FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Máquinas Virtuais

Kashinilaya
Terminei os testes preliminares com o software VirtualBox. Instalei-o em meu MAC para rodar um dicionário de português (não há nenhum que eu conheça para o MAC OSX). Gostei do resultado. Há, no entanto, uma limitação: a tela da máquina virtual é pequena. Talvez haja como contornar isso. Ainda tenho muito o que descobrir sobre o funcionamento do software.

Esse simulador de máquinas pode ser rodado em vários ambientes hospedeiros (Windows, Linux, Solaris, MAC OSX e outros), podendo instalar nas máquinas virtuais criadas um de vários sistemas operacionais, como Windows, Linux e Solaris). A vantagem sobre o BootCamp, da Apple, é que os sistemas operacionais podem ser utilizados simultaneamente, sem a necessidade de boot, ao mudar de um para o outro. A vantagem sobre os demais simuladores que conheço é que é gratuito.

Para os meus propósitos, serviu perfeitamente!

Caso estejam interessados, segue o link: www.virtualbox.org
escritor
Eu já usei o VirtualBox para testar distribuições Linux pelo Windows e funcionou muito bem. Applause
mikelll
é muito pesado!
Eu uso Vmware Fusion! é excelente!
mariohs
Kashinilaya wrote:
A vantagem sobre o BootCamp, da Apple, é que os sistemas operacionais podem ser utilizados simultaneamente, sem a necessidade de boot, ao mudar de um para o outro. A vantagem sobre os demais simuladores que conheço é que é gratuito.

Tem o Parallels pra Mac, que permite rodar máquinas virtuais sem a necessidade de boot. Very Happy
D'Artagnan
no meu note ja usei o Qemu para rodar o Damn Small Linux
http://www.qemu.org/ ele é bem leve , meu note eh bem fraco
maybe
Estou atualmente pensando em instalar algum aplicativo tipo Parallels no meu macbook para virtualizar o Windows, mas todas as vezes fico receosa pois não sei se ele (o parallels) consome muita memória e tal.
Também ouvi falar do Vmware Fusion mas ainda não consegui fazer a média e escolher qual dos dois eu uso... Só sei que não quero usar o BootCamp por que tem que sempre fazer boot e tal e eu queria uma coisa prática, só para abrir eventualmente um ou outro programa que não tem versão para o MACOSX.
E ai, qual deles vocês me indicam?
mikelll
maybe wrote:
Estou atualmente pensando em instalar algum aplicativo tipo Parallels no meu macbook para virtualizar o Windows, mas todas as vezes fico receosa pois não sei se ele (o parallels) consome muita memória e tal.
Também ouvi falar do Vmware Fusion mas ainda não consegui fazer a média e escolher qual dos dois eu uso... Só sei que não quero usar o BootCamp por que tem que sempre fazer boot e tal e eu queria uma coisa prática, só para abrir eventualmente um ou outro programa que não tem versão para o MACOSX.

O fusion é excelente e por acaso bem baratinho! Alem disso ja permite correr 3D em windows virtualizado com directx 9!
Um boa aposta na minha opiniao
bloodrider
mikelll wrote:
é muito pesado!
Eu uso Vmware Fusion! é excelente!

Não estás enganado, não querias dizer ao contrário? Em mac nunca experimentei mas em windows não é assim.
Instala os dois, compara o espaço em disco, a utilização do CPU, a memória RAM gasta, e usa os dois Wink

Quote:
Kashinilaya wrote:
A vantagem sobre o BootCamp, da Apple, é que os sistemas operacionais podem ser utilizados simultaneamente, sem a necessidade de boot, ao mudar de um para o outro. A vantagem sobre os demais simuladores que conheço é que é gratuito.

