FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Dica Linux - Escutar musica pelo Terminal (Linha de comando)

quirino
Atualmente existem vários players para linux, de diferentes skins e funcionalidades, porém que usuário linux nunca teve vontade de escutar musica através das linhas de comando ?? (espero não ser o ùnico rs..)

bom vamos lá !

OBS: apertando duas vezes tab no terminal, ele completa o nome ou caminho.

1° entre no terminal (konsole, tty1, gnome-terminal, xterm), e digite :

Code:
mpg321 opção caminho_para_a_musica

no meu caso eu fiz o seguinte:

Code:
mpg321 -g 80 /mnt/dados/musica/korn/ADIDAS.mp3

A Opção que eu usei -g 80 significa gain (volume, ganho), que varia de 0 a 100, ou seja voce regula o volume, existem outras opções para modificar ou ajustar o audio, basta digitar mpg321 no terminal que ele dará as opções.

2° agora vamos deixar a musica tocando em segundo plano do terminal, no terminal aperte:

ctrl + z

3° Feito isso aparece-rá uma mensagem parecida com essa:

[1]+ Stopped mpg321 -g 80 /mnt/dados/musica/korn/*

4° Conseguimos colocar a musica para segundo plano, porém ela ficou em stopped, para resolver isso vamos usar o comando :

Code:
bg

5° Agora se tudo deu certo você estar escutando musica em plano de fundo e com o terminal livre para utilizar, para ver os programas que estão em plano de fundo digite :

Code:
jobs

6°vai aparecer uma menssagem parecida com essa:

[1]+ Running mpg321 -g 80 /mnt/dados/musica/korn/* &

7°o primeiro numero é util para identificar o processo, para trazer o processo de segundo plano para primeiro, você usa o seguinte comando :

Code:
fg numero_do_processo

no caso do 6° exemplo usaria do seguinte modo :

Code:
fg 1

8° Para cancelar um processo voce tem que telo no primeiro plano e apertar:

ctrl + c

9° para escolher uma pasta inteira de musica utilize o asteristico (*), por exemplo:

mpg321 -g 80 /home/musicas/korn/*

com esse comando o programa vai selecionar todas as musicas que estão na pasta korn

Bom pessoal quem tiver alguma duvida é só postar !!!

abraço!
mariohs
Meu deus do céu! Estou me sentindo tão humilde aqui Very Happy
Espero nunca precisar usar isso, dá preguiça até de começar. Mas caso eu precise, já sei aonde recorrer Very Happy
quirino
é mariohs no começo eu também me assustava quando via linhas de comando ...rs

mas agora já estou familiarizado ...
Deline
quirino wrote:
Atualmente existem vários players para linux, de diferentes skins e funcionalidades, porém que usuário linux nunca teve vontade de escutar musica através das linhas de comando ?? (espero não ser o ùnico rs..)

bom vamos lá !

OBS: apertando duas vezes tab no terminal, ele completa o nome ou caminho.

1° entre no terminal (konsole, tty1, gnome-terminal, xterm), e digite :

Code:
mpg321 opção caminho_para_a_musica

no meu caso eu fiz o seguinte:

Code:
mpg321 -g 80 /mnt/dados/musica/korn/ADIDAS.mp3

A Opção que eu usei -g 80 significa gain (volume, ganho), que varia de 0 a 100, ou seja voce regula o volume, existem outras opções para modificar ou ajustar o audio, basta digitar mpg321 no terminal que ele dará as opções.

2° agora vamos deixar a musica tocando em segundo plano do terminal, no terminal aperte:

ctrl + z

3° Feito isso aparece-rá uma mensagem parecida com essa:

[1]+ Stopped mpg321 -g 80 /mnt/dados/musica/korn/*

4° Conseguimos colocar a musica para segundo plano, porém ela ficou em stopped, para resolver isso vamos usar o comando :

Code:
bg

5° Agora se tudo deu certo você estar escutando musica em plano de fundo e com o terminal livre para utilizar, para ver os programas que estão em plano de fundo digite :

Code:
jobs

6°vai aparecer uma menssagem parecida com essa:

[1]+ Running mpg321 -g 80 /mnt/dados/musica/korn/* &

7°o primeiro numero é util para identificar o processo, para trazer o processo de segundo plano para primeiro, você usa o seguinte comando :

Code:
fg numero_do_processo

no caso do 6° exemplo usaria do seguinte modo :

Code:
fg 1

8° Para cancelar um processo voce tem que telo no primeiro plano e apertar:

ctrl + c

9° para escolher uma pasta inteira de musica utilize o asteristico (*), por exemplo:

mpg321 -g 80 /home/musicas/korn/*

com esse comando o programa vai selecionar todas as musicas que estão na pasta korn

Bom pessoal quem tiver alguma duvida é só postar !!!

abraço!

Cara, gostei muito! Esse último semestre do CEFET a gente mexeu muito na linha de comando do Linux, fazíamos tudo por lá, desde instalações até edição de arquivos...Bem legal! Vou testar depois xD
albuferque
Esse também é outro reprodutor de mp3, mas para modo texto e muito completo, ele reproduz arquivos em formato ogg, wav entre outros, tem suporte a playlist e mixagem de vários canais. No meu ver, o mais completo dos players em modo texto.

Você pode obter o mp3blaster a partir do site:

http://www.stack.nl/~brama/mp3blaster/

Detalhes sobre a instalação você encontra por lá.

Para ativar o shuffle e o repeat, use respectivamente as teclas "F7" e "F6". Com "D" você apaga as músicas selecionadas no playlist e com as teclas "+" e "-" você navega por um vasto menu na parte superior da janela.
quirino
albuferque wrote:
Esse também é outro reprodutor de mp3, mas para modo texto e muito completo, ele reproduz arquivos em formato ogg, wav entre outros, tem suporte a playlist e mixagem de vários canais. No meu ver, o mais completo dos players em modo texto.

Você pode obter o mp3blaster a partir do site:

http://www.stack.nl/~brama/mp3blaster/

Detalhes sobre a instalação você encontra por lá.

Para ativar o shuffle e o repeat, use respectivamente as teclas "F7" e "F6". Com "D" você apaga as músicas selecionadas no playlist e com as teclas "+" e "-" você navega por um vasto menu na parte superior da janela.

tem alguns amigos meus que usam esse programa msm, eu mesmo nunca usei mas qualquer dia eu vou experimentar, atualmente uso o amarok, adoro esse player!
nando
Antes eu gostava de usar pela linha de comando, mas hoje tenho preguiça.
Já usei o mpg123, mpg321 , o mp3blaster
Onife
Cara bem que poderiam fazer alguns tutos de shell script para iniciantes ou até mesmo algo como programação perl ou python para manutenção de redes de sites!

Muito boa essa dica, já conhecia mas nunca experimetei, embora só utiliza o shell para editar arquivos, manutenção do sistema e algumas outrsa coisas que é bem mais rápida do que fazer por algum GUI!
Onife
Cara bem que poderiam fazer alguns tutos de shell script para iniciantes ou até mesmo algo como programação perl ou python para manutenção de redes...!

Muito boa essa dica, já conhecia mas nunca experimetei, embora só utiliza o shell para editar arquivos, manutenção do sistema e algumas outrsa coisas que é bem mais rápida do que fazer por algum GUI!