FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Pirataria de software? é possivel acabar?

D'Artagnan
hoje eu li dois artigos sobre o crescimento da pirataria de software no brasil e qual é o impacto economico, geralmente essas pesquisas são bastante tendeciosas, mas vale a discução?

é possivel diminuir a pirataria de software no brasil?

eu não vejo como uma pessoa normal posivelmente teria copias legais do windows e do office em casa, ok existe o linux e o broffice, mas me desculpem a lojinha vende com windows piratao , a escolinha de informatica ensina windows e office, uma parte enorme da nossa economia eh baseada em software pirata, se fosse vendido com a licença os computadores ainda seriam artigos de luxo.

como uma empresa que faturao suficiente para pagar seus dois funcionarios e o dono, vai pagar pelo photoshop.

e se fosse impossivel instalar o photoshop pirateado ou o delphi, seria realmente possivel aprender a usar essas ferramentas?

já cheguei a ler o absurdo que isso é pura questão de cultura, claro que isso é questão de cultura, de todos , de quem fabrica e vende o software inclusive. se se pirateia como uma cultura essa cultura nasceu da primeira vez que se pirateou, por necessidade ou vontade.

é possivel acabar com a pirataria de software?
skollenon
Não, e não so de software...

Tendo em vista que é mais fácil um camelo passar por um alfinete, do que um CD por exemplo ficar no mesmo preço que um CD pirata... ¬¬'

Eu pelo menos sou 99,9% pirata! =D
Liques
Para ser bem sincero, hoje eu dia eu odeio pirataria de software! Eu falo hoje por que antes eu não tinha consciencia.

Porém até hoje eu não consegui me livrar totalmente dissa praga. Os motivos são dois? Preço mais alto que o meu salário e por que eu simplesmente não tenho algum modo disponível no brasil pra pagar.

Exemplo, o pacote Adobe posso afirmar que, além do preço ser altíssimo, apenas empresas de médio e grande porte conseguem compra-lo daqui do Brasil. Segundo uma reportagem, o processo de compra daqui do Brasil pode levar até 6 meses.

Mas o que me deixa mais revoltado é por que exstem ótima ferramentas código aberto gratuitas. O Linux é um ótimo sistema operacional, o Gimp é um ótimo editor de imagens, o BrOffice é um suite de aplicativos melhor que o office, etc.
jvc80
Se os softwares tivesse um preço acessivel, acho q a pirataria iria acabar. Mas infelizmente não é a realidade, tem alguns softwares em torno de R$10.000,00. Quem vai comprar? Ninguém.
gilmariofgl
Dá pra diminuir sim!
É só calcular o saldo de todos os softwares originais que foram vendidos e dividir pela a somar de toda quantidade de softwares originais e pirateados que foram vendidos e acrescentar o custo com material.

FORMULA:
Quantidade de Originais x Valor unitário = Saldo
Saldo ÷ (Quantidade de Originais + Quantidade de Piratas) = Valor por Software + Custo do material = Valor Obtido

EX:
1.000 x R$ 700,00 = R$ 7.000,00
R$ 7.000,00 ÷ (1.000 + 6.000) = R$ 1,00 + R$ 4,00 = R$ 5,00
Deline
Difícil achar alguém que pague acima de 2 mil pra ter os programas Adobe, ou uma cacetada pra ter Windows.

Ou usa software livre, ou pirateia mesmo :/
toyecia
Acredito que se as empresas baixassem os preços dos programas a pirataria iria diminuir consideravelmente.
riccopt
toyecia wrote:
Acredito que se as empresas baixassem os preços dos programas a pirataria iria diminuir consideravelmente.
no brasil sim... no resto do mundo o pessoal nao tem essa tradicao de pirataria tao grande quanto aqui...
o motivo é que lá quando alguem é pego por pirataria alem de ir preso tem que pagar multas que sao entre 10 e 100 vezes o valor do que eles piratearam...
D'Artagnan
mudando totalmente meu ponto de vista aqui...

não seria a pirataria um racismo 2.0? onde um crime é aceito pela maioria da sociedade , e não caracterisado por essa como crime?

Rolling Eyes eu gosto muito de avaliar multiplos pontos de vista
PChesini
o q acontece q no brasil as coisas nao ocorrem como no resto do mundo...
uma pena..

desde o usuario caseiro, até o dono na empresa.

todos querem dar um "jeitinho"
se tem como "fazer mais barato" o dono da empresa nao vai pensar 2 vezes vai pegar por 5 do filho do funcionario q baixou da net do que pegar um original e isso vira um circulo vicioso...

ainda mais em cidades sem uma fiscalização atuante...

mas claro q ha casos e há casos...
D'Artagnan
PChesini wrote:
o q acontece q no brasil as coisas nao ocorrem como no resto do mundo...
uma pena..

desde o usuario caseiro, até o dono na empresa.

todos querem dar um "jeitinho"
se tem como "fazer mais barato" o dono da empresa nao vai pensar 2 vezes vai pegar por 5 do filho do funcionario q baixou da net do que pegar um original e isso vira um circulo vicioso...

