FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

[ notícias ] Gripe suína

Vanilla
Eu tenho acompanhado as notícias, porque é algo da minha área. Hoje eu entrei no deviantART e me deparei com um post de uma amiga mexicana dizendo que as mortes já são quase 150 e que o governo está escondendo os números reais. Quando há pânico assim, difícil saber quem está falando a verdade. Mas me atingiu porque de certa forma é alguém "próximo".

Ontem minha professora achou por bem nos dar uma aula sobre o assunto (ela é infectologista e imunologista), já que os veterinários estão mais uma vez na linha de frente. No Brasil, são monitorados cerca de 20 casos suspeitos. Já houve uma morte confirmada nos EUA e nove países já confirmaram casos da doença.

Eu estou preocupada, porque desse vez é aqui "do lado".
Ivanluisky
E é só olhar quantos turistas Mexicanos desembarcam nos aeroportos daqui por dia que teremos uma noção real do perigo..
Enquanto isso no Egito deram ordem de sacrificarem todos os porcos do país (cerca de 300 mil).
Será que adianta? Basta já ter lá algum turista ou residente que visitou um país infectado que vai passando adiante.
Aqui no Brasil estão usando o plano que seria usado para uma possível pandemia da Gripe Aviária agora.
Deline
Pior que é assim mesmo...Além de que, a notícia só foi sair nos jornais depois que afetou os Estados Unidos. Maior descaso com a Am. Latina.
Alice
Deline wrote:
Pior que é assim mesmo...Além de que, a notícia só foi sair nos jornais depois que afetou os Estados Unidos. Maior descaso com a Am. Latina.

verdade! pior que da medo mesmo. apesar de que daqui que venha pra Fortaleza! XD
Liques
Sobre isso, o comediante Kibeloko falou algo interessante: A dengue matou 3 vezes mais no Brasil do que a Gripe A em todo mundo, até agora.

Claro que a Gripe A é muito mais perigosa por que é muito mais fácil ser infectado, mas a dengue não pode passar por alto no nosso caso.
Deline
Liques wrote:
Sobre isso, o comediante Kibeloko falou algo interessante: A dengue matou 3 vezes mais no Brasil do que a Gripe A em todo mundo, até agora.

Claro que a Gripe A é muito mais perigosa por que é muito mais fácil ser infectado, mas a dengue não pode passar por alto no nosso caso.

Da mesma forma que está acontecendo com as enchentes no nordeste. O pessoal de fora tem a visão de que lá nunca chove, e também não sabe que quando chove na maioria das vezes acontece isso. Já com Sta. Catarina, o assunto foi retomado por vários meses, até hoje ouço falarem.

Quem não tem muita noção de geografia e não procura saber direito das coisas acaba ficando só com a visão telejornalística que geralmente mostra os casos que afetam a elite.
cparakawa
Sempre precisam de notícias novas. Seja a gripe suína, o vôo da Air France e assim vai. Até o público ficar de saco cheio ou aparecer outra coisa que dê mais audiência. Doença por doença, falaram tanto da AIDS - e ainda é muito grave, mas o câncer é bem pior e nem tem tanta atenção da mídia por ser assunto "velho". Nem sei se a gripe suína é realmente endêmica, se vai virar pandêmica ou se alguma mutação do vírus vai gerar alguma nova peste negra. Alguém ainda lembra do Ebola?
phantombr
No começo o Brasil não era alvo provavel da gripe - exclusiva de mexicanos e estadunidenses -, e nossos aeroportos não tinham fiscalização.
Ai apareceram casos duspeitos no Brasil - mas apenas de pessoas que chegavam do exterior vindo dos países de risco, e nossos aeroportos não tinham fiscalização.
Após, aparece o primeiro caso de gripe suina no Brasil, e nossos aeroportos não tinham fiscalização.
Morre no RS pessoa infectada pelo vírus, e nossos aeroportos não tinham fiscalização.
Escolas são fechadas por todos os estados do sul. A 50km da minha casa temos casos confirmados (PR), mas o ministro da saúde aparece na TV dizendo que não tem evidências que o vírus passe entre humanos (sic!) e e nossos aeroportos? continuam sem fiscalização.

Adoooro isso. Evil or Very Mad
cparakawa
Sim e não. O governo não pode espalhar o pânico na população sem ter absoluta certeza. Fora que a TV já faz isto, é só lembrar do Ebola, gripe do frango, vaca louca, etc.