Tem o Parallels pra Mac, que permite rodar máquinas virtuais sem a necessidade de boot. Very Happy

maybe wrote:

Já ouvi falar muito bem sobre o Parallels, o problema que tem é que tal como o Vmware Fusion também é pago.

mikelll wrote:
O fusion é excelente e por acaso bem baratinho! Alem disso ja permite correr 3D em windows virtualizado com directx 9!
Um boa aposta na minha opiniao

O principal mercado da Vmware é Windows e a aceleração 3D nunca funcionou direito ou para pouco serve o único onde já vi a funcionar direito foi no VirtualBox. Já correste algum jogo, por exemplo um Assassin Creed em máquina virtual com o Vmware Fusion?

Experimentem primeiro o VirtualBox, não têm de pagar e não, se não vos satisfizer mudam para outro Wink
Kashinilaya
maybe wrote:

Consegui avançar nos testes e estou muito satisfeito com o VirtualBox. A grande vantagem dele sobre os demais citados é: ELE É GRATUITO!!!

Devo frisar que estou usando esse virtualizador para um fim muito específico: rodar um dicionário que só possui versão em Windows em meu Mac (com Mac OSX Tiger). Não sei como ficariam os jogos, mas acredito que funcione perfeitamente.

Pelo que vi em meus testes, recomendo sem ressalvas.

Mês que vem testarei alguns joguinhos (antigos) no outro computador com Mac OSX Leopard e deixarei aqui as minhas impressões.

Há, no entanto uma pequena desvantagem: quando coloco o computador em repouso, a máquina virtual criada trava; tenho que desligá-la e ligá-la de novo. Fora isso, não tenho reclamações.
mikelll
o vmware server e o ESX é gratuito tambem...e é bem mais rapidinho
bloodrider
Isso são aplicações para servidores... Não te estás a referir ao Vmware Player? Esse sim, também é gratuito.
phantombr
Ja usei VMware e até VirtualBox, porem não estou utilizando mais apesar da necessidade. Estou no windows Seven e sinto que precisarei ter um XP dentro de mim para situações emergenciais, como sincronizar legendas, etc... com softwares que não são updatados com suporte ao sistema citado e cuja emulação de compatibilidade é inútil.
Liques
Maquina virtual podemos dizer, hoje em dia, que é ecologicamente correto. Smile

Nós, usuários comuns, só usamos para experimentar outros sistemas operacionais, rodar programas suspeitos, etc. Mas por causa da rápida evolução que teve os computadores no último anos ( de dois núcleos para quatro, de quatro para oito! ) vale a pena ter máquinas virtuais ao invés de vários computadores.

Imaginem a seguinte cena: Um banco precisa de 150 computadores para rodar o sistema. Isso significa um gasto muito grande principalmente de energia. Fora também que é necessário um espaço físico enorme. Agora se investirmos em máquinas virtuais, podemos reduzir drasticamente esse número de computadores!

Esse caso do banco inclusive é real, o número de computadores foi reduzido para 25. Isso significou uma economia muito grande em energia e espaço físico. Além de ser muito mais fácil restaurar um computador virtual, caso aconteça algum ataque.
Guardian
Já usei o VirtualBox, tinha o Vista no computador e rodei o Ubuntu e XP no programa, nem lembro o que estava testando, só sei que o PC não ficou lento e foi um quebra galho perfeito, sem ter a necessidade de instalar o sistema operacional, é muito bom. Com exceção da tela, que é pequena.
caronte
Guardian wrote:
Com exceção da tela, que é pequena.

não necessáriamete, dá para colocar a maquina virtual em ecrã inteiro, tem nas opções ou então faça Crtl+Alt+Enter, acho eu Razz
Sidney
Máquinas virtuais no combate aos vírus de computador

Análises feitas por máquinas virtuais dão informações sobre vírus de forma automatizada

Existem sistemas que realizam análises imediatas de códigos maliciosos em máquinas virtuais. Com isso, a praga é executada pela máquina virtual, que imediatamente percebe quais as alterações que o vírus tenta realizar no sistema.

É o caso do CWSandbox, da Sunbelt Software, do ThreatExpert, da PC Tools, e do Norman Sandbox. Ao enviar um arquivo malicioso suspeito para esses serviços, você terá uma breve análise do comportamento da possível praga digital.

Elas nem sempre funcionam, mas são um grande auxílio na análise de código malicioso, e você pode desde já enviar os arquivos suspeitos para tirar alguma dúvida final de que os mesmos contêm algum código indesejado.
D'Artagnan
Estou usando o virtuallbox para testar sites em uma maquina xp com IE7 e 1024 de resolução, com resultados otimos - usar programas de simulação de engine do IE7 simplesmente nao é confiavel
ricardo22
Eu já testei TODOS os softwares responsaveis por virtualização e o melhor, na minha opinião é o VIRTUAL BOX, lembrando que testei apenas no windows e linux (ubuntu) se tratando de MAC eu não sei.

Fica ai a dica, virtualbox, além de ser mais rápido, ter mais recursos, ainda tem uma atualização bem frequente.

É bom mesmo
Sidney
ricardo22 wrote:
Eu já testei TODOS os softwares responsaveis por virtualização e o melhor, na minha opinião é o VIRTUAL BOX, lembrando que testei apenas no windows e linux (ubuntu) se tratando de MAC eu não sei.

Fica ai a dica, virtualbox, além de ser mais rápido, ter mais recursos, ainda tem uma atualização bem frequente.

É bom mesmo

eu concordo com ele
o melhor e virtualbox

flw
Very Happy
mikelll
ricardo22 wrote:

É bom mesmo

Virtualbox é muito inferior ao VMWare! Mas assim de muito longe! VMWare é mais rápido, tem mais funcionalidades e é mais estável.
ricardo22
mikelll wrote:
ricardo22 wrote:

É bom mesmo

Virtualbox é muito inferior ao VMWare! Mas assim de muito longe! VMWare é mais rápido, tem mais funcionalidades e é mais estável.

Cara, ai depende!
Depende de qual maquina você testou e o que você testou.
Eu, por exemplo, peguei um quad core 2.6ghz, 2gb de memoria ddr3 com o windows 7 instalado e coloquei o virtual box e o vmware, ambos com uma maquina emulada, o windows xp profissional sp3 e fiquei testando, as funcionalidades do virtualbox são BEM mais apuradas, além de ser free, o vmware precisa de crack, sem falar em outros detalhes.
Mas resumindo, eu testei e conclui que o virtualbox é melhor.
ricardo22
COMPLETANDO:

melhor pra mim, nos testes que eu fiz cheguei a essa conclusão.
Não sei qual testes voce executou para ter tal conclusao, mas enfim, falou! haha
mikelll
não concordo mas tudo bem
maybe
disse no passado que tinha vontade de usar um destes citados acima e até hoje eu não usei nada!
pfffff
tinha um pc do lado do meu mac para poder rodar os programas que precisava (especialmente o AutoCAD) e *ufa* já tem uma versão do autocad pra mac (muito ruim, mas pelo menos eu consigo abrir os arquivos sem precisar mudar de computador).
a minha unica bronca é com os meus trabalhos de modelagem e renderização pois o vray definitivamente não é mac-friendly
mikelll
maybe wrote:
disse no passado que tinha vontade de usar um destes citados acima e até hoje eu não usei nada!
pfffff
tinha um pc do lado do meu mac para poder rodar os programas que precisava (especialmente o AutoCAD) e *ufa* já tem uma versão do autocad pra mac (muito ruim, mas pelo menos eu consigo abrir os arquivos sem precisar mudar de computador).
a minha unica bronca é com os meus trabalhos de modelagem e renderização pois o vray definitivamente não é mac-friendly

Nunca testei Autocad em mac, mas tenho um amigo que diz que usa e gosta mais do que a versão em Windows! São gostos...
Geralmente quem tem mais experiencia com uma plataforma prefere ela