FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Chrome OS - Sistema operacional do Google

escritor
Direto da BBC: Google to launch operating system.

Quote:
Rapidez, simplicidade e segurança são os aspectos principais do Google Chrome OS

A previsão é que seja distribuído a partir do segundo semestre de 2010. Detalhe: assim como o navegador, também terá licença de código-aberto.

Em português: Google desafia Windows e anuncia sistema operacional.
mariohs
Acredito que ainda seja algo longe de ameaçar a hegemonia da microsoft, mas não deixa de ser interessante. Precisar ser MUITO rápido para atrair algum tipo de interesse geral, e compatibilidade é um grande desafio.
Alice
Eu vi isso num telejornal, só não lembro onde, mas achei muito interessante!
Tomara que seja um bom SO mesmo! ^^
D'Artagnan
cara é muito cedo para isso dar certo,

Só na europa e no japão existe gente com uma conexão a internet rapida e estavel o suficiente para poder usar um sistema operacional nas nuvens, pra mim isso vai ficar nas nuvens por um booom tempo!

EDIT: perae não vai ter cloud computing ? , vix vai virar mais um lively ou knol da vida, todo mundo só da a noticia porque o google que fez.
riccopt
o Chrome oferece tanto risco ao Windows quanto o LINUX...
escritor
D'Artagnan e riccopt: o Chrome OS será meio Chrome (o navegador) e meio "mini-distribuição Linux" (para fazer os drivers funcionarem etc.) e pretende, sim, que os usuários utilizem aplicativos da "cloud computing". Pelo que li, com o HTML5 e os projetos já em desenvolvimento pelo Google, alguns desses programas poderão ser usados offline também. Entretanto, obviamente os desenvolvedores pressupõem que os usuários tenham acesso constante e em boa qualidade à Internet.

riccopt, ao menos no mercado principal ("netbooks") e em locais como bibliotecas e "cybercafés", o sistema operacional será muito chamativo e eficiente, uma alternativa real ao Windows. Cumprirá as funções necessárias para esses usos.

Apesar de o D'Artagnan ter restringido (e paradoxalmente também generalizado) demais os países da lista de "nações com Internet rápida decente", concordo com ele que são poucos e que, ao menos para nós, brasileiros, depender quase que exclusivamente das conexões que chegam até nós não é algo sábio.
quirino
Acredito que o Chrome pode tirar uma grande fatia do mercado da Microsoft, atualmete 90% dos computadores rodam Windows. Os usuarios em geral tem muitos receios para usar um novo sistema, mas pelas caracteristicas do Chrome vai atenter perfeitamente e um pouco mais os usuarios finais.
riccopt
escritor wrote:
D'Artagnan e riccopt: o Chrome OS será meio Chrome (o navegador) e meio "mini-distribuição Linux" (para fazer os drivers funcionarem etc.) e pretende, sim, que os usuários utilizem aplicativos da "cloud computing". Pelo que li, com o HTML5 e os projetos já em desenvolvimento pelo Google, alguns desses programas poderão ser usados offline também. Entretanto, obviamente os desenvolvedores pressupõem que os usuários tenham acesso constante e em boa qualidade à Internet.

riccopt, ao menos no mercado principal ("netbooks") e em locais como bibliotecas e "cybercafés", o sistema operacional será muito chamativo e eficiente, uma alternativa real ao Windows. Cumprirá as funções necessárias para esses usos.

muitos cybercafes fora do BR utilizam o LINUX, justamente pelo fato de nao precisar adquirir licensa...
na verdade foi exatamente a esse mercado e ao mercado de empresas a que eu me referia... posi em termos de uduarios domesticos o windows continua sendo IMBATVEL (e vai continuar assim pelo COSTUME das pessoas)
cparakawa
Nem saiu ainda, melhorar esperar para ver. Nem sei a quantas anda a popularidade do Chrome (browser), eu pelo menos uso e não tenho muito o que reclamar, fora o problema de tela cheia rodando youtube - eu não fui atrás para saber o porquê do problema.

Eu acho que é muito mais questão do quanto o Chrome OS vai ser melhor que o Windows. As distribuições Linux do gênero "sou igual ao Windows, mas sou de graça e tenho uns problemas de drivers" não tem aceitação ampla. Se houver características únicas que tornem o sistema do Google realmente interessante para grande parcela dos usuários, é possível que faça sucesso. Quem sabe é mais uma etapa no processo de dominar o mundo, por parte do Google?