Mas o governo tem a obrigação de tomar medidas preventivas em caso da situação se agravar. Se bloquear as fronteiras e proibir vôos para os países com alta incidência da doença é medida drástica, fica difícil de controlar. É uma situação em que esperar é ruim, tomar medidas efetivas talvez seja pior.
Alice
Realmente eu também tenho medo dessa gripe! =S
D'Artagnan
Eu já procuro não ficar neurotico com coisas fora do meu controle, eu não tenho como colaborar para impedir isso, o que eu posso fazer é me manter informado.

não adianta ter medo do tigre dentro da jaula dele...
toyecia
Recebi esse email que acho interessante passar para os colegas da comunidade, contem informações sobre a gripe e espero que auxilie nossa busca por informaçoes, segue o email abaixo:

É sempre bom se prevenir...

A pedido de um amigo de pesquisas no tempo do nosso saudoso e querido Corsini, do qual fui amigo (nos anos 70) e discípulo no começo dos anos 80 em Imunologia e Genética (Unicamp), vou repassar a todos a maneira mais correta e saudável de enfrentar essa Influenza A (erroneamente chamada de gripe suína).

O melhor que vc pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais. Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores.
As células T controlam inúmeras atividades imunólogicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores.
Bem vamos ao que interessa, ou seja quais alimentos são importantes (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento).
Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.
Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura.
Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.
Coloque bastante cebola na sua alimentação.
Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.
Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).
Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).
Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.
O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.
Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.
Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados.

Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.
Com esses cuidados acima e essa alimentação... os vírus nem chegarão perto de vc.
Abraços
6 de maio de 2009
(uma pequena contribuição para vc enfrentar essa e qualquer gripe que porventura apareça no seu caminho). Se achar útil por favor repasse aos seus amigos...
--
Prof. Dr. Odair Alfredo Gomes
Laboratório Morfofuncional
Faculdade de Medicina - Unaerp
Fone: 36036744 ou 36036795
Vanilla
cparakawa wrote:
Nem sei se a gripe suína é realmente endêmica, se vai virar pandêmica ou se alguma mutação do vírus vai gerar alguma nova peste negra.

Já é pandemia. No Brasil, o número de casos já ultrapassa 900. Até agora, quase 500 pessoas já morreram no mundo inteiro e mais de 94 mil pessoas foram infectadas. A mortalidade da doença é baixa, mas a morbidade (capacidade de contágio, o quanto a doença passa de pessoa pra pessoa) é muito alta. É por isso que é tão preocupante.

cparakawa wrote:
Alguém ainda lembra do Ebola?

Opa. Futebol no Zaire ebola na rede. Very Happy

cparakawa wrote:
Sim e não. O governo não pode espalhar o pânico na população sem ter absoluta certeza. Fora que a TV já faz isto, é só lembrar do Ebola, gripe do frango, vaca louca, etc.

Não é questão de espalhar o pânico, mas sim de informar adequadamente. Ebola está atualmente restrito, gripe aviária ainda me dá medo e a vaca louca me deixa em pânico. Essas duas últimas doenças estão diretamente associadas a minha futura profissão. Isso fora brucelose, leptospirose, raiva...

toyecia wrote:
A pedido de um amigo de pesquisas no tempo do nosso saudoso e querido Corsini, do qual fui amigo (nos anos 70) e discípulo no começo dos anos 80 em Imunologia e Genética (Unicamp), vou repassar a todos a maneira mais correta e saudável de enfrentar essa Influenza A (erroneamente chamada de gripe suína).

Só a título de curiosidade, não acho que seja chamada de forma errada. Afinal de contas, o vírus H1N1 só surgiu devido a uma recombinação do vírus da influenza humana e da influenza aviária, que só ocorreu dentro do porco porque o porco é suscetível aos dois vírus.
cparakawa
Vanilla wrote:
cparakawa wrote:
Nem sei se a gripe suína é realmente endêmica, se vai virar pandêmica ou se alguma mutação do vírus vai gerar alguma nova peste negra.

Já é pandemia. No Brasil, o número de casos já ultrapassa 900. Até agora, quase 500 pessoas já morreram no mundo inteiro e mais de 94 mil pessoas foram infectadas. A mortalidade da doença é baixa, mas a morbidade (capacidade de contágio, o quanto a doença passa de pessoa pra pessoa) é muito alta. É por isso que é tão preocupante.

cparakawa wrote:

Não é questão de espalhar o pânico, mas sim de informar adequadamente. Ebola está atualmente restrito, gripe aviária ainda me dá medo e a vaca louca me deixa em pânico. Essas duas últimas doenças estão diretamente associadas a minha futura profissão. Isso fora brucelose, leptospirose, raiva...

