FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Em um jogo, gráfico é tudo?

skollenon
Esses dias em uma reunião de amigos estavamos conversando sobre as diferenças de potencial grafico entre as plataformas, quando derrepente um de meus amigos puxou de uma caixa um SNES e uma fita do Samurai Shodown , a gente logo conseguiu uma TV e começamos a jogar.

No final da jogatina a gente percebeu que mesmo que Samurai Shodown sendo graficamente inferior aos games atuais erá mais divertido que muitos lançamentos com aparencia "buzilionastica" e tál...

Alguns tem o gráfico como um "tcham" a parte, a exemplo Shadow of the Colossos ,que tem um gráfico muito bom e é um dos melhores jogos que já conheci e zerei. (recomendo)

...sem falar de Contra 3, do 64 e mais um monte de jogo sem gráfico que considero muito bom.

Bem, eu ainda não joguei "Crisis" (apenas sei que é pesadão), então agora eu perguto a vocês do forum: gráfico é tudo? Qual a opinião de você?

Para mim, gráfico e o do menos! =D
mariohs
skollenon wrote:
Esses dias em uma reunião de amigos estavamos conversando sobre as diferenças de potencial grafico entre as plataformas, quando derrepente um de meus amigos puxou de uma caixa um SNES e uma fita do Samurai Shodown , a gente logo conseguiu uma TV e começamos a jogar.

No final da jogatina a gente percebeu que mesmo que Samurai Shodown sendo graficamente inferior aos games atuais erá mais divertido que muitos lançamentos com aparencia "buzilionastica" e tál...

Alguns tem o gráfico como um "tcham" a parte, a exemplo Shadow of the Colossos ,que tem um gráfico muito bom e é um dos melhores jogos que já conheci e zerei. (recomendo)

...sem falar de Contra 3, do 64 e mais um monte de jogo sem gráfico que considero muito bom.

Bem, eu ainda não joguei "Crisis" (apenas sei que é pesadão), então agora eu perguto a vocês do forum: gráfico é tudo? Qual a opinião de você?

Gráfico importa, mas não é tudo.
Imersão no jogo, som, jogabilidade, diversão, etc, etc, etc... além dos gráficos fazem um jogo. O conjunto de todas as características do jogo é que vai ditar se ele é bom ou não. Recentemente joguei Frostbite para Atari, e me diverti muito. No fundo, pra mim, o que importa é a diversão.
gueda
Um jogo bom, com jogabilidade boa e uma história atraente é o que marca. Mas se o gráfico for excelente, o jogo será espetacular.

Gráfico não é tudo, mas nesse momento em que temos computadores domésticos extremamentes potentes e consoles fortes o gráfico acaba sendo uma jogada de marketing para atrair novos fãs.

Um exemplo de que gráfico não importa:

o Zelda do super nintendo (aquela visão de cima etc) eu acho muito mais divertido do que o zelda do n64 (com um gráfico mais tridimensional).
Poderia ser um gráfico 3D realíssimo e perfeito, mas se a história não fosse tão apaixonante quando o zelda do snes eu não jogaria.
arquivo
Não é tudo, mas é essencial..hehe
Dificil separar uma coisa da outra na minha opinião...mas um jogo perfeito visualmente que nao tem boa jogabilidade ou mesmo roteiro não vai te empolgar... o contrario também é ruim, imagina um baita jogo, com uma baita ideia central e objetivos legais, mas sem um visual que prenda teu interesse e não te deixe pensar a cada frame, "nossa que falso que ficou essa explosão, nossa que faso que está esse cenario...
Vejo que a unica saida pra um jogo "feio" ser perfeito, seria uma proposta louca mesmo, tem um jogo de graficos super simples pro ps2 que eu curto um monte, é o alien hominid ( algo assim ), vejo esse jogo como um exemplo de "bem resolvido", não tem super graficos, tudo é meio 2D desenhado a mão, mas se torna parte da proposta "tosca" do jogo e ficou muito legal na minha opinião.
Dias a trás joguei numa casa de jogo um jogo de corrida pro play3, nao lembro o nome, mas não da pra esquecer a excelencia do jogo, impr4essionante o quanto aqueles gráficos me prenderam a atenção e deu vontade de comprar...só vontade mesmo por enquanto..hehe
Liques
Isso é algo mto engraçado. =)

Eu ultimamente estou jogando mais jogos em 2D com gráficos 'baixos'. A diversão é algo que conta mais que os gráficos, no meu caso.