A reclamação que eu vejo mais frequente nas distribuições linux, por parte dos usuários mais leigos (a maioria), é de que não roda mp3. Precisa instalar uns pacotes, mas enche o saco, principalmente para quem está acostumado com o codec embutido no sistema. mp3 tem copyright, sistema gratuito não cobre isto. Será que o Google vai bancar?

Por enquanto, eu vejo como um monte de dúvidas e promessas.
Liques
cparakawa wrote:

A reclamação que eu vejo mais frequente nas distribuições linux, por parte dos usuários mais leigos (a maioria), é de que não roda mp3. Precisa instalar uns pacotes, mas enche o saco, principalmente para quem está acostumado com o codec embutido no sistema. mp3 tem copyright, sistema gratuito não cobre isto. Será que o Google vai bancar?

Estranho... não tive problemas com isso. Acho que vai muito de distribuição pra distribuição.

Na verdade as vezes eu até prefiro instalar um Linux na casa de amigos do que Windows, por que o Linux (Ubuntu) já traz tudo ou faz download do necessário. Aí eu economizo tempo e saco. Very Happy
quirino
Liques wrote:
cparakawa wrote:

Estranho... não tive problemas com isso. Acho que vai muito de distribuição pra distribuição.

Na verdade as vezes eu até prefiro instalar um Linux na casa de amigos do que Windows, por que o Linux (Ubuntu) já traz tudo ou faz download do necessário. Aí eu economizo tempo e saco. Very Happy

Eu tambem nao tive problemas em rodar mp3, mas para rodar avi é necessario instar codec, da mesma forma que no windows...Unica coisa que me deu um certa dor de cabeça foi para instalar a placa de video, de resto é bem tranquilo...
phantombr
Eu particularmente fui criado em ambiente Windows e já não curto a idéia de migrar de plataforma.
Porém, como faço a manutenção básica de PC de familiares, imagino ser possível utilizar o Chrome OS nestes computadores.
Lviter
Se tem alguém realmente capaz de enfrentar a MS é a Google...

Mas como eles vão ganhar dinheiro com isso? Rolling Eyes
escritor
Lviter wrote:

Usuários do sistema usarão aplicativos on-line do Google e empresas parceiras que exibem publicidade.
cparakawa
Além de publicidade, pode-se pensar pensar em outras opções. Cobrar para não passar publicidade não é muito a cara do Google, fora que sempre vão inventar algum hack para isto. Podem cobrar por algum processamento extra, features extras para os aplicativos e por aí vai. Publicidade ainda é a alma do negócio para o Google, mas as coisas mudam.

Se for mesmo só um S.O. mínimo/pequeno e o resto carregar via internet, vai ser difícil para quem não tem internet rápida ou mesmo limites baixos de tráfego.

Não sei se eu estou muito desatualizado, mas o mercado de software anda com poucas novidades de monta. Talvez se tenha alcançado um "estado-de-arte" para o atual tipo de equipamento.

[]'s
Fecko
mariohs wrote:
Acredito que ainda seja algo longe de ameaçar a hegemonia da microsoft, mas não deixa de ser interessante. Precisar ser MUITO rápido para atrair algum tipo de interesse geral, e compatibilidade é um grande desafio.

Não creio que seja algo tão longe de alcançar. Compatibilidade sim é um grande desafio, Mas quem sabe o que o Google tem reservado pra nós? Eles são sempre cheios de surpresas. Além do que é uma empresa que cresceu ABSURDAMENTE nos últimos tempos enquanto a microsoft vem lentamente perdendo espaço.

Creio que em 2 toques o google se torna uma potência nos vários setores que envolvem computadores. Daqui a pouco tem até marca de pcs...
riccopt
escritor wrote:
Lviter wrote:

Usuários do sistema usarão aplicativos on-line do Google e empresas parceiras que exibem publicidade.

na verdade essa nao é a maior forma de renda do google... eles tem uam coisa que muito pouca gente percebe o valor: INFORMAÇÃO!!
eles sabem tudo de todos!!!
quirino
riccopt wrote:
escritor wrote:
Lviter wrote:

na verdade essa nao é a maior forma de renda do google... eles tem uam coisa que muito pouca gente percebe o valor: INFORMAÇÃO!!

putsss pode crer nunca tinha pensado nisso !!! O.o
escritor
riccopt wrote:
escritor wrote:
Lviter wrote:

E o que fazem com essa informação? Criam publicidade mais segmentada para ganhar dinheiro.
Liques
escritor wrote:
riccopt wrote:
escritor wrote:
Lviter wrote:

E o que fazem com essa informação? Criam publicidade mais segmentada para ganhar dinheiro.