ainda mais em cidades sem uma fiscalização atuante...

mas claro q ha casos e há casos...

não acho que a discrepancia seja tão grande , talves na europa e nos USA exista menos , mas nos paises em desenvolvimente , e principalmente nos BRIC, brasil russia india e china as coisas são mais ou menos niveladas como aqui.

também não acho que a pirataria seja leve nos paises mais desenvolvido, acho que com o poder de compra maior e uma cultura de venda de software melhor, onde colocar um os ou um pacote de escritorio na maquina não duplique seu valor, as pessoas e empresas vejam vantagem em comprar original.

até porque o software pirateado não sai prieiro em portugues , chines ou russo, filmes piratas não saem de bollywood e o windows não aparece no torrent com caracteres xingling, nos estados unidos e na europa existe pirataria, basta observar que o thepiratebay e mais da metade dos trackers de torrent ficam na europa e o segundo maior usuario do TPB são os Estadunidenses
rafael2112
Para o Windons a uma saída, grandes lojas vendem computadores com windows original(Start edition) e não custão mais caro que os vendidos montados por pequenos comerciantes.Para que vai adiquirir um computador novo é uma melhor opção.
Para comprar de forma separada é inviável na minha opinião, mais isso quem tem se preocupar é a Microsoft deveria liberar as versões mais antigas em forma gratuita até o arcaico DOS continua pago ainda......
Infelizmente muitos programas (pagos e gratuítos)ainda rodam somente na plataforma windons.
D'Artagnan
rafael2112 wrote:
Para o Windons a uma saída, grandes lojas vendem computadores com windows original(Start edition) e não custão mais caro que os vendidos montados por pequenos comerciantes.Para que vai adiquirir um computador novo é uma melhor opção.
Para comprar de forma separada é inviável na minha opinião, mais isso quem tem se preocupar é a Microsoft deveria liberar as versões mais antigas em forma gratuita até o arcaico DOS continua pago ainda......
Infelizmente muitos programas (pagos e gratuítos)ainda rodam somente na plataforma windons.

vc ja se perguntou quanto tempo as pessoas usam o linux ou o windows starter edition,
só as pessoas que mal sabem mecher em um computador ou não tem como formatar que ficam com o windows se e o linux. pode pedir em uma lojinha de informatica, hoje em dia o pessoal compra essas maquinas pelo preço e amanha estão formatando, "taca o xp ae!"
PChesini
mas windows starter é um lixo. e um lixo caro. se tivesse como a pessoa escolher pelo menos qual configuração quer....
riccopt
o mais legal é ter que PAGAR PARA FAZER DOWNGRADE do Windows Vista para o Windows XP... tem coisas que nao tem explicação...
Alice
Deline wrote:
Difícil achar alguém que pague acima de 2 mil pra ter os programas Adobe, ou uma cacetada pra ter Windows.

Ou usa software livre, ou pirateia mesmo :/

Uso pirata mesmo. E acho difícil acabar!
andrezito12
Com o s impostos abusivos cobrados no Brasil sem nenhum retorno aparente, os piratas aproveitaram uma oportunidade incrível. E parece que não vai mudar isso por um bom tempo.
quirino
Por mais que queremos fazer o certo nem sempre podemos, infelizmente é um absurdo os impostos que são acrescentados ao valor final do produto...
rafael2112
PChesini wrote:
mas windows starter é um lixo. e um lixo caro. se tivesse como a pessoa escolher pelo menos qual configuração quer....

Acho que os mais novos estão vindo com Vista start edition.

PChesini wrote:
se tivesse como a pessoa escolher pelo menos qual configuração quer....

Sim está certo, em termos de hardware nas lojas a maioria usa gabinete de 3 baias, os sistema operacional é sempre o pacote basico
cparakawa
gilmariofgl wrote:
Dá pra diminuir sim!
É só calcular o saldo de todos os softwares originais que foram vendidos e dividir pela a somar de toda quantidade de softwares originais e pirateados que foram vendidos e acrescentar o custo com material.

FORMULA:
Quantidade de Originais x Valor unitário = Saldo
Saldo ÷ (Quantidade de Originais + Quantidade de Piratas) = Valor por Software + Custo do material = Valor Obtido

EX:
1.000 x R$ 700,00 = R$ 7.000,00
R$ 7.000,00 ÷ (1.000 + 6.000) = R$ 1,00 + R$ 4,00 = R$ 5,00

O cálculo não funciona assim. Você teria que saber a curva de demanda e a curva de preferência. Ou seja, se um produto barateia, a venda pode ser maior, menor ou igual. Venda maior é fácil de imaginar.

Venda igual ocorre com produtos que são necessários em quantidade X. Por exemplo, se você NECESSITAR de combustível apenas para ir trabalhar e voltar, e não tiver outra opção de transporte e nem outro uso para o veículo. O preço varia e o consumo é o mesmo, a menos que fique tão caro que não compense mais ir trabalhar.

Às vezes o preço cai e você consome menos, caso de bens inferiores. Por exemplo, você bebe água e suco. Prefere suco, mas água é mais barata. Considere que você precise de 50L de líquido por mês. Se o preço da água cai, passa a sobrar mais dinheiro no seu salário. E você passa a consumir mais suco, comprando menos água, considerando que você gaste a mesma quantia do salário em líquidos.

A maior parte dos cálculos sobre os prejuízos com a pirataria são fantasiosos. A maioria usa pirata porque é de graça ou quase de graça. Se a pirataria não fosse possível, e não se tratando de produto essencial, o acréscimo de vendas seria baixo. Para quem usa plataforma Windows, essencial mesmo é o sistema e talvez o Office (o Word, principalmente). Eu uso Windows XP e Office 97, é o que eu tenho licença e nem preciso mais do que isto. Ao longo do tempo, são baratos. Comparados com o custo da máquina, são mais baratos ainda, visto que troquei e dei upgrade de máquina várias vezes.

Abaixar o custo dos outros softwares, mesmo acabando com a pirataria, não implica necessariamente em aumento significativo de receita. A estratégia da Microsoft é boa neste sentido, coloca o preço baixo para usuário final e ganha mais nos corporativos. Enfim, não é simples.
Propaga
Acabar com a pirataria de software? Com o atual formato econômico e o conceito capitalista em que convivemos é como se quiséssemos extirpar uma cultura e/ou ideologia de um povo.

A pirataria está para o consumidor como o consumidor está para a pirataria. E, não é só no Brasil não, é uma prática intrínseca ou impregnada na cultura mundial.

Quem não pirateou algum software, que atira a primeira pedra. Seja sincero! Pense um pouco mais e lembrarás que, em algum momento da tua vida, um softwarzinho já foi instalado na tua máquina.

Software pirata é como cabelo branco. Um dia você ainda vai ter um!
ricardo22
isso só vai acabar quando os preços das coisas originais ficarem mais acessiveis, isso é fato!

na Africa, por exemplo, o linux estava tomando conta, pelo fato da moçada não ter dinheiro, o que o tiu bill fez?! começou a vender o windows por 5 dolares, quem não compraria o windows ORIGINAL por 5 dolares?

ficadica!
phantombr
Olha, vou ser sincero, não compraria software a mesmo que eu tenha feito uma encomenda para atender uma necessidade específica minha ou da minha empresa. Minha parte da corrupção eu faço baixando windows pirata.
rafael2112
Hoje em dia existe milhares de Softwares, não faz muito sentido ficar usando um comercial craqueado se existe uma opção gratuita, prefiro dedicar meu tempo a aprender um software gratuito do que procural um serial.
soprafazertestes
Também acho fácil acabar com a pirataria, simples, preço de software condizente, será que o software em certos caso tem motivo de custar tanto? as empresas de software são sempre milionárias, imagina se os preços fossem decentes, seriam bilionárias. Ou também se quando comprássemos um computador não precisasse já sair desembolsando para o software, que este preço seja embutido que pelo menos dá a sensação de comprar algo legal, porque como é hoje parece uma venda casada. Agora com a onda de softwares sendo distribuídos através de appstores os valores ficaram bem mais em conta e com isso acho que muitas pessoas vão preferir comprar só pra não se encordoar em ir atrás de cracks.
gilmariofgl
soprafazertestes wrote:
Também acho fácil acabar com a pirataria, simples, preço de software condizente...
Isso já está quase se realizando.
http://www.microsoftstore.com.br/shop/pt-BR/Microsoft/Office-Professional-2010-(em-Portugues) wrote:

Office Professional 2010 (em Português)
Versão do Idioma: Português

Adicionar ao Carrinho de Compras R$ 1.399,00
leandrow
gilmariofgl wrote:
soprafazertestes wrote:
Também acho fácil acabar com a pirataria, simples, preço de software condizente...
Isso já está quase se realizando.
http://www.microsoftstore.com.br/shop/pt-BR/Microsoft/Office-Professional-2010-(em-Portugues) wrote:

Office Professional 2010 (em Português)
Versão do Idioma: Português

Adicionar ao Carrinho de Compras R$ 1.399,00

É, pois é. Confused

Não me agrada saber que um software (ou um pacote de softwares, que seja) pode ser mais caro que o próprio computador.
hcarvalho2011
Acho que a pirataria está diretamente relacionada com o baixo poder de compra do brasileiro e sabendo disso, nossos legisladores fazem vistas grossas, pois é mais fácil deixar a pirataria rolar do que ter que almentar o poder de compra dessas pessoas, enquanto compramos produtos piratas (e isso não se limita aos softwares) eles podem comer seu caviar.
rafael2112
hcarvalho2011 wrote:
Acho que a pirataria está diretamente relacionada com o baixo poder de compra do brasileiro e sabendo disso, nossos legisladores fazem vistas grossas, pois é mais fácil deixar a pirataria rolar do que ter que almentar o poder de compra dessas pessoas, enquanto compramos produtos piratas (e isso não se limita aos softwares) eles podem comer seu caviar.

Os legisladores querem combater a pirataria, pois recebem impostos (bastante) sobre a venda, mas isso não e algo de maior importância por isso da impresao que deixam rolar.