FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Idade mede maturidade?

escritor
Um tópico que se tornou bem popular no fórum de língua inglesa é o Do you think that age measures maturity?, onde várias pessoas comentaram.

O que você acha sobre o assunto? Ser mais maduro significa ser mais velho?
neiesc
Ser mais velho não significa ser maduro.
Ser novo não significa não ter cabeça.
adheus
Depende do currículo, se o cara passa 25 anos no colo da mãe, sendo sustentado, num sai de casa, num faz amigos direito, esse não vive. Agora o cara com 15 anos, e se mete em toda aventura, seja boa e seja má, mas tem que ser com moderação é claro; esse vai ter maturidade e já experimentou o que é bom e o que é ruím; basta saber o que quer mesmo, não tem limite pra isso.
riccopt
maturidade noa tem relacao com IDADE e sim com EXPERIENCIAS...
tem muito VELHO que é IMATURO...
tem muita CRIANÇA que tem maturiade que nao seria esperada na idade em que ela se encontra...
isso é um assunto bem complexo de se discutir...
Lviter
Não necessariamente, mas há coisas que só o tempo ensina.
Pense em você mesmo há cinco anos atrás...
gueda
Concordo com o que alguns disseram. Ser mais velho não necessariamente implica maturidade, da mesma forma o inverso.
Todavia, um jovem que tenha maturidade, ao alcançar idade avançada contará com a tal da experiência e malícia...
arquivo
é uma questão quase ridícula, quandos e leva em consideração a mínima capacidade de raciocínio, que deveria ter, todo e qualquer ser humano...
A idade não passa de tempo eu creio que é aquilo que o indivíduo faz com o seu tempo que determina seu nível de amadurecimento...
Se o sujeito tiver 40 anos de absoluto disperdício nos campos da cultura e interesses gerais o que faria dele mais maduro que um guri de 20, que estuda, trabalha e se relaciona com as pessoas?
Maturidade não é velhice.... a idade faz vc ser mais velho, não mais maduro que outra pessoa...
Liques
Eu não sou uma pessoa normal como vocês para responder isso... vou falar no meu caso em especial, sem revelar detalhes sobre meu problema. Até quando eu chegar aos 80 anos vou ter mente de 15 anos. Apesar de ter uma mente de garoto, tenho maturidade de adulto. Porém as pessoas em minha volta me veem como um garoto e me jogam no esteriótipo de ser imaturo. Mas essa não é a verdade, sou apenas pisicologicamente extramamente diferente das outras pessoas e por isso acabo transmitindo ser uma pessoa imatura. Talvez muitos que o mundo normal juguem ser imaturos, podem ter a cabeça mais no lugar do que outras pessoas. Smile
mariohs
Acho que tudo depende do meio em que a pessoa é inserida. Tudo que acontece em volta dela ou com a própria influencia na maturidade. Fatos ocorrem conforme o tempo passa e estes fatos que fazem (ou não) a pessoa amadurecer.

Sim, idade reflete em maturidade, mas não quer dizer que duas pessoas com 30 anos sejam igualmente maduras.
cooperativafato
tem muita gente velha q é imatura, é verdade...

nossa sociedade é um tanto infantilizada... todo mundo quer as coisas como se fossem brinquedos, tipo quer um carrão, uma casa com os melhores equips (brinquedos). pensam pouco no futuro, nas consequências dos atos, na família... só querem dinheiro para comprar seus brinquedos...
PChesini
neiesc wrote:
Ser mais velho não significa ser maduro.
Ser novo não significa não ter cabeça.

[2]

conheço pessoas mais velhas e mais imaturas
conheço pessoas mais novas e mais maduras

e vice versa.

nao tem como medir por idade.
Deline
Acho que dá pra encontrar de tudo hoje em dia.
Eu vejo tanto marmanjo sendo infantil, e ao mesmo tempo até crianças com uma cabeça melhor..Isso depende da criação.
D'Artagnan
Pra mim maturidade é um conceito subjetivo , que vem de um conjunto de "qualidades", muitas dessas qualidades são conceitos valiosos na nossa sociedade, e podem variar em outras culturas.

O que é ser maduro antes de mais nada? é saber se virar sozinho? é ganhar seu proprio sustento? e saber lidar com problemas financeiras ou emocionais? e sabe quando falar e quando ficar quieto? é viver conforme sua idade?