Eu sei que você é do ramo, então se preocupa com doenças que não são cotidianas da maioria dos meros mortais. Se o H1N1 NÃO sofrer alguma mutação que o torne o Chong Li das gripes, vai ser pior do que câncer, aids ou mesmo dengue? No noticiário, querem fazer parecer que é pior que todas estas doenças juntas. E o governo diz que é o equivalente a uma unha encravada. Deve ser algo intermediário, provavelmente. Rolling Eyes

[]'s
gilmariofgl
Esse negócio de H1N1 está cada vez mais proximo e ainda não encontraram nehuma solução.
Mesmo aqui tão longe de tudo eu já não me sinto mais seguro.
Não sei até quando isso vai se propagar e o pior é que fica cada vez mais rápido.
bloodrider
A vacina demora 6 meses pra fazer, já faltou mais Wink
E pelos vistos parece que a taxa de mortalidade é bem mais baixa do que estavam à espera, supostamente um terço dos infectados iria esticar o pernil... Tendo em conta que existem 100000 infectados e apenas 500 mortos!
cparakawa
bloodrider wrote:
A vacina demora 6 meses pra fazer, já faltou mais Wink
E pelos vistos parece que a taxa de mortalidade é bem mais baixa do que estavam à espera, supostamente um terço dos infectados iria esticar o pernil... Tendo em conta que existem 100000 infectados e apenas 500 mortos!

"Esticar o pernil" eu nunca havia escutado. Very Happy

Se a taxa estiver correta, mortalidade de 0,5% em caso de contágio. Não tendo versão "hemorrágica", estilo dengue, não é algo alto. Uma chance em 200 de morrer não é desprezível, mas relativamente baixa. É mais auê da mídia até acharem alguma notícia nova. A crise econômica mundial continua aí, mas a imprensa nem dá tanto destaque porque é notícia velha. Segundo dizem, o que vende jornal / dá audiência é notícia nova.
bloodrider
cparakawa wrote:

É uma expressão cá de portugal Razz
he he
quirino
bloodrider wrote:
cparakawa wrote:

he he

Eu já escutei "Esticar as canelas" rs....
Alice
quirino wrote:
bloodrider wrote:
cparakawa wrote:

he he

Eu já escutei "Esticar as canelas" rs....

Rs, 'esticar as canelas', sim. agora "esticar o pernil" é novo pra mim! XD
Lviter
Aqui no Rio atrasaram a volta às aulas em uma semana (E em São Paulo também, me parece).

Na minha região, que é turística, e para onde há afluxo regular de argentinos já há casos confirmados. mas graças a Deus nenhuma morte.

O que preocupa são essas mortes de pessoas jovens e aparentemente em bom estado de saúde...
Dá a impressão que os caras não sabem na verdade a extensão do mal que o vírus pode fazer em certos casos e não revelam isto à população para não causar pânico.
Vanilla
Lviter wrote:
Aqui no Rio atrasaram a volta às aulas em uma semana (E em São Paulo também, me parece).

Aqui na minha cidade a volta as aulas deveria acontecer essa semana. Acabei de receber um e-mail da faculdade confirmando que as aulas só retornam dia 10 de agosto. Para a rede pública, as aulas só voltam mesmo dia 17, e a Secretaria de Estado da Saúde recomenda o mesmo pras escolas particulares. Algumas faculdade também estão seguindo o exemplo, como é o caso da minha. As recomendações continuam as mesmas: lavar bem as mãos, evitar aglomerações e etc. São 5 os casos registrados aqui na minha cidade. Pode não parecer muito, mas é absurdo pra uma cidadezinha perdida no meio do nada.

Ah sim: mortalidade e morbidade são as mesmas de uma gripe comum. Mas ainda acho perigoso ver algum vírus novo se espalhando.
Deline
Vanilla wrote:
Lviter wrote:

Aqui na minha cidade a volta as aulas deveria acontecer essa semana. Acabei de receber um e-mail da faculdade confirmando que as aulas só retornam dia 10 de agosto. Para a rede pública, as aulas só voltam mesmo dia 17, e a Secretaria de Estado da Saúde recomenda o mesmo pras escolas particulares. Algumas faculdade também estão seguindo o exemplo, como é o caso da minha. As recomendações continuam as mesmas: lavar bem as mãos, evitar aglomerações e etc. São 5 os casos registrados aqui na minha cidade. Pode não parecer muito, mas é absurdo pra uma cidadezinha perdida no meio do nada.

Ah sim: mortalidade e morbidade são as mesmas de uma gripe comum. Mas ainda acho perigoso ver algum vírus novo se espalhando.

E as minhas só dia 12!
Semana passada eu tava com suspeita da gripe A, porque tinha ido pra SP e tava com quase todos os sintomas :S vesh
gilmariofgl
Você está proto para gripe H1N1?
O que fazer quando você estiver de frente com algum portador?
Você sabe como se prevenir?