Porém o jogo que eu mais jogo mesmo é de simulação. Jogos de simulação exigem um gráfico melhor. Nesse caso por exemplo, eu sinto muita falta de gráficos melhores já que simula o mundo real.
D'Artagnan
Tenho 2 plavras Playstation 3, na realidade uma palavra e um numero , o negocio aqyui é o PS3 tem graficos ultrafodoes, mas peca em diversos outros pontos, resultado, o wii é mais popular!
riccopt
alguem aqui ja jogou RIVER RAID, ENDURO ou PAC MAN?
são alguns dos melhores jogos da história... os graficos são extremamente SIMPLES...

os jogos tem que ser FACEIS de jogar... por isso eu amava os jogos do ATARI... mesmo que 99% deles não tenham FIM... quando se chega ao "fim" ele simplesmente aumenta o nivel de dificuldade...

baixem um emulador de ATARI para jogar esses jogos e depois voltemos a essa discussão (hehehe)...
phantombr
Liques wrote:
Eu ultimamente estou jogando mais jogos em 2D com gráficos 'baixos'. A diversão é algo que conta mais que os gráficos, no meu caso.

A diversão é o que conta. A tal jogabilidade! Gráficos são legais mas de que adianta ter um jogo lindo de olhar na sua TV de plasma 40" 1080p se você não tem saco pra jogar, se ele é chato, ou sem graça.
gilmariofgl
De tempo em tempo eu finalizo o Super Mário Word, o Super Mário 64 também tem ótima jogabilidade.

Nunca esqueci de Tomb Raider, foi um ótimo jogo, mas Tomb Raider: The Angel of Darkness é uma bomba, perdeu toda a essência. Investir em gráficos e não investir em jogabilidade é inútil.

Mais depende muito do tipo de gosto. Tem um colega meu que não escolhe título nem gráficos de jogo desde que o mesmo seja de guerra, eu só aguentei Deadly Dozen e Medal of Honor. Já Max Payne eu finalizo todos os anos.
Emmanuel
Não na minha opnião jogos antigos também são muito bons. O que mais vale no meu ver é o planjamento do game. Eu gosto muito dos easter eggs, é muito legal quando eu encontro eles!

Abraços a todos galera!
Deline
Pra mim o que interessa no jogo é a interação com o jogador, a história. Muitos jogos com um gráfico bom perdem para um jogo antigo em questão de montagem de fases, métodos, etc.
Sou suspeita de falar, por ser do time Mario. Até hoje jogo :B
skollenon
Deline wrote:
Pra mim o que interessa no jogo é a interação com o jogador, a história. Muitos jogos com um gráfico bom perdem para um jogo antigo em questão de montagem de fases, métodos, etc.

Quanto a "mario" sou mais mais evoluído... To curtindo muito o Mario Kart no Wii!
E se fosse para escolher entre um PS3/Xbox 360 e um Wii...

Ficava com Wii de longe, mesmo o gráfico não sendo "tão" bom assim... hehe
PChesini
grafico conta, mas nao é tudo...

crono trigger, super foda...
conheci poucos jogos (com grafico bom) com uma historia tao boa qto esse jogo de snes *a musica do Frog é a melhor!!*

isso vai em outra coisa tbm...

alem do video... e o som .. as musicas... vc curte as dos jogos q vcs jogam ?
Deline
skollenon wrote:
Deline wrote:

Quanto a "mario" sou mais mais evoluído... To curtindo muito o Mario Kart no Wii!
E se fosse para escolher entre um PS3/Xbox 360 e um Wii...

Ficava com Wii de longe, mesmo o gráfico não sendo "tão" bom assim... hehe

Ahh, só joguei Wii uma vez, do meu primo. Mas eu acho que quando enfeita demais o jogo fica meio bobo, se for pegar Games atuais eu gosto de ver aqueles de terror/suspense, com uma história bem elaborada, a gente fica encafifado, não dorme enquanto não acaba *-*
gueda
eheheh vou mudar um pouco os conceitos que disse acima, essa semana fui a casa de um amigo e joguei xbox 360 em uma televisao de 40 polegadas full hd e com o cabo hdmi...

resultado, o gráfico é animal. Joguei Leaft 4 dead, além do gráfico excelente o jogo é muito bacana. VVi vários outros jogos que o gráfico encanta.

É um chamariz e tanto......
leandrow
mariohs wrote:
skollenon wrote:

Gráfico importa, mas não é tudo.
Imersão no jogo, som, jogabilidade, diversão, etc, etc, etc... além dos gráficos fazem um jogo. O conjunto de todas as características do jogo é que vai ditar se ele é bom ou não. Recentemente joguei Frostbite para Atari, e me diverti muito. No fundo, pra mim, o que importa é a diversão.