Eu não acho que idade defina maturidade, porque muito mais que qualquer coisa maturidade é uma questão de como a pessoa esta inserida naquela sociedade e qual a visão que a pessoa passa para os outros, no meu ponto de vista ninguém é totalmente maduro, as pessoas que são consideradas mais maduras são aquelas que tem as qualidades mais consideradas dentro do grupo ao que ela pertence.

pra mim maturidade é uma questão de valores, eu por exemplo valorizo a racionalidade e a moderação, para um grupo de pessoas com pensamento diferente, isso é "ficar em cima do muro" o que não é maduro.

Eu não acredito em morrer pela patria ou pelo "rei" , em outras epocas e em outras culturas isso seria considerado imaturo.

eu sempre lembro daquele filme, a vida é bela, onde o ator pricipal finge viver um jogo para salvar o filho dos nazistas, ele age de forma imatura, por todo o filme, por vezes por necessidade, mas no final tudo o que ele faz mostra ser conciente e inteligente.

eu ouço muitas mulheres se gabarem frequentemente de como as mulheres amadurecem mais rapido que os homens, eu acho engraçado, por que na minha concepção a maioria das pessoas vive uma a vida toda e não atinge a maturidade.

exemplo classico, a politica brasileira, volta e meia se ouve algo totalmente imaturo vindo de um politico.
Basozes
Acho também que não...

Há muitas pessoas mais velhas que não são maduras, como existem muitas pessoas novas, que, alterados pelo meio em que vive, tornam-se maduros.
Isso também depende muito do ponto de vista. Vivendo com um certo grupo, seja ele maduro ou não, a pessoa fica como os outros querem que essa fique, ou então tal pessoa vira mais um entre os muitos que fazem tal coisa. Afinal, "Passarinho que vive com morcego dorme de cabeça pra baixo".

É interessante ver como o ambiente interfere na vida de uma pessoa, todos buscamos viver de um jeito que a sociedade quer que vivamos, para poder, assim, ser aceito por ela. Assim, várias sociedades diferentes possuem ideias diferentes... Há lugares que tal coisa é considerada errada, e em outros a mesma é considerada não tão errada assim.

A formação vai vir da moral recebida pela pessoa desde o tempo em que nasceu, então, se os pais forem imaturos, a pessoa crescerá imatura... Se os pais forem conscientes, a criança crescerá madura.

Depende muito. Nós também não podemos julgar o que é ser maduro e o que não é ser, pois não sabemos se somos ou não maduros...
gilmariofgl
A Idade mede o número de anos que alguém viveu ou está vivendo.
Arrandre
Meu padrinho tem 45 anos,eh mais brincalhao que eu que tenho 18 anos,o que conta eh a saude,a personalidade da pessoa,tenho um amigos de 23 anos que nao gosta de nda.

Bora viver galera...
escritor
gilmariofgl wrote:

Exclamation

Foi uma observação adequada, apesar de uma pessoa não poder "estar vivendo" vários anos de uma só vez. Diga sua resposta para outra pergunta, então: O número de anos que alguém já viveu é diretamente proporcional a sua maturidade? Smile
gilmariofgl
escritor wrote:
Foi uma observação adequada, apesar de uma pessoa não poder "estar vivendo" vários anos de uma só vez.
Estou vivendo o 30º ano de minha existência.

escritor wrote:
Diga sua resposta para outra pergunta, então: O número de anos que alguém já viveu é diretamente proporcional a sua maturidade? Smile
Não!
bloodrider
Como já aqui disseram, o tempo não infere realmente na maturidade duma pessoa. E mesmo as experiências não moldam toda a gente, conheço pessoas já com alguma idade que já passaram por algumas experiências e mesmo assim continuam a ser imaturas...
JrMigSeixal
A minha opinião sobre este assunto é NÃO! A idade não mede a maturidade das pessoas, e falo por experiência própria.

Eu sou uma pessoa de 17 anos, que vai fazer os 18 daqui a mês e meio. Já passei pela chamada "idade do armário", lá pelos meus 12 e 13 anos, mas pronto, penso que isso faz parte do processo de crescimento de todos os jovens.

O que eu quero dizer basicamente é que há de tudo. Há pessoas com certa idade que têm atitudes, no mínimo, infantis, e adolescentes muito responsáveis e que têm a noção da realidade. Conheço muitas pessoas jovens, mais velhas do que eu, cuja idade se situam entre os 25 e os 30 anos, e que têm menos maturidade do que as pessoas que fazem parte do circulo de amigos no qual eu pertenço, com idades semelhantes à minha.