Era isso que os médicos, autoridades e os jornais deveriam ter anunciado e não a baboseira de não se preocupar, de que está tudo sobre controle.
Já chegou ao Pernambuco e o que se tem por aqui é um monte de desinformados que logo entrarão em pânico sem evitar o ciclo da epidemia.

Deus nos acuda!
marceloneed
inda bem q to goiania num ta tao suspeita assim
fiko bem mais desproucupado quanto essa questao
Lviter
Aqui no Rio atrasaram mais uma semana para a volta às aulas...
Só começam 17.08. Ouve-se dizer que há muitos mais casos do que
a mídia divulga, isso para evitar pânico.

Entre outras vítimas, morreu uma professora jovem da rede do Estado, de uma escola
de Nova Iguaçu, cidade do Grande Rio.
Vanilla
Lviter wrote:
Aqui no Rio atrasaram mais uma semana para a volta às aulas...
Só começam 17.08. Ouve-se dizer que há muitos mais casos do que
a mídia divulga, isso para evitar pânico.

Entre outras vítimas, morreu uma professora jovem da rede do Estado, de uma escola
de Nova Iguaçu, cidade do Grande Rio.

Aqui resolveram adiar mais uma vez também. E ambém pra dia 17. Casos confirmados em escolas e o pânico se espalhando geral. De verdade, estou começando a ficar assustada. Shocked
gueda
na minha faculdade não adiaram as aulas, mas está um inferno! Ar condicionado desligado, porta proibida de fechar etc etc etc

No começo da epidemia, um bom tempo atrás, fui a um congresso internacional e tive contatos com as primeiras pessoas doentes no país, desta forma, procurei o pessoal da vigilância sanitária e, para minha surpresa, DESCASO TOTAL.

Agora ficam querendo correr atrás, evitar a epidemia e tals. Quando estava no começo foi um absurdo. Acreditam que no dia do teste me colocaram na sala de espera comum junto com várias pessoas que NÃO estavam doentes, mas esperando outro tipo de atendimento? Absurdo

A imprensa e as notícias do governo de que estão preparados e tals me choca. PAra mim não é novidade se o surto piore e chegue a uma situação calaminosa
D'Artagnan
gueda wrote:
na minha faculdade não adiaram as aulas, mas está um inferno! Ar condicionado desligado, porta proibida de fechar etc etc etc

No começo da epidemia, um bom tempo atrás, fui a um congresso internacional e tive contatos com as primeiras pessoas doentes no país, desta forma, procurei o pessoal da vigilância sanitária e, para minha surpresa, DESCASO TOTAL.

Agora ficam querendo correr atrás, evitar a epidemia e tals. Quando estava no começo foi um absurdo. Acreditam que no dia do teste me colocaram na sala de espera comum junto com várias pessoas que NÃO estavam doentes, mas esperando outro tipo de atendimento? Absurdo

A imprensa e as notícias do governo de que estão preparados e tals me choca. PAra mim não é novidade se o surto piore e chegue a uma situação calaminosa

queria ver o que acontecia se vc se levantasse na sala lotada e dissesse "eu tenho gripe suina"...

DESCASO é um problema geral no funcionalismo publico do brasil, me desculpem os bons, mas funcionario publico é exatamente o que fala a maioria (pega um emprego publico que você vive na boa), lotado de gente ignorante e despreparada.
riccopt
a gripe nao é suina... por favor chamem da forma correta -> Influenza A (H1N1)
gilmariofgl
Acho que agora é tarde pra mudar de nome.
Aqui o pessoal já está conhecendo até por Gripe do Bacurim!
phantombr
Várias escolas e universidades da região onde moro começaram cancelar aulas. No momento, a previsão de volta é dia 17. ACredito que o calendário acadêmico vai atrasar e teremos aulas até o natal.
cparakawa
A maior chance de contágio é no inverno, como qualquer gripe. No hemisfério norte já estão preocupados e se preparando para o final de ano. Por enquanto, não se compara com a peste negra (peste bubônica) e nem com a gripe espanhola ( que é de um vírus próximo da gripe do porco, ou mutação do mesmo ). A gripe espanhola do começo do século 20 matou de 20 a 35% da população européia. Inclusive, muitas mortes na Primeira Guerra são devidas à gripe espanhola. Ficava fácil pegar a gripe espanhola com um monte de soldados aglomerados em trincheiras.