Concordo com o mariohs, mas também creio ser um questão de gosto.

Eu, por exemplo, em determinados gêneros de jogo, prefiro que sejam modelados em 2D (leia-se: sou um grande fã do SNES). Laughing

Sonic Blastman II - que é um dos meus jogos favoritos - é um excelente exemplo do que estou falando!
PChesini
gueda wrote:
eheheh vou mudar um pouco os conceitos que disse acima, essa semana fui a casa de um amigo e joguei xbox 360 em uma televisao de 40 polegadas full hd e com o cabo hdmi...

resultado, o gráfico é animal. Joguei Leaft 4 dead, além do gráfico excelente o jogo é muito bacana. VVi vários outros jogos que o gráfico encanta.

É um chamariz e tanto......

numa tv grande e potente. um jogo com grafico bom é o que há!
Kashinilaya
Depende do jogo... jogos de tabuleiro (MahJong, Tetris) têm que ser interessantes. A parte gráfica não importa tanto. Jogos de ação costumam requerer gráficos melhores.
Arrandre
OPA galera,tudo blz ?
Esse eh meu primeiro post aqui no forum,achei um assunto que gost muito que no caso sao os jogos,pra mim grafico nao eh tudo,mais eh uns 75%,se o jogo tem graficos excelente mais a historia nao ajuda,pra que joga ?
E se tem uma historia bacana mais os graficos sao pessimos,da desanimo nao eh ?

Pra mim o que vale eh o conjunto da obra.

Abs
riccopt
Arrandre wrote:
OPA galera,tudo blz ?
Esse eh meu primeiro post aqui no forum,achei um assunto que gost muito que no caso sao os jogos,pra mim grafico nao eh tudo,mais eh uns 75%,se o jogo tem graficos excelente mais a historia nao ajuda,pra que joga ?

Abs
eu discordo que jogos com graficos ruins dao desanimo... eu AMO os jogos do ATARI e do MASTER SYSTEM...
skollenon
riccopt wrote:
Arrandre wrote:
OPA galera,tudo blz ?

Abs
eu discordo que jogos com graficos ruins dao desanimo... eu AMO os jogos do ATARI e do MASTER SYSTEM...

Também sou assim, como até jáh falei curto muito contra 3...
Dai, aproveitando, "baixei" o contra de PS2 e nem de longe é igual ao contra do 64, mesmo com gráficos muuuuuuuuuuito melhores! =D
cparakawa
Eu não acho gráfico tão importante, mas não pode ser horrível, igual o Traviam. Se fosse pelos gráficos, não existiriam tantos sites de poker por aí - também não imagino super gráficos para sites de poker.
xis_masters
Na minha opinião, um dos fatores que eu mais levo em consideração é a jogabilidade. Um jogo pode ter os melhores gráficos possíveis, mas se não tiver uma jogabilidade boa, minha diversão será comprometida pela raiva que passarei por conta da dificuldade de executar ações no jogo.

Lembrando que não estou defendendo o Nintendo Wii... na verdade acho que eles foram criativos na forma de jogabilidade. É algo diferente, inovador. Não dá para compará-la com a do PS3 ou XBox360. Elas tem objetivo distinto, formas distintas de interação com o usuário. Até mesmo se utilizarem a tecnologia do Wiimote de forma inadequada a jogabilidade será prejudicada.

Jogabilidade, para mim, é a facilidade com que se executa as ações que você deseja no jogo. É a resposta exata e rápida aos seus comandos. Gráfico é um adicional válido!
gilmariofgl
xis_masters wrote:
Jogabilidade, para mim, é a facilidade com que se executa as ações que você deseja no jogo. É a resposta exata e rápida aos seus comandos. Gráfico é um adicional válido!
Só pra resumir: Um bom jogo seria uma combinação complexa dessa idéia.
Jogabilidade + Bom Gráfico
cherry-pie
gosto de um gráfico bom mas não é tudo, eu prefiro muito mais um jogo com uma boa história (digo isso pq prefiro jogar rpg xD) e uma boa jogabilidade tb conta muito ^^ mas pra mim o melhor mesmo é a história q te prende e não dá mais vontade de parar de jogar Very Happy tipo sou de jogar dias direto até terminar o jogo quando acho ele bom XD
ttalisson
com certeza não!!!
os gráficos cada dia melhores são uma feramenta de melhoria, hoje utilizada como recurso para ter resultados superiores ao passado...
mas a estrutura do projeto em criar uma boa istória, jogabilidade é outra coisa...
não depende de gráficos, se fosse assim não existiriam jogos bons no passado...
bom tópico!!!