E, para acrescentar, a maturidade é medida essencialmente pela educação e formação que cada um demonstra, bem como os comportamentos, atitudes e valores que realmente transparecem nessa mesma pessoa.
Basozes
[quote="gilmariofgl"]
escritor wrote:
Foi uma observação adequada, apesar de uma pessoa não poder "estar vivendo" vários anos de uma só vez.
Estou vivendo o 30º ano de minha existência.

escritor wrote:

Não dá para viver vários anos de uma só vez²
Olha só, viver o trigésimo ano não significa estar vivendo tal número de anos, significa ter vivido (viveu) os últimos 30 anos D8
Mas isso não vem ao caso,

BTW
Eu concordo com JrMigSeixal
Conheço pessoas, de 2 escolas diferentes, em uma escola, a idade média dos meus amigos é 17 anos, na outra, é 25+
Então, vejo que as atitudes dos meus amigos da 1ª escola são menos infantis que as atitudes dos da 2ª escola D:
A idade ,também, nem sempre mede experiência, pois uma criança de 5 anos pode ter muito mais experiência que um senhor de 70...
Isso vai depender muito da sociedade em que tal pessoa vive D=

PS: A idade realmente mostra o número de anos que se passaram após o nascimento de tal ser.
blackhole365
Acho que nao tem necessariamente de estar relacionado, mas na maioria dos casos mais idade significa mais maturidade.

Apesar de tudo sempre ouvi dizer que os rapazes atingem a maturidade mais tarde que as raparigas, por questões hormonais. Mas a psicologia e a educação tb deve contar muito Razz
toyecia
Idade nao reflete maturidade.
as experiencias e formas de encara-las que sim
ninharhode
não
cparakawa
Não.

E a maturidade é subjetiva. Experiência é um dos componentes. Tem gente com larga experiência em fazer besteira e nunca aprende - ou não quer, ou não tem capacidade mesmo. Talvez idade mental tenha a ver com maturidade. Idade mental não mede jovialidade, penso eu.
xis_masters
Nunca! Conheço pessoas com uma idade consideravelmente elevada (entendam maiores de 1Cool que não tem maturidade suficiente para lidar com situações que outras pessoas com 13 até 15 anos lidam.

Acho que o que ajuda desenvolver esse fator, a maturidade, é a criação. Não só isso.. é claro que tem outros pontos envolvidos... mas a criação afeta a forma que se enfrenta os problemas na vida.
cooperativafato
não
eduvit
Infelizmente idade não é sinônimo de maturidade, devido a varios fatores... (carater, criação, vivências, etc)

Mas de modo geral na maioria das vezes é.
cparakawa
Se considerar que maturidade tem baixa correlação com sabedoria ...
Propaga
Como diz no dicionário: "maturidade é o período compreendido entre a juventude e a velhice. Mas o que é a velhice? Idade cronológica? Essa é a questão que, no meu entendimento abre um leque de muitas e muitas divagações.

Comentar que a maturidade é uma condição de sabedoria da pessoa é muito relativo. Pois a maturidade proporciona um maior dissernimento e esclarece muitas dúvidas que só o tempo pode revelar.

Mas a pergunta é: "Idade mede a maturidade"? Acredito que a não, pois mensurar maturidade com Idade acredito seja temerário. Com idade você ganho tempo cronológico.

Maturidade pra mim é bem outra coisa. Maturidade é a excelência de sabedoria e crescimento do ser humano em todos os sentidos.

Maturidade se conquista com procedimentos baseados na ética e na moral, independentemente da quantidade de aniversários que você comemora.

Acredito que o período em que permanecemos nesta terra, firmamos nossa maturidade com aquilo que proporcionamos de bom para a nossa família e a nossa comunidade.

Enfim, o nosso redor é o mundo em que vivemos e quanto melhor ele estiver melhor para todos. E, no que a nossa maturidade possa melhorar ainda mais, será o nosso legado.
duskray
A realidade de hoje, transmite a ideia de que a idade não interfere no nível de intelectualidade e nem de maturidade das pessoas de hoje. Muitas crianças possuem um nível de maturidade muito mais elevado que muitos adultos, que normalmente são irresponsáveis na criação de seus filhos.
Vanilla
Não mede, mas uma coisa eu digo: não acho que gente com menos de 18 anos tenha discernimento pra decidir o que fazer com a própria vida. E provavelmente serei a mãe chata que não vai deixar os filhos ficarem na rua até tarde. Não acho que idade seja sinal de maturidade, mas ajuda a ter uma ideia.