FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Pós-formatação: Quais programas não podem faltar?

Guardian
Estava eu formatando minha torradeira (brincadeira, é um PII que esquenta pacas...), e resolvi colocar só o essencial (porque vou comprar um notebook e o "computador" vai ficar pra minha irmã fazer os trabalhos de faculdade), e pensei nos softwares que iria instalar, abaixo a lista nada básica que instalei:

- Avast (Antivírus)
- Adobe Reader 8.0 (Ler .pdf, essencial...)
- Software multifuncional HP
- Discador (Para entrar na internet... ¬¬)
- Winamp 5 (Player de música)
- Nero (Gravador de CD, DVD, criação de capas e afins)
- Firefox 2 (Navegador: Esse não pode faltar!)
- 7zip (Descompactador .zip .rar e etc. Super completo. Compactador eu uso o do Windows mesmo...)
- Office 2003 (Básico: Word, PowerPoint e Excel)

Qual seria a sua lista? Compartilhe!
Vanilla
Opera, MSN, eMule, Adobe Photoshop, Core FTP e Notepad ++. Sem esses três últimos, meu blog simplesmente não existe. Sem meu navegador, eu fico um tanto perdida (e tentando usar mouse gestures até no Windows). MSN é o básico do básico. Gtalk até quebra um galho, mas quando estamos acostumados com outra coisa é complicado...
rafael2112
Guardian wrote:

- Discador (Para entrar na internet... ¬¬)

É só criar uma nova conexão, e colocar o numero lá, faz um bom tempo que não uso discador, tanto para discada como DSL

Guardian wrote:

- Winamp 5 (Player de música)

Pode usar o media player que ja vem com windows, mais o Winanp para musica é melhor, para o média player precisa de uma pacote de codecs para rodar DVD.
É acho que na lista faltou o comunicador instantaneo MSN
gilmariofgl
Ares
FairUse Wizard
Sonar
Office (Word - Excel - FrontPage)
Foxit Reader
aMSN
Firefox
Photoshop
PhotoImpact
K-Lite Codec Pack
Drivers (Som, Vídeo)
Nero
WinRAR
Avira

São tantos que foi preciso criar um DVD de instalção já com esses programas inclusos. (Track1 Boot XP + Track2 Programas)
D'Artagnan
minha formula pos formatação

crie uma pasta,
coloco os instaladores de todas as tranqueiras q vc tiver
grave um dvd
formate
instale o uindos
coloque o dvd
abra a pasta
selecione todos os intaladores
aperte enter e de todos os nexts possiveis Smile

ums semana depois vc vai ter que formatar denovo Wink
mariohs
Aplicativos indispensáveis:
  • Firefox e extensões (browser e download manager)
  • Miranda (cliente de msn, gtalk e icq)
  • 7-Zip (gerenciador de arquivos compactados)
  • Notepad++ (editor de textos)
  • MediaMonkey (organizador de músicas)
  • Foobar (player de músicas)
  • VLC (player de vídeos)
  • Launchy (keystroke launcher)
  • CDBurnerXP (gravação de cd's e dvd's)
  • Foxit PDF Reader (leitor de pdf's)
  • PuTTY (acesso telnet e ssh)
  • FileZilla (acesso ftp e sftp)
  • uTorrent (client de bit torrent)
  • IrfanView (visualizador de imagens)

Manutenção, afinal depois de formatar, tentar manter tudo organizado Very Happy
  • JkDefrag GUI (desfragmentador)
  • Revo Uninstaller (desinstalador de aplicativos)
  • CCleaner (crap cleaner)

Bells and whistles
  • Samurize (monitores de performance no seu desktop)
  • Rainlendar (calendário , eventos e todo's no desktop)
  • GCALDaemon (sincroniza o Google Calendar com o Rainlendar)
  • FastStone Capture (facilita screenshots - versão 5.3, que é free)
  • Taskbar Shuffle (organiza as janelas da taskbar)
  • RocketDock (dock para aplicativos)

Não lembro todos de cabeça, depois eu entro na minha máquina e atualizo o post.
Guardian
[quote="rafael2112"]
Guardian wrote:

Pode usar o media player que ja vem com windows, mais o Winanp para musica é melhor, para o média player precisa de uma pacote de codecs para rodar DVD.
É acho que na lista faltou o comunicador instantaneo MSN

Se for usar o Media Player (que não toca DVD sem codec) e não o Winamp, então pode usar o Messenger que já vem instalado no Windows se for assim... Todo computador que se preze tem leitor de DVD.