Humm eu posso citar o exemplo de como o Linux.

Uma coisa é ter o software gratuito... outra é ter o SUPORTE gratuito. Normalmente as empresas cobram pelo suporte. E isso dá muito dinheiro, porém, claro, não tanto se o software fosse vendido seperadamente. Mas o espírito de software livre trás mais prazer aos desenvolvedores do que apenas ganhar mto dinheiro. Very Happy

Também existe a entrada de capital por formas de doação. Veja: Uma empresa vai comprar 5 servidores. Um sistema operacional próprio pra servidor é a partir de $1000 dólares. A empresa colocando, no caso, Linux, vai economizar uns R$ 15.000. Normalmente o pesssoal tem consciencia e doa alguma coisa, já que a ecnonomia foi enorme.

Agora publicidade em um sistema operacional... não vai funfar. Ainda mais se for open-source. Eu mesmo não vou me sentir nada agradável em mexer no computador vendo um banner em baixo da tela. A missão do Google é eliminar a MS, acho que nesse ódio eles não vão querer muito retorno.
escritor
Liques wrote:
Agora publicidade em um sistema operacional... não vai funfar.

Eu não quis dizer que a publicidade estará no SO em si, mas nos aplicativos on-line de Google e parceiros. Wink

Liques wrote:
A missão do Google é eliminar a MS, acho que nesse ódio eles não vão querer muito retorno.

"Eliminar a MS" significa "adquirir o mercado da MS" (muito retorno). Não confunda estratégias empresariais com sentimentos humanos. Wink
quirino
Publicidade em um sistema operacional seria bizarro !!! ashuahsuhaushua

nos aplicativos rolam sim, mas tudo em excesso cansa neh ?! mas o google sabe manter o equilibrio....
rapt3
Desde quando vi essa notícia eu não canso de discutir esse assunto com meu irmão. Mas ele pensa que a estrutura teria que ser diferente.

Explico: estão planejando montar o sistema usando a kernel do Linux, mas o que ele pensa é que usar como base, sistemas como o OpenBSD, FreeBSD seria uma proposta muito mais interessante.

Eu, por outro lado, já penso que para esse sistema ganhar mercado, precisa haver compatibilidade com a informação e plataformas vigentes. Como fazer isso é outra história, mas creio que seria o melhor caminho a ser tomado. Arrow

-----------
Nil sapientiae odiosius acumine nimio.
quirino
rapt3 wrote:

Eu, por outro lado, já penso que para esse sistema ganhar mercado, precisa haver compatibilidade com a informação e plataformas vigentes. .

Imagina um Sistema operacional que roda programas tanto do windows , mac e linux . Vamos esperar para ver se o google consegue inovar e criar essa compatibilidade....
marceloneed
achei lixo na real
prefiro ficar com o internet explore ou mozila msmo
riccopt
escritor wrote:
riccopt wrote:
escritor wrote:
Lviter wrote:

nao so isso... tem muitas outras coisas que se pode fazer com as informacoes que o google pega da gente... (ou voces acham que o google nao verifica o conteudo de todos os emails que as pessoas recebem no GMAIL? -> tem um tal de filtro anti-spam lá, né?)
cparakawa
quirino wrote:
rapt3 wrote:

Eu, por outro lado, já penso que para esse sistema ganhar mercado, precisa haver compatibilidade com a informação e plataformas vigentes. .

Imagina um Sistema operacional que roda programas tanto do windows , mac e linux . Vamos esperar para ver se o google consegue inovar e criar essa compatibilidade....

Não entendi o compatível com Mac. A Adobe já converteu todos os aplicativos para windows mesmo, hahaha. E alguns são só para windows. Mac para mim tem dois atrativos: design e S.O mais estável, principalmente porque o hardware é fechado. Estou esperando para ver os grandes atrativos do Chrome/Google OS. A maior chance é roubar mercado de outros S.O.s linux ... Rolling Eyes
thi.dias
Bem, é sempre bom mais uma opção. É claro e evidente que esse sistema operacional da empresa Google não vai chegar com tudo, acabando com o Windows. Mas eu acho que com o tempo ele vai amadurecendo e vai se tornar uma boa opção.
nando
A briga está cada vez mais feia, um querendo "roubar" mercado do outro.
Eu acho que a Microsoft vai perder mercado, mas não muito.
Liques
cparakawa wrote:

