Atualmente existem vários players para linux, de diferentes skins e funcionalidades, porém que usuário linux nunca teve vontade de escutar musica através das linhas de comando ?? (espero não ser o ùnico rs..)
bom vamos lá !
OBS: apertando duas vezes tab no terminal, ele completa o nome ou caminho.
1° entre no terminal (konsole, tty1, gnome-terminal, xterm), e digite :
no meu caso eu fiz o seguinte:
A Opção que eu usei -g 80 significa gain (volume, ganho), que varia de 0 a 100, ou seja voce regula o volume, existem outras opções para modificar ou ajustar o audio, basta digitar mpg321 no terminal que ele dará as opções.
2° agora vamos deixar a musica tocando em segundo plano do terminal, no terminal aperte:
ctrl + z
3° Feito isso aparece-rá uma mensagem parecida com essa:
[1]+ Stopped mpg321 -g 80 /mnt/dados/musica/korn/*
4° Conseguimos colocar a musica para segundo plano, porém ela ficou em stopped, para resolver isso vamos usar o comando :
5° Agora se tudo deu certo você estar escutando musica em plano de fundo e com o terminal livre para utilizar, para ver os programas que estão em plano de fundo digite :
6°vai aparecer uma menssagem parecida com essa:
[1]+ Running mpg321 -g 80 /mnt/dados/musica/korn/* &
7°o primeiro numero é util para identificar o processo, para trazer o processo de segundo plano para primeiro, você usa o seguinte comando :
no caso do 6° exemplo usaria do seguinte modo :
8° Para cancelar um processo voce tem que telo no primeiro plano e apertar:
ctrl + c
9° para escolher uma pasta inteira de musica utilize o asteristico (*), por exemplo:
mpg321 -g 80 /home/musicas/korn/*
com esse comando o programa vai selecionar todas as musicas que estão na pasta korn
Bom pessoal quem tiver alguma duvida é só postar !!!
abraço!
bom vamos lá !
OBS: apertando duas vezes tab no terminal, ele completa o nome ou caminho.
1° entre no terminal (konsole, tty1, gnome-terminal, xterm), e digite :
| Code: |
| mpg321 opção caminho_para_a_musica |
no meu caso eu fiz o seguinte:
| mpg321 -g 80 /mnt/dados/musica/korn/ADIDAS.mp3 |
A Opção que eu usei -g 80 significa gain (volume, ganho), que varia de 0 a 100, ou seja voce regula o volume, existem outras opções para modificar ou ajustar o audio, basta digitar mpg321 no terminal que ele dará as opções.
2° agora vamos deixar a musica tocando em segundo plano do terminal, no terminal aperte:
ctrl + z
3° Feito isso aparece-rá uma mensagem parecida com essa:
[1]+ Stopped mpg321 -g 80 /mnt/dados/musica/korn/*
4° Conseguimos colocar a musica para segundo plano, porém ela ficou em stopped, para resolver isso vamos usar o comando :
| bg |
5° Agora se tudo deu certo você estar escutando musica em plano de fundo e com o terminal livre para utilizar, para ver os programas que estão em plano de fundo digite :
| jobs |
6°vai aparecer uma menssagem parecida com essa:
[1]+ Running mpg321 -g 80 /mnt/dados/musica/korn/* &
7°o primeiro numero é util para identificar o processo, para trazer o processo de segundo plano para primeiro, você usa o seguinte comando :
| fg numero_do_processo |
no caso do 6° exemplo usaria do seguinte modo :
| fg 1 |
8° Para cancelar um processo voce tem que telo no primeiro plano e apertar:
ctrl + c
9° para escolher uma pasta inteira de musica utilize o asteristico (*), por exemplo:
mpg321 -g 80 /home/musicas/korn/*
com esse comando o programa vai selecionar todas as musicas que estão na pasta korn
Bom pessoal quem tiver alguma duvida é só postar !!!
abraço!