An... FileZilla (acesso ftp e sftp), esqueci de colocar esse na lista... Álias, se eu tivesse instalado pra mim colocaria tantos programas rsrs (Photoshop, Blender (modelagem 3D), Xnview (visualizador de imagens), etc, etc...).
Alice
Adorei esse tópico! *_* Então, meu caso é o mesmo que o seu Guardian, vou comprar um notebook e meu pai vai usar o meu PC pra fazer os trabalhos dele e talz, e antes fiz uma lista de programas que eu uso nesse PC e que o meu notebook terá que ter para eu viver feliz! rsrsrsrs... E que por coincidência você abriu esse tópico, legal, então vou compartilhar os programas...

Photoshop CS3
Dreamweaver CS3
Google Chrome
Firefox
AIMP2
AVAST
OPERA
PDFCREATOR
ADOBE READER 9
AD-AWARE
UTORRENT
SHAREAZA
EASYPHP
MSN
REALPLAYER
GLOBALINK
FILEZILLA
SPYBOT
NERO
NEAT IMAGE
GOOGLE TALK

Dessa lista pegarei só os mais importantes para por no notebook, mas esses aí são todos que uso no PC. Very Happy
Lviter
Eu tenho uma lista enorme salvada com as opções de programas classificados por categorias. Quando reinstalo vou escolhendo um de cada grupo. Há muitos da minha lista aí em cima e outros que não conhecia e estou anotando para depois experimentar. Toda vez que vejo um programa novo que me parece interessante e útil eu anoto pra testar depois. Uma amostra do que eu escolheria da lista:

SO - Windows

Sim eu sei que Linux blá, blá, blá... etc, mas...

Navegador - Firefox (com as indispensáveis extensões Speed Dial e Web Develper) ou Opera

Também sei que Opera é melhor, só não me acostumei com ele. Me casei com o Firefox e não quero me separar... Adoro este bichinho! Ah! E o Internet Explorer pra testar sites... (Argh! Não dá pra acreditar em quantas pessoas ainda usam esta coisa)

Antivírus - Avast

Outras Ferramentas de Segurança e Limpeza - Spybot e CCleaner

Firewall - Zone Alarm

Se desconfio que o computador possa estar vulnerável, de vez em quando baixo algum programa pro bom e atualizado complementar de segurança e dou um escaneamento completo. Mas a melhor proteção contra vírus é o discernimento do usuário.

Editor de Textos e etc - Office (Tem o OpenOffice, etc... pois é...) e Foxit Reader para PDF.

Compactador - Tugzip (além de ser eficiente, trabalha com imagens de discos e com TGZ)

MSN Messenger - Uso pouco, mas tenho que ter, de vez em quando é preciso.

Desenvolvimento WEB - Dreamweaver, Filezilla, Fireworks, Flash, Photoshop, Color Pic

Não dá pra escapar dos programas pagos aqui... Mas vou testar o GIMP e o Inkscape assim que tiver mais tempo.

Gravador de Mídia - Nero e ImgBurn

Som e Vídeo - Ares, UTorrent, BSPlayer, Winavi, VirtualDub, plugins Vobsub e K-Lite Mega Pack,
Subtitle Workshop (para trabalhar com legendas).
mintcg
- Avast (Antivírus, que bom mesmo é o pro, mas se você não tem grana use o home)
- Adobe Reader 8.0 (Ler .pdf que são arquivos , na maioria texto encontrados comunmente na internet)
- Nero (Gravador de midias.. cd de dvd, eu particularmente acho um lixo esse programa, mas os outros conseguem ser piores... então fazer o que? )
- Firefox 3 (Navegador pra Internet: Esse é revolucionario, eu sinceramente fico pensando como é uqe podem existir outros navegadores depois do firefox, é de loooooooooooooonge o melhor de todos, você ganha no minimo 10% de velocidade na navegação)
- Winrar ( compacta e descompacta arquivos, ha outros bons tambem, mas este divide arquivos em partes pequena é muito usado na web em arquivos para upload, então se você vai baixar alguma coisa via rapidshare por exemplo cedo ou tarde vai precisar desse.
- Office qualquer um, é tudo a mesma coisa na realidade (na verdade você só vai precisar do Word pra editar textos ou nem isso, porque eu por exemplo prefiro o bom e velho bloco de notas, mas vc te que ativar a quebra de linha se não complica rs)
- Windows Media Player ( ver video e ouvir música, precisa de codec e tal, mas eu acho que é o melhor da até pra ver RM do real player nele)
- Windows Live messeger ( pra bater papo com o povo, ha quem odeio, mas é o que todo mundo usa, entao se você não quer ficar desconcetado do mundo tem que ter também)
- Skype esse é pra conversar por audio mesmo, muito util se você tem parentes ou amigos no exterior!
- Photoshop ( pra editar umas coisinhas, sempre serve pra alguma coisa, se bem que se vocÊ não sabe mecher pode usar o Paint que vai fazer um serviço porco, mas enfim...

É eu acho que é só isso de essencial Smile
quirino
Apos um instalação eu sempre instalo os seguintes programas:

Mplayer; ( um dos melhores players para video )
Amsn; ( menssageiro)
Amule; ( Amule dispensa comentarios)
Skype;
Ktorrent; (muito rapido para baixar torrent)
Gimp; ( Editro de imagem muito bom)
Amarok; (meu player de audio preferido)
Kompozer;
Openoffice.
mariohs
To vendo que sou um dos poucos usuários de windows que não utiliza antivirus e firewall... Acho que estou dando sopa para o azar... Very Happy
Lviter
Um pouco off-topic, mas fui olhar os comentários sobre o Kompozer, pra ver se ele tinha melhorado e encontro esta peróla:

"O programa é perfeito... Graças à ele virei um mestre em construir tabelas para sites! Antes usava o PageBuildler do Yahoo, mas agora que descobri o verdadeiro potencial deste programa, desinstalei o PageBuildler e não quero mais saber de outro!"

O post é relativamente recente e o cara estava falando sério! Laughing Laughing Laughing
Eu não sou profissional, mas já sei o suficiente pra perceber as besteiras que eu também
devia dizer antes...
riccopt
NOD 32
Open Office

Mozilla Firefox
Mozilla Thunderbird

Bulk Rename Utility
PeaZIP

SEO Elite 4
Keyword Elite
Good Keywords v2.01
Directory Submitter
CoffeeCup HTML Editor
AceFTP 3 Freeware

InterVideo WinDVD

acho que estes sao os principais programas que eu uso...
Da Rossa
Autohotkey (quem usa não quer mais viver sem)
Firefox
foobar 2000. Pra que Winamp5?? Tá doidão? Foobar veio pra substituir. Winamp tá tão pesado (ainda mais pro seu pc) que deve ter até um pequeno delay.
mariohs
Da Rossa wrote:
Autohotkey (quem usa não quer mais viver sem)
Firefox
foobar 2000. Pra que Winamp5?? Tá doidão? Foobar veio pra substituir. Winamp tá tão pesado (ainda mais pro seu pc) que deve ter até um pequeno delay.

Tenho AutoHotkey instalado aqui, ainda não tive tempo de fuçar, mas preciso me mexer logo para usar. Deve quebrar um galhão. Embora o launchy já faça boa parte do trabalho sujo Very Happy

Lviter wrote:
Um pouco off-topic, mas fui olhar os comentários sobre o Kompozer, pra ver se ele tinha melhorado e encontro esta peróla:

"O programa é perfeito... Graças à ele virei um mestre em construir tabelas para sites! Antes usava o PageBuildler do Yahoo, mas agora que descobri o verdadeiro potencial deste programa, desinstalei o PageBuildler e não quero mais saber de outro!"

O post é relativamente recente e o cara estava falando sério! Laughing Laughing Laughing
Eu não sou profissional, mas já sei o suficiente pra perceber as besteiras que eu também
devia dizer antes...

As vezes ele está falando sobre criar tabelas mesmo, para mostrar dados e não para estruturar o layout. Fazer tabelas na mão é meio chatinho, um wizard cai bem nessas horas. Mas enfim, não sei qual o real sentido do que ele quis dizer Very Happy
D'Artagnan
só eu instalo um monte de coisas que eu nunca vou usar, até hoje eu instalo tradutor de codigo morse, não sei porque, acho legal!

a primeira coisa que eu instalo é sempre o WinRar... para descompactar os benditos drivers Rolling Eyes Laughing

alguém consegue me indicar um bom programa pra gravar cds e dvds que não o nero.
mariohs
D'Artagnan wrote:
só eu instalo um monte de coisas que eu nunca vou usar, até hoje eu instalo tradutor de codigo morse, não sei porque, acho legal!

a primeira coisa que eu instalo é sempre o WinRar... para descompactar os benditos drivers Rolling Eyes Laughing

alguém consegue me indicar um bom programa pra gravar cds e dvds que não o nero.

Para fritar CD's e DVD's, eu uso os seguintes:
CDBurnerXP
ImgBurn

Os dois quebram um bom galho, inclusive acho os dois bem melhor que o Nero. Pessoalmente eu uso o CDBurnerXP. Tenho o ImbBurn instalado aqui e também funciona.

A primeira coisa que eu instalo é o Firefox, a partir daí eu baixo as outras coisas. Os drivers geralmente são reconhecidos pelo SO.
phantombr
mariohs wrote:

CDBurnerXP
ImgBurn

Para usar no Windows Vista 64Bits, o Nero ficou complicado pois acredito que apenas o 8 em diante tem suporte. Então esses programas são mesmo essenciais, estou usando os dois para ver com qual vou ficar.
Alice
Lviter wrote:
"Eu tenho uma lista enorme salvada com as opções de programas classificados por categorias. Quando reinstalo vou escolhendo um de cada grupo. Há muitos da minha lista aí em cima e outros que não conhecia e estou anotando para depois experimentar. Toda vez que vejo um programa novo que me parece interessante e útil eu anoto pra testar depois..."

"Também sei que Opera é melhor, só não me acostumei com ele. Me casei com o Firefox e não quero me separar... Adoro este bichinho! Ah! E o Internet Explorer pra testar sites... (Argh! Não dá pra acreditar em quantas pessoas ainda usam esta coisa)"

gostei, também faço assim, uma lista e talz, quero por no pc só programas que uso, pra não deixar muita porcaria instalada sem necessidade! e eu tenho aqui o ff, ie, opera e chrome, por mais que eu tenha gostado do opera o ff ainda me domina! é incrivel! Razz
hive
Fora alguns dos que já foram citados aí pela galera eu não vivo sem:

Babylon Pro - tradutor instantâneo creme de la cream (pago)

Autohotkey - cria executáveis para macros de teclado - muito útil, principalmente pra sacanear a galera do trabalho (free)

Sothink SWF Decompiler - o nome já diz tudo (pago)

Windows Live Sync (antigo foldershare) - sincroniza pastas entre computadores pela net, muito bom mas o antigo gmail drive era bem melhor mas infelizmente não funciona mais (alguem conhece coisa melhor?). (free pra quem tem win original)

Phun - simulador de física em 2d, diversão garantida para as horas de ócio (free)

Google Earth - alguém conhece? -)

Google Chrome - não uso pra navegar, só pra criar atalhos no desktop pros aplicativos da Google (agenda, spreadsheets, docs) que funcionam muito melhor no Chrome.

Daemon Tools - cria discos virtuais

Free Download Manager - gerenciador de dowloads bacaninha, uso a mais de 6 anos

µTorrent - cliente pra bitTorrent leve e eficiente (free)

Limewire - muito bom pra baixar músicas avulsas (pra coisas mais pesadas vai emule e torrent) free
hive
hive wrote:
Fora alguns dos que já foram citados aí pela galera eu não vivo sem:
Windows Live Sync (antigo foldershare) - sincroniza pastas entre computadores pela net, muito bom mas o antigo gmail drive era bem melhor mas infelizmente não funciona mais (alguem conhece coisa melhor?). (free pra quem tem win original)

Procurei agora e encontrei um programinha excelente e free para substituir o sync da M$: Dropbox. Excelente, ele sincroniza com um servidor web e é muito rrápido.

Pra quem curte ficar nas clouds vale a pena: https://www.getdropbox.com/home
Kashinilaya
Procurei por algum programa importante que poderia ser adicionado às listas e não encontrei nada além do que já foi mencionado. Aliás, tem coisa demais nessas listas de vocês, para serem classificadas como essencial. Se vocês realmente usam tudo o que listaram, isso prova que sou um usuário de computador muito relapso. Estou subutilizando minha máquina!. É claro que para profissionais de informática, como a maioria de vocês deve ser, as listas podem ser consideradas básicas, mas para um usuário comum como eu tem coisa demais.

Para os usuários comuns bastam um browser, um gerenciador de e-mails, um office (gratuito, já que usuários comuns não usam o suficiente para justificar o gasto com software pago), um leitor de PDF, um gerenciador de multimídia, um gerenciador de agenda e (ah, disso vocês se esqueceram!) uns joguinhos, para relaxar. O sistema operacional original do computador já deve vir com todos esses programinhas.

Então, na minha humilde opinião, se não for um profissional da área, a lista deve ser bem mais básica!
mariohs
Kashinilaya wrote:
Procurei por algum programa importante que poderia ser adicionado às listas e não encontrei nada além do que já foi mencionado. Aliás, tem coisa demais nessas listas de vocês, para serem classificadas como essencial. Se vocês realmente usam tudo o que listaram, isso prova que sou um usuário de computador muito relapso. Estou subutilizando minha máquina!. É claro que para profissionais de informática, como a maioria de vocês deve ser, as listas podem ser consideradas básicas, mas para um usuário comum como eu tem coisa demais.

Para os usuários comuns bastam um browser, um gerenciador de e-mails, um office (gratuito, já que usuários comuns não usam o suficiente para justificar o gasto com software pago), um leitor de PDF, um gerenciador de multimídia, um gerenciador de agenda e (ah, disso vocês se esqueceram!) uns joguinhos, para relaxar. O sistