FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

dicas sobre valores - webdesign

PChesini
iai galera . essa vai pros designers de plantao ae.

estou começando a trampar freelancer, ja me surgiu uma ou outra coisa pra fazer mas nao tenho noção do preço q é justo cobrar.. alguem ae pode dar uma ideia??

ex: preciso arrumar um feed q ta problematico e mais um sistema de implementação nos comentarios de um wordpress. 50 reais é barato ou caro?
D'Artagnan
50 reais pra mim é trabalho escravo, claro que isso depende demais qual o tamanho do trabalho? qual o valor da sua hora? se for coisa simples 50 "mango" ja da pro gasto.

minha experiencia como freelancer eh pequena, tive um experiencia pessima a menos de um ano, tanto por ignorancia (burrice mesmo) e por falta de experiencia. mas aqui onde eu trabalho vejo frequentemente o trabalho freelancers.

ESPECIFIQUE BEM o trabalho, vou fazer X ,Y,P,T e O e vai ficar assim, com minha pequena experiencia e na minha concepção o que mais "queima" profissionais são coisas mal feitas e coisas mal especificadas...

no primeiro caso, muitas pessoas tem o espirito vendor fazem a coisa "meia boca", falam maravilhas e quando mandam um trabalho o negocio é grosseiro, ja vi designer que deve ter aprendido a fazer webdesin em dos ou em maquina de escrever, geralmente esse tipo de coisa é uma carta de demissão, a pessoa nunca mais vai conseguir nada com aquele cliente, nem com os amigos ou parentes do sujeito , e depende de quem for vc esta lascado - prefiro ir na certesa.

no segundo caso o cliente fica achando que foi mal feito, quando foi ele que não entendeu. quantas veses ja ouvi "mas se ele não entendeu é problema dele" , bom ele não vai falar isso pra pessoa que pedir se ele conhece algum profissional da area vai?

sobre valores, depende altamente do padrão que vc esta se enquadrando, do lugar (cidade/estado) pra onde vc vai produzir e do tipo do seu cliente.

nos dois trabalhos que eu fiz no passado, fiz por trabalho, eu peguei uma media de mercado, e coloquei um valor mais compativel com o trabalho que eu estava fazendo, mas que vale-se o esforço. mas sempre é bom ter mias opiniões

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/439/trabalho_freelancer_fixo_ou_por_hora
http://www.webly.com.br/tutorial/teoria-do-design/14115/freelancer-quanto-cobrar.htm
riccopt
50 reais é barato... dependendo de quanto tempo voce vai levar para fazer o trabalho...
eu cobro no mínimo R$60 por HORA... ou faço um pacote fechado com X horas por mes para trabalhar para os clientes...
mariohs
50 reais é MUITO barato. Não tenho experiência no assunto, mas com certeza é muito barato. Se você está começando, é normal cobrar mais barato, mas não pode cobrar muito barato, porque depois é difícil subir o preço. Mas conforme seu trabalho vai sendo reconhecido e você ganhando alguma notoriedade, pode aumentar o preço. Claro que isso sempre vem atrelado com um salto em qualidade do seu trabalho.
PChesini
brigadão ae galera. vou dar uma lida nos links
valew lol
DVGS
hmmm .. também estava com esta duvida .. ajudou bastante.. vlw
Alice
Gostei das dicas! ^^ Também acho 50 barato, mas aí depende, se é o começo tudo bem mas depois nem compensa! =)
D'Artagnan
PChesini wrote:
brigadão ae galera. vou dar uma lida nos links
valew lol

brigado nada, 80 mango a hora da consultoria , mais o vale trasporte q eu to de busão Razz
Liques
Toda vez que um amigo meu fala:
"Liques, eu acho vou fazer um curso de webdesigner, eu ouvi falar que dá dinheiro.".

Em sempre falo:
"Webdesigner é o pedreiro da informática, trabalha... ou melhor, rala muito, ganha pouco e ainda tem que aguentar chefe explorador. Se você quiser alguma coisa, tem que evoluir de pedreiro pra arquiteto ou pintor." Very Happy
rafael2112
R$50,00 por uma hora de serviço está ótimo, mais tem que ver se vai ser realmente uma hora isso o que deve avaliar. Esse valor é o que empresa geralmente cobra por uma hora, mais inclui uma serie de despesas como INSS etc...
Acho que não tem uma regra fixa, você pode instalar um script(projeto) que já tenha feito, nesse caso deve cobrar mais.Porém se for arrumar uma falha por exemplo em algum site deve cobrar por hora acredito que menos que R$50,00
D'Artagnan
Liques wrote:
Toda vez que um amigo meu fala:
"Liques, eu acho vou fazer um curso de webdesigner, eu ouvi falar que dá dinheiro.".