Não entendi o compatível com Mac. A Adobe já converteu todos os aplicativos para windows mesmo, hahaha. E alguns são só para windows. Mac para mim tem dois atrativos: design e S.O mais estável, principalmente porque o hardware é fechado. Estou esperando para ver os grandes atrativos do Chrome/Google OS. A maior chance é roubar mercado de outros S.O.s linux ... Rolling Eyes

hmmm sempre achei que os produtos da Adobe não rodam tão bem Mac como em Windows. No Mac eu ja tive problemas com produtos da Adobe.
romeryto
O Navegador do google não pegou! Acho que este SO também não vai pegar!
O Linux a cada dia cresce mais, a não ser que o google faça um ctrl+c ctlr+v do Linux, o que seria total falta de criatividade.
cparakawa
romeryto wrote:
O Navegador do google não pegou! Acho que este SO também não vai pegar!
O Linux a cada dia cresce mais, a não ser que o google faça um ctrl+c ctlr+v do Linux, o que seria total falta de criatividade.

Os dados variam de fonte para fonte. Por exemplo:

http://www.w3counter.com/globalstats.php

Market share do Chrome: 3.11%
Market share do Linux: 2.02%

Mesmo que o market share do Linux seja 6%, comparar um browser com 1 ano de vida com trocentas distribuições Linux que estão aí faz anos já é uma covardia, mesmo sendo o browser do Google.

Eu tenho um linux instalado em algum lugar e uso o Chrome de vez em quando - estou postando dele. Como não trabalho na área, é burrice perder tempo puxando sardinha para algum lado. Eu vejo o Google OS como uma oportunidade de expandir a fatia que o Linux ocupa no mercado. Mas se não ocorrer, dane-se.

O Google só tem duas opções, a meu ver. Fazer um sistema proprietário e pago, do zero. Ou usar alguma distro linux e dar uma maquiada, lançando de graça - uma espécie de turbo Ubuntu. Deve ser esta útima opção mesmo.
nando
nem se compara SO com browser. Se a grande parte dos usuário nem sabem que existem outros navegadores, imagina pensar em instalar um outro SO.

Quote:
Eu tenho um linux instalado em algum lugar e uso o Chrome de vez em quando - estou postando dele. Como não trabalho na área, é burrice perder tempo puxando sardinha para algum lado. Eu vejo o Google OS como uma oportunidade de expandir a fatia que o Linux ocupa no mercado. Mas se não ocorrer, dane-se.

Eu acho que vai expandir sim, se caso for como eles estão falando.
cparakawa
Se o Google OS conseguir a mesma fatia que o Chrome, DOBRA o market share do Linux. Sei lá se é motivo de comemorar. Já tem tanto pinguin-lover que fala que o Ubuntu não é Linux, devem tratar o Google OS da mesma forma, uma versão "bastarda" não H4X0R do Linux.

Acho mais questão de fazer alguma campanha lavagem cerebral. Mesmo que os computadores da Apple tenham um S.O. bem estável, a maior parte das vendas é porque tem um visual "linduxo" e é um produto da grife Apple. Não sei se a grife Google tem a capacidade de fazer o mesmo. Não entrando no campo das qualidades técnicas do S.O., a maior parte dos PCs não demandam muita sofisticação por parte do sistema operacional. O Google vai precisar investir um bom dinheiro em propaganda online e pela mídia tradicional. Isto SE for muito importante para o Google fazer um S.O. de sucesso.
nando
cparakawa wrote:
Se o Google OS conseguir a mesma fatia que o Chrome, DOBRA o market share do Linux. Sei lá se é motivo de comemorar. Já tem tanto pinguin-lover que fala que o Ubuntu não é Linux, devem tratar o Google OS da mesma forma, uma versão "bastarda" não H4X0R do Linux.

Acho mais questão de fazer alguma campanha lavagem cerebral. Mesmo que os computadores da Apple tenham um S.O. bem estável, a maior parte das vendas é porque tem um visual "linduxo" e é um produto da grife Apple. Não sei se a grife Google tem a capacidade de fazer o mesmo. Não entrando no campo das qualidades técnicas do S.O., a maior parte dos PCs não demandam muita sofisticação por parte do sistema operacional. O Google vai precisar investir um bom dinheiro em propaganda online e pela mídia tradicional. Isto SE for muito importante para o Google fazer um S.O. de sucesso.

Como anunciaram algum tempo, o google está de olho são nos netbooks. Se as espectativas de crescimento se confirmarem, vai ser um grande mercado e bem mais fácil de arrancar da microsoft.

O netbook foi desenvolvido inicialmente para o uso da web, o hardware dele ainda é fraco e é um produto barato. Eu acho que o google vai apostar são nas fabricantes, já que o win7 vai encarecer muito o produto, então mais um motivo para adotarem o netbook. O jeito é que este SO seja rápido, leve, seguro, simples e bem intuitivo para que os novos usuarios não troquem por um win7 piratão.

Obs.: Aos que falam que o ubuntu não é linux, estão certos. Linux é o nome do kernel rsrs.
Existe louco pra tudo. A popularização nos desktops se deu só porque destas distribuições fáceis.
Isto é a mesma coisa os programadores que programam no bloco de notas e ainda falam que programador bom bom é aquele que ainda faz isto.

Ahh, a comunidade de SL, está meio assim com o Chrome OS porque parece que vai ter programas proprietários incluídos.
cparakawa
Não sei se criar um S.O. para netbook vai ser a coisa mais simples. Visto que o Ubuntu é mais pesado que o XP. E a Microsoft não só havia prolongado a vida do XP, como também deve fornecer um Windows 7 ultra light edition (XP disfarçado). Creio que é um investimento relativamente baixo por parte do Google, como é o caso do Chrome, então é mais uma aposta para ver se dá certo. Se não der, não vai quebrar o Google e nem arranhar a sua imagem.

Quanto ao Linux. Na minha opinião, a coisa que mais denigre o Linux são os xiitas pró-pinguim que torram a paciência e são péssimos difusores do sistema. Eu sei que o Linux é o Kernel, mas ninguém desdenha de um Debian ou de um Slackware. Seria melhor que Linux fosse definição dos S.O. H4X0Rs. E que Ubuntu, Google OS (provavelmente) e outros tivessem outra denominação, incluíssem pacotes fechados/proprietários e tal. Não é uma divergência técnica, seria mais uma divergência ideológica.

Se fosse fazer uma analogia, seria como se uma fanático religioso tentasse convencer um ateu a seguir a religião do pinguim. O Ubuntu seria algo como o catolicismo, então o fanático desdenha dele, mesmo que também sigam o grande pinguim. Uma coisa é viver em função da religião, outra é ter a religião como um dos componentes do seu dia-a-dia. Substitua religião por sistema operacional e se vê o grau de absurdo.

O mais legal do Linux são os jogos estilo Tux racing. Jogo pra quê? Nerd que é nerd se diverte programando ou compilando/instalando pacotes novos. Ainda bem que existem os jogos web based, alguns bem viciantes. Lembro de um Mahjong para o Linux. Funciona, só que o visual é tosco. Não é bem assim que funciona para os usuários comuns.

É esperar para ver o que o Google vai lançar. Pelo menos tem que ser melhor que o linux da Corel. Mad
bloodrider
Mas o SO da Google não era suposto ser para telemóveis e dispositivos "assim mais portáteis"?
nando
Quote:
xiitas pró-pinguim

rsrs Psé...

Sobre incluir pacotes proprietários é meio complicado, porque os que realmente contribuem e enviam correções e melhorias, seguem a ideologia dos SL.

bloodrider wrote:
Mas o SO da Google não era suposto ser para telemóveis e dispositivos "assim mais portáteis"?

O Android é, mas o Chrome OS é para pcs
ericfrata
Alguém por acaso realmente axa ke vai vale a pena baixa isso ?
rafael2112
O google em si é um belo canal de propagando coisa que ninguem tem, nen mesmo a micro$oft, mas ele deve resolver o problema da plataforma que os a maioria dos sofwares ainda rodam, nisso o windows sai bem na frente
mikelll
mariohs wrote:

Para mim é apenas mais uma versão Linux para netbooks Confused
Hecate
Quanto maior o número de concorrentes melhor para nós usuários.
Um querendo passar a perna no outro para ver quem rouba mais clientes de quem.
É preciso saber aproveitar essa briga das gigantes e tirar proveito em melhores produtos cada vez mais adequados as necessidades atuais.
que venham muitos novos sistemas operacionais, dessa forma os antigos serão melhorados com mais rapidez!! Wink
cparakawa
Hecate wrote:
É preciso saber aproveitar essa briga das gigantes e tirar proveito em melhores produtos cada vez mais adequados as necessidades atuais.

Gigantes você quer dizer Microsoft x Apple. Seria mesmo interessante Microsoft x Apple x Google, só não sei se existe espaço para um terceiro "gigante". Linux é um punhado de Pinschers, quem sabe o Google transforma um Pinscher no que o próprio anão-bibelô pensa que é: um doberman. Rolling Eyes

[]'s