Lembrei do filme 12 Monkeys. Confused
Vanilla
Estão falando em cancelar o ano letivo na minha faculdade já. Também, só quero ver como é que vão fazer pra repor todas as aulas que já perdemos nessa brincadeira de adiar a volta as aulas. ¬¬
toyecia
Mais cedo, nesta segunda, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou a primeira morte decorrente da nova gripe na capital do país. De acordo com o órgão, é um homem de 50 anos que morreu em um hospital particular da cidade de Taguatinga, próxima a Brasília.

Já o Rio Grande do Sul confirmou mais cinco mortes pela manhã. No total, o estado confirmou 49 óbitos ligados à doença.

FONTE G1
rafael2112
Não vi mais falar de de causos de morte onde a gripe começou, que foi no México, casos no EUA também não, será que foi contida a gripe nesses países?
nilsao32
Na minha cidade Osasco, a prefeitura disponibilizou um centro de orientaçoes e alguns pontos no centro da cidade foram colocadas pias com álcool em gel para a população lavar as mãos. Por se tratar de uma região com um acúmulo grande de pessoas, pois existem muitas lojas e shoppings nesta região.
Já foram confirmados mais de 39 mortes entre os meses de julho e início de agosto.
cparakawa
rafael2112 wrote:
Não vi mais falar de de causos de morte onde a gripe começou, que foi no México, casos no EUA também não, será que foi contida a gripe nesses países?

Não tenho certeza. O mais provável é que, por ser verão no hemisfério norte, a incidência da doença seja bem mais baixa. Ou seja, as gripes são mais graves no inverno.
Lviter
Em minha cidade, a 150 km do Rio, já há muitos casos e parece que algumas mortes por causa da gripe embora as causas ainda não tenham sido confirmadas... Isto porque o exame oficial que realmente indica a doença leva quase um mês para sair o resultado.

Uma das pessoas infectadas está grávida de três meses e está internada, provavelmente perderá o bebê segundo o próprio médico. Outro é um guarda municipal, vizinho de uma conhecida, que está com febre direto bem alta e forte em casa, mas sem dispnéia (falta de ar) e o médico tb confirmou o diagnóstico de gripe suína.

As informações confirmam que a gripe aparece e se desenvolve muito rápido. E que é especialmente perigosa para as grávidas.
Alissonasimento
Eae galera bom

O Muito pensa que isso e brincadeira mais nao

Bora toma cuidado mesmo qeu seje brincadeira oque custa fala as mão com alcool
custa nada

Curiosidade.

Vi num site no gual dizia que a gripe suina foi criada pelo estado E.U.A devido a crise que ele tinha
ai foi feia a gripe pra abafa o caso

kkk Mentira isso
meu ate parece kk

Alisson Elias
Lviter
Alissonasimento wrote:

Vi num site no gual dizia que a gripe suina foi criada pelo estado E.U.A devido a crise que ele tinha

kkk Mentira isso
meu ate parece kk

Alisson Elias

Os vírus sofreram mutações nos rebanhos industriais suínos:.
http://www4.ensp.fiocruz.br/radis/rede/179.html

Embora os vírus envolvidos já circulem por aí há tempos, esta gripe especificamente
eclodiu na localidade de La Gloria, no México onde funcionam fazendas gigantescas
de propriedade de estadunidenses que produzem 1 milhão de porcos por ano
( o local é pequeno não tem mais de quatro mil habitantes). Estas fazendas
obviamente não funcionam em território norte-americano por razões econômicas
e ambientais. Rolling Eyes

Quote:
"Os moradores de La Glória – alguns deles trabalhadores da Carroll – não têm dúvida: a fonte da enfermidade é o criatório de porcos, que produz quase 1 milhão de animais por ano. Segundo as informações, as fezes e a urina dos animais são depositadas em tanques de oxidação, a céu aberto, sobre cuja superfície densas nuvens de moscas se reproduzem. A indústria tornou infernal a vida dos moradores de La Glória, que, situados em nível inferior na encosta da serra, recebem as águas poluídas nos riachos e lençóis freáticos.

A contaminação do subsolo pelos tanques já foi denunciada às autoridades, por uma agente municipal de saúde, Bertha Crisóstomo, ainda em fevereiro, quando começaram a surgir casos de gripe e diarreia na comunidade, mas de nada adiantou. Segundo o deputado Atanásio Duran, as Granjas Carroll haviam sido expulsas da Virgínia e da Carolina do Norte por danos ambientais. Dentro das normas do Nafta, puderam transferir-se, em 1994, para Perote, com o apoio do governo mexicano. Pelo tratado, a empresa norte-americana não está sujeita ao controle das autoridades do país. É o drama dos países dominados pelo neoliberalismo: sempre aceitam a podridão que mata."