Em sempre falo:
"Webdesigner é o pedreiro da informática, trabalha... ou melhor, rala muito, ganha pouco e ainda tem que aguentar chefe explorador. Se você quiser alguma coisa, tem que evoluir de pedreiro pra arquiteto ou pintor." Very Happy

isso é verdade! tocontigo e não abro.. fora q muita gente vira programador ou webdesigner somente pelo salario e além de se decepcionar com o salario se decepciona com a profissao
Deline
Nossa, isso vira sempre um dilema pra mim...-.-
Já li em vários fóruns como cobrar por serviços de programação e webdesign...Uns dizem que é por nº de linhas, outros verificam o trabalho em imagens, flash, etc...E tem uns cálculos...
Mas mesmo assim, o pessoal que contrata esse serviço parece que não tem noção do trabalho que dá essas coisas, tem gente que acha que site tem que valer 100 reais, dá vontade de fazer um site que valha 100 reais, ou seja, uma página escrito "Hello, World!".
É frustrante, difícil achar um cara que faz um design legal e que diga que ganha bem, por isso geralmente esse pessoal faz freelas, e se garante em coisas mais concretas.
PChesini
pesquisando vi um "calculo " baico vc ve seu custo por mes e faz o preçõ em cima das horas pra pagar esse custo..

isso é legal qdo ja ta engajado mas no inicio ... é foda =/
Guardian
Acho que esse é um assunto bem amplo (quanto $$$)... Acho que depende também pra quem você vai prestar o serviço e qual serviço você vai prestar... 50 reais por hora, uou, que pedreiro ganha isso!?

Nunca fui freelancer, mas acho que tem que cobrar mesmo, afinal, nos 'estudamos' pra isso!

Eu falei com minha irmã que o cara da lan house cobrada R$ 20,00 pra instalar uma placa, ela falou que era exploração, aí vem a questão... Essa pessoa teve que fazer um curso antes ocupando seu tempo, tem a questão da responsabilidade (caso o computador pif do nada...), fica a espera de pessoas para levar seus computadores para consertar, envolve todo um processo, agora, ficar entre nós, instalar uma placa é 'Plugin and Play', sem complicação... Já webdesign... Uff
Liques
Guardian wrote:
Acho que esse é um assunto bem amplo (quanto $$$)... Acho que depende também pra quem você vai prestar o serviço e qual serviço você vai prestar... 50 reais por hora, uou, que pedreiro ganha isso!?

é verdade, depende muito de onde se presta o serviço. Eu já ví Web ganhar quase isso em empresas de grande porte. Mas pena que a grande maioria esmagadora dos web não ganham mais de R$ 4 a hora...
riccopt
Liques wrote:
Guardian wrote:

é verdade, depende muito de onde se presta o serviço. Eu já ví Web ganhar quase isso em empresas de grande porte. Mas pena que a grande maioria esmagadora dos web não ganham mais de R$ 4 a hora...

R$4,00/h ?
digamos que a pessoa trabalhe 8hs por dia... isso daria apenas R$160,00 por semana... R$32,00 por dia... R$640 POR MES (BASICAMENTE O MESMO VALOR DE UM SALARIO MINIMO) ... digamos que essa pessoa more em sao paulo... e pegue 1 trem/metro por dia... R$2,30 por cada passagem (R$4,60)... e que tenha que comer algo no horario de almoço (R$10,00 por uma refeição decente)... ou seja dos R$32 que ele recebe por dia quase a metade vai em locomoção e refeição....

POR ESSE VALOR NEM ESTAGIÁRIO TRABALHA!!!

quem tem que se dar valor sao os profissionais e nao as empresas...

é por isso que eu só faço sites para fora do pais...
rafael2112
Liques wrote:
Mas pena que a grande maioria esmagadora dos web não ganham mais de R$ 4 a hora...

Sim é verdade, mais a empresa quem contrata vai cobrar 56/60 p/h para disponibilizar o funcionário emquanto que o funcinário ganho por mês as vezes essa quantia que você falou...

Quote:

Ou fica sem trabalho...Salário depende mais de oferta e procura do que outra coisa. Nos outros paises o salário minimo é maior o que melhora as coisas
riccopt
rafael2112 wrote:
Liques wrote:
Mas pena que a grande maioria esmagadora dos web não ganham mais de R$ 4 a hora...

Sim é verdade, mais a empresa quem contrata vai cobrar 56/60 p/h para disponibilizar o funcionário emquanto que o funcinário ganho por mês as vezes essa quantia que você falou...

