenhuma expectativa na vida em termos individuais, é extremamente limitada e acata isto por dentro. Para que a vida passe a ter mais sentido, acaba se juntando às hostes de alguma turba qualquer. A pessoa não acredita em si mesma, então passa a acreditar em outro coisa qualquer, e acaba no "delírio" coletivo.

Isto não é só futebol. Religião, artista ou o que quer que seja. Não falta ser humano medíocre no mundo vivendo a vida de outrem, pelo simples fato da vida do mesmo ser uma b*st*.

O mais "interessante" é que, se a pessoa gastasse o tempo do fanatismo no aprimoramento pessoal, a vida dela ia ser bem melhor.

Não estou dizendo que futebol, religião, mundo artístico, jogos, patriotismo, etc, sejam ruins necessariamente. É a veneração destes de forma acéfala que servem como forma extrema de alienação. Ou seja, a pessoa joga a vida fora porque julga que a mesma não vale nada. A existência dele não tem sentido se não fizer parte de um todo maior, mesmo que este todo maior seja tosco e sem sentido.

É como grita a torcida do Corinthians, "Ô, Ô, Ô, Ô, Analfabeto, maloqueiro e sofredor, graças a Deus!" . Esta é a explicação mais evidente, pois além de assumir que é um lixo, coloca a culpa em Deus e ainda considera que é bom. Corintiano que não acredita nisto não é corintiano, é simpatizante. É como o católico que não vai à igreja, é só um simpatizante.

Existe também a possibilidade do sujeito ser realmente louco e desequilibrado, mas eu suponho que isto seja uma minoria.

O fato do ser humano ter potencial não quer dizer que este se concretize. Nós temos uma atração enorme por coisas que nos distraiam. Não é algo ruim em si, o problema são os excessos.

[]'s
Lviter
Usam o esporte, como poderiam usar a religião, o partidarismo político (que no Brasil não há muito, ao contrário de outros países), para extravasar a sua agressividade, o que poderia acontecer de forma razoavelmente saudável, como na própria competição, ou sem limites, como vimos nos últimos acontecimentos.

O problema é o que a pessoa traz dentro dela, porque a maioria participa e assiste numa boa...
rafael2112
Sempre achei exagerado o fascinio de brasileiro por futebol, estranho que isso acontece na Europa também, onde tem menos problemas que aqui
D'Artagnan
Pra mim não tem nada que ver com futebol pra mim a formula é simples

Pouca cultura + Competição = Violencia
cherry-pie
D'Artagnan wrote:
Pra mim não tem nada que ver com futebol pra mim a formula é simples

É realmente me lembro quando estava na escola que as meninas eram bem competitivas XD elas me odiavam muito o.o'' pq eu detestava jogar e não fazia o menor esforço heuehuehuehue uma vez pensei até que iam me bater por isso XD
cparakawa
Lviter wrote:
O problema é o que a pessoa traz dentro dela, porque a maioria participa e assiste numa boa...

Tem que lembrar também que a maioria é conivente com a violência ...

D'Artagnan wrote:

Embora ser competitivo possa desandar para a violência, não quer dizer que o faça. Se fosse assim, as pessoas contratariam pistoleiros para "eliminar" concorrentes no vestibular.

Eu suponho que o que você chama de pouca cultura seja o que eu chamo de seres primitivos agrupados em turbas. E também tem que se levar em conta quando a violência coletiva é uma explosão "espontânea" e quando grupos organizados já vão com intenções vioelntas.

Se o Grêmio vencesse por 1x0, não seria improvável que acontecesse no Maracanã o mesmo que ocorreu no Paraná.

A própria discussão da violência, coletiva ou não, é algo que passa longe de ser séria e visando soluções de longo prazo.
nando
Porque de uma minoria, a maioria paga.
cparakawa
Se a maioria não faz a minoria pagar a própria conta ... e não é só a violência
Kashinilaya
Foi por conta da violência (dentro e fora) no futebol, que parei de assistí-lo. A paixão incontrolada é um sinal inequívoco de imaturidade. A sociedade mundial ainda é mentalmente adolescente.
cparakawa
Futebol é paixão. Se for pensar racionalmente, o futebol atual é uma das piores opções possíveis. Além do baixo nível técnico e da falta de estrutura para os torcedores, existe um problema lógico simples. Se for pensar só nos grandes eventos (Copa do Brasil, Brasileiro, Libertadores e Mundial), a chance maior de qualquer time grande é perder. Como brasileiro só fica feliz se for campeão, a chance de um time grande ganhar no ano é de menos de 20%. 20% de ficar contente, 80% de ficar triste. É um jogo de azar para quem é muito burro, a menos que se adote a idéia de que, se meu time ganha, eu fico feliz; se perde, f*d*-se. Não serve para as torcidas radicais.
GuerreirosdeLuz
Campanha por um futebol sem violencia
Gemeos
Pois é, vocês viram que o Curitiba recebeu a maior pena de tds os tempos que já foi aplicado a um clube brasileiro? Por isso que eu acho que torcedor violento torce contra seu próprio time.
cparakawa
Gemeos wrote:
Pois é, vocês viram que o Curitiba recebeu a maior pena de tds os tempos que já foi aplicado a um clube brasileiro? Por isso que eu acho que torcedor violento torce contra seu próprio time.

Eu acho que todo torcedor fanático, mesmo os não violentos, torcem contra o próprio time. Aliás, todos os fanáticos acabam gerando algum repúdio à própria causa que acreditam com tanta veemência.
Deline
cparakawa wrote:
Gemeos wrote:

Eu acho que todo torcedor fanático, mesmo os não violentos, torcem contra o próprio time. Aliás, todos os fanáticos acabam gerando algum repúdio à própria causa que acreditam com tanta veemência.

Pois é, as próprias atitudes prejudicam o time. Mas não é só no futebol que acontece isso, infelizmente.
riccopt
ha alguns meses atras (mais precisamente dia 06 de julho de 2009) eu escrevi um texto sobre como acabar com a violencia nos estadios do brasil
http://www.vidamundana.com/devaneios/como-acabar-com-a-violencia-nos-estadios-de-futebol/85/

deem uma lida la e opinem...