Mauro Santayana, Jornal do Brasil - 01.03.09

http://www.jblog.com.br/politica.php?itemid=12578
cparakawa
Lviter wrote:
Alissonasimento wrote:

kkk Mentira isso
meu ate parece kk

Alisson Elias

Embora os vírus envolvidos já circulem por aí há tempos, esta gripe especificamente
eclodiu na localidade de La Gloria, no México onde funcionam fazendas gigantescas

Quote:
"Os moradores de La Glória – alguns deles trabalhadores da Carroll – não têm dúvida: a fonte da enfermidade é o criatório de porcos, que produz quase 1 milhão de animais por ano. Segundo as informações, as fezes e a urina dos animais são depositadas em tanques de oxidação, a céu aberto, sobre cuja superfície densas nuvens de moscas se reproduzem. A indústria tornou infernal a vida dos moradores de La Glória, que, situados em nível inferior na encosta da serra, recebem as águas poluídas nos riachos e lençóis freáticos.

A contaminação do subsolo pelos tanques já foi denunciada às autoridades, por uma agente municipal de saúde, Bertha Crisóstomo, ainda em fevereiro, quando começaram a surgir casos de gripe e diarreia na comunidade, mas de nada adiantou. Segundo o deputado Atanásio Duran, as Granjas Carroll haviam sido expulsas da Virgínia e da Carolina do Norte por danos ambientais. Dentro das normas do Nafta, puderam transferir-se, em 1994, para Perote, com o apoio do governo mexicano. Pelo tratado, a empresa norte-americana não está sujeita ao controle das autoridades do país. É o drama dos países dominados pelo neoliberalismo: sempre aceitam a podridão que mata."

Eu acho que culpar tão somente a indústria por causa da gripe do porco é tapar o sol com a peneira. Se eles produzem 1M de porcos por ano, é porque existe um mercado consumidor ávido por eles. Se o México aceitou uma indústria "podre" como a citada, a culpa é do povo mexicano que elege lixo - a maioria dos povos elege lixo mesmo. O grande mal do capitalismo, em tempos de consciência ecológica, é permitir que as pessoas consumam além do que necessitam em termos fisiológicos/biológicos.

Um exemplo dentro do Brasil.
As florestas são desmatadas? Sim
Quem desmata as florestas é mau? Nem melhor e nem pior do que a média dos demais
Por quê desmatam a floresta? Precisam de espaço
Espaço para que? Plantio, madeira, e, principalmente, criação de gado
Por quê? Porque as pessoas querem comer mais e/ou melhor (não necessariamente em termos nutricionais)
Qual a solução para o desmatamento?

Quando você tem um aumento de renda, você passa a consumir produtos mais caros. Carne é um exemplo clássico. Ainda mais no Brasil, em que frango é comida de pobre e peixe é muito caro. A mudança do estado de pobreza para a classe média se verifica na maior ingestão de carne bovina - churrasco é um exemplo claro disto. De quem é a culpa? Do capitalismo, que permite às pessoas aumentar a renda e o consumo. A China tem aumentado o consumo de carne também.

Mais carne, mais pasto, mais espaço, menos floresta.

Como resolver o problema? Maneira simples - matar 5 bilhões de seres humanos. A demanda cai e se preserva o meio ambiente. Não se precisa desmatar floresta, não se precisa de mais loteamentos, mais indústrias, mais nada. É como o câncer, e o câncer somos nós. O capitalismo seria como se o câncer fosse vermelho, azul ou verde. O real problema é que o câncer aumenta muito de tamanho e cada vez mais drena os recursos do corpo. Daí a analogia com a humanidade e o ecossistema.

Solução miguxa - vamos todos nos unir e preservar o meio ambiente, controlando a natureza da sociedade consumista/capitalista. Pois é, vamos voltar ao feudalismo, sem carro, sem ipod, comida racionada, sem computador, etc, etc. O Capitão Planeta vai resolver nossos problemas.

Solução mais cômoda - não fazemos nada, botamos a culpa nos outro e esperamos explodir, que não seja enquanto estivermos vivos. A gripe suína é culpa das malvadas indústrias que criam porco só visando lucro - afinal nós não consumimos porco (eu não, realmente eu evito ao máximo, mas sem radicalismo). Malditas madeireiras que derrubam as florestas, afinal de contas eu não tenho móveis de madeira em casa, ha ha. Inundam áreas enormes para hidrelétricas produzirem alumínio, meu carro não tem alumínio, nem meu ipod, nem meu pc, etc. Legal, não? O nome disto é hipocrisia, pelo que eu me lembre.