Quote:

Ou fica sem trabalho...Salário depende mais de oferta e procura do que outra coisa. Nos outros paises o salário minimo é maior o que melhora as coisas
no brasil so fica desemporegado quem quer... eu sempre trabalhei com free lancer... e nunca tive problema algum... nunca fiquei desempregado... e nunca baixei o meu preço para conseguir trabalho...
Arthur3009
gente, eu uso photoshop, e até pode-se dizer que bem, sei fazer bastante coisas, vocês podem me explciar o que é freelancer? me desculpa a ignorância, mas realmente gostaria de saber. e 50 reais por hora, não é barato, mesmo eu não sabendo o que é, vai dar um puta salário! Surprised
Deline
Arthur3009 wrote:
gente, eu uso photoshop, e até pode-se dizer que bem, sei fazer bastante coisas, vocês podem me explciar o que é freelancer? me desculpa a ignorância, mas realmente gostaria de saber. e 50 reais por hora, não é barato, mesmo eu não sabendo o que é, vai dar um puta salário! Surprised

Um freelance é um termo pra trabalhos sem compromisso com carteira de trab. etc, você faz o serviço, e é pago por ele...mas sem compromisso com empresa nem nada.
rafael2112
riccopt wrote:
rafael2112 wrote:
Liques wrote:

Quote:

no brasil so fica desemporegado quem quer... eu sempre trabalhei com free lancer... e nunca tive problema algum... nunca fiquei desempregado... e nunca baixei o meu preço para conseguir trabalho...

Bom deve estar com certa sorte, pois o problema do free lancer é conseguir clientes difícil para quem está começando, empresas'tem mais credibilidade
riccopt
rafael2112 wrote:
riccopt wrote:
rafael2112 wrote:
Liques wrote:

Quote:

Bom deve estar com certa sorte, pois o problema do free lancer é conseguir clientes difícil para quem está começando, empresas'tem mais credibilidade
verdade... e tambem por eu ter um bom portfolio... e por trabalhar com um mercado que pouca gente suporta trabalhar...
riccopt
Arthur3009 wrote:
um puta salario seria se voce tivesse a certeza de que todo o mes voce teria trabalho... e que todas as horas que voce tem disponivel para trabalhar estarao preenchidas... o que normalmente nao é o caso...
escritor
Por R$50 eu explico para a pessoa que a maioria das empresas brasileiras de webdesign usam técnicas ultrapassadas e defasadas.
marcoswebdesign
rapaz hoje estou fazendo faculdade com o dinheiro que ganho dos sites que crio, se 50 conto é pouco ou nao depende muito da realidade de cada um, pra alguns eu ate aumento o preço cobro 80 conto mais ai como ja falei vai depender muito da conversa como o cliente e olhe que o preço da minha faculdade acho caro pra cassete.
mais a coisa flui desse jeito mesmo o que importa é começar e com issoi adquirir experiencia desta forma depois a pessoa poderá fazer as coias com mais perfeição.
riccopt
marcoswebdesign wrote:
rapaz hoje estou fazendo faculdade com o dinheiro que ganho dos sites que crio, se 50 conto é pouco ou nao depende muito da realidade de cada um, pra alguns eu ate aumento o preço cobro 80 conto mais ai como ja falei vai depender muito da conversa como o cliente e olhe que o preço da minha faculdade acho caro pra cassete.
mais a coisa flui desse jeito mesmo o que importa é começar e com issoi adquirir experiencia desta forma depois a pessoa poderá fazer as coias com mais perfeição.
50 por hora ou por site?
wilian32
riccopt disse:

Quote:
no Brasil so fica desemporegado quem quer... eu sempre trabalhei com free lancer... e nunca tive problema algum... nunca fiquei desempregado... e nunca baixei o meu preço para conseguir trabalho...

Concordo plenamente, tante gente falando sobre desemprego e tralalá.. vagas de emprego tem de sobra, o que faltam são pessoas capacitadas para elas.!

Sei que cada um de nós vive uma realidade diferente, mas com esforço e dedicação você consegue chegar à lugares bem distantes!

Opá, R$50,00/h? Vamos supor que você trabalhe apenas 4h/dia... por dia R$200,00 - por semana R$1.000,00 - tirando os sábados e Domingos... um mês tem em média 4 semanas, isso significa que por mês tiraria uns R$ 4.000,00.! o0'

Será que minhas contas estão certas? É muita grana.! Crying or Very sad HAHA'

Boa sorte com os Freelas.! o /
riccopt
wilian32 wrote:
Opá, R$50,00/h? Vamos supor que você trabalhe apenas 4h/dia... por dia R$200,00 - por semana R$1.000,00 - tirando os sábados e Domingos... um mês tem em média 4 semanas, isso significa que por mês tiraria uns R$ 4.000,00.! o0'

Será que minhas contas estão certas? É muita grana.! Crying or Very sad HAHA'

Boa sorte com os Freelas.! o /

é aquilo que eu ja expliquei antes... que vai trabalhar de freelance tem que cobrar mais pela hora que uma pessoa que vai ser contratada e ter um salario fixo... pq? pq quem trabalha com freelance nao vai conseguir lotar todas as suas 40 horas da semana com servicos durante todas as semanas do mes... pode acontecer de ficar 2 ou 3 semanas sem aparecer servico... assim como pode acontecer de ter um monte de serviço.. e de nao poder pegar os servicos... por nao conseguir entregar nos prazos necessarios...