De quem é a culpa destas porcarias, como a gripe do porco e a doença da vaca louca? Da sociedade de consumo. E nós nos beneficiamos dela. Só que ninguém quer arcar com o prejuízo. Nem as empresas e nem nós, enquanto consumidores e cidadãos.

[]'s
Lviter
cparakawa wrote:
Lviter wrote:
Alissonasimento wrote:

kkk Mentira isso
meu ate parece kk

Alisson Elias

Quote:

Eu acho que culpar tão somente a indústria por causa da gripe do porco é tapar o sol com a peneira. Se eles produzem 1M de porcos por ano, é porque existe um mercado consumidor ávido por eles. Se o México aceitou uma indústria "podre" como a citada, a culpa é do povo mexicano que elege lixo - a maioria dos povos elege lixo mesmo. O grande mal do capitalismo, em tempos de consciência ecológica, é permitir que as pessoas consumam além do que necessitam em termos fisiológicos/biológicos.

Um exemplo dentro do Brasil.
As florestas são desmatadas? Sim
Quem desmata as florestas é mau? Nem melhor e nem pior do que a média dos demais
Por quê desmatam a floresta? Precisam de espaço
Espaço para que? Plantio, madeira, e, principalmente, criação de gado
Por quê? Porque as pessoas querem comer mais e/ou melhor (não necessariamente em termos nutricionais)
Qual a solução para o desmatamento?

Quando você tem um aumento de renda, você passa a consumir produtos mais caros. Carne é um exemplo clássico. Ainda mais no Brasil, em que frango é comida de pobre e peixe é muito caro. A mudança do estado de pobreza para a classe média se verifica na maior ingestão de carne bovina - churrasco é um exemplo claro disto. De quem é a culpa? Do capitalismo, que permite às pessoas aumentar a renda e o consumo. A China tem aumentado o consumo de carne também.

Mais carne, mais pasto, mais espaço, menos floresta.

Como resolver o problema? Maneira simples - matar 5 bilhões de seres humanos. A demanda cai e se preserva o meio ambiente. Não se precisa desmatar floresta, não se precisa de mais loteamentos, mais indústrias, mais nada. É como o câncer, e o câncer somos nós. O capitalismo seria como se o câncer fosse vermelho, azul ou verde. O real problema é que o câncer aumenta muito de tamanho e cada vez mais drena os recursos do corpo. Daí a analogia com a humanidade e o ecossistema.

Solução miguxa - vamos todos nos unir e preservar o meio ambiente, controlando a natureza da sociedade consumista/capitalista. Pois é, vamos voltar ao feudalismo, sem carro, sem ipod, comida racionada, sem computador, etc, etc. O Capitão Planeta vai resolver nossos problemas.

Solução mais cômoda - não fazemos nada, botamos a culpa nos outro e esperamos explodir, que não seja enquanto estivermos vivos. A gripe suína é culpa das malvadas indústrias que criam porco só visando lucro - afinal nós não consumimos porco (eu não, realmente eu evito ao máximo, mas sem radicalismo). Malditas madeireiras que derrubam as florestas, afinal de contas eu não tenho móveis de madeira em casa, ha ha. Inundam áreas enormes para hidrelétricas produzirem alumínio, meu carro não tem alumínio, nem meu ipod, nem meu pc, etc. Legal, não? O nome disto é hipocrisia, pelo que eu me lembre.

De quem é a culpa destas porcarias, como a gripe do porco e a doença da vaca louca? Da sociedade de consumo. E nós nos beneficiamos dela. Só que ninguém quer arcar com o prejuízo. Nem as empresas e nem nós, enquanto consumidores e cidadãos.

[]'s

Concordo com praticamente tudo. Alguns tentar fazer o pouco que podem. Eu tento fazer o que posso (já passei longos períodos sem comer carne de qualquer tipo, e como bem pouco atualmente, mas pretendo voltar a parar totalmente). Procuro exercitar o consumo consciente.

Mas a derrocada da espécie humana parece inevitável e talvez estas doenças estejam apenas cumprindo seu papel.
cparakawa
Lviter wrote:
Concordo com praticamente tudo. Alguns tentar fazer o pouco que podem. Eu tento fazer o que posso (já passei longos períodos sem comer carne de qualquer tipo, e como bem pouco atualmente, mas pretendo voltar a parar totalmente). Procuro exercitar o consumo consciente.

Mas a derrocada da espécie humana parece inevitável e talvez estas doenças estejam apenas cumprindo seu papel.

Eu não exclui carne do meu cardápio normal por preocupação ecológica ou por pena dos animais. O fato é que faz bem para mim mesmo evitar o consumo de carne de qualquer animal de sangue quente. Nunca acreditei muito nisto, mas eu fiz o teste poucos anos atrás e realmente funcionou para mim.

Antigamente a juventude sonhava com um mundo melhor, por pior que fossem as idéias e os meios imaginados. Hoje é cada um por si. A natureza está fazendo a parte dela, tentando controlar a espécie humana. Se não sofrer alguma mutação maluca, a gripe do porco mal vai arranhar a humanidade. Com os dados atuais, mesmo no pior cenário imaginado, não vai matar tanto quanto câncer, guerra, fome, trânsito ou aids.

Falando em Aids, começou a propagação da Aids do gorila (a atual seria do chipanzé). Depois falam que a culpa é dos americanos, zoofilia existe em qualquer lugar. Imaginar que existe um país de grande dimensão territorial e populacional como o Congo. Aonde se estupram pigmeus porque dariam super poderes defensivos. Homens também são alvos fáceis de estupros, por ser uma forma de intimidação de comunidades e subserviência dos violados. E depois a aids foi criada em laboratório, sei ...

É torcer para não estar vivo quando a m*rd* explodir. Alguma hora a natureza acerta e surge uma doença pior que a gripe espanhola.

[]'s
riccopt
gilmariofgl wrote:
Acho que agora é tarde pra mudar de nome.
Aqui o pessoal já está conhecendo até por Gripe do Bacurim!

nao é de agora que estao tentando "mudar" o nome da gripe...
o problema é que começaram usando o nome errado, o pessoal pegou "gosto" e continua utilizando a nomenclatura errada...

ao menos uma coisa que as pessoas estao se dando conta é que elas (em geral) não tem habitos de higiene adequada...

outro coisa é que as pessoas que estão DOENTES nao devem trabalhar, nao porque elas nao vao render, mas sim pelo risco de contagiar os outros trabalhadores (coisa que na china e no japao ja se faz a muito tempo)...

as pessoas deveriam utilizar mascaras quando saem de csas (SMEPRE), pois ajuda na prevenção de inumeras doenças...

mas que seja... a população do mundo está muito grande e precisa ser controlada..
nando
Mais uma
No verão, dengue e no inverno esta gripe,
agora ta faltando uma para a primavera e outra para o outono.

está complicada a coisa, na minha cidade natal o governador do estado suspendeu as escolas estaduais do município por tempo indeterminado e o prefeito decreto situação de emergência. Qualquer evento que tenha grandes concentrações de pessoas, estão proibidos, como shows, festas, bailes

Mas eu acho um pouco de exagero, foram só 3 mortes e alguns casos confirmados e tem muitas cidades muito piores por aí.
cparakawa
O inverno está passando, as escolas voltando às aulas. Gripe suína está virando notícia velha, não importa a gravidade da mesma. A crise do Senado é a mesma coisa. Notícia velha não vende jornal e nem prende telespectador no noticiário. Mesmo sendo algo grave, quem ainda tem paciência de ficar acompanhando o noticiário da crise do Senado, com novos escândalos semanais?

A diferença é que, aos olhos do povão, a gripe do porco é parte do seu cotidiano pessoal. Mas as pessoas vão acabar se acostumando. As pessoas se acostumaram até com a violência diária.
nando
cparakawa wrote:
O inverno está passando, as escolas voltando às aulas. Gripe suína está virando notícia velha, não importa a gravidade da mesma. A crise do Senado é a mesma coisa. Notícia velha não vende jornal e nem prende telespectador no noticiário. Mesmo sendo algo grave, quem ainda tem paciência de ficar acompanhando o noticiário da crise do Senado, com novos escândalos semanais?

A diferença é que, aos olhos do povão, a gripe do porco é parte do seu cotidiano pessoal. Mas as pessoas vão acabar se acostumando. As pessoas se acostumaram até com a violência diária.

Sobre a crise do senado, nem acompanho mais, eles "podem tudo" e não acontece nada com eles . E quando chega a eleição o povo vota neles de novo.
thi.dias
Eu acho que só é perigosa pra quem já está com a saude debilidada. Portanto, acho que o melhor a fazer é comer bem, praticar esportes e correr pro abraço. Se a gripe te pegar, você passa por ela tranquilo.
ericfrata
Ke seja... soh sei ke aki na minha cidade (jundiaí -SP) o baguio tah mtoo complikado.. .
Tem bastante nego morrendo por causa disso...
Soh isso a declara: Toma cuidado ai ke se naum o bixo pega... AuihAuhAuhA
Abraços a tds
mikelll
Todos os anos há gripe! Esta é apenas mais uma versão e não há que entrar em pânico! Todos temos é de tomar as medidas de prevenção necessárias e tomar medidas se formos contagiados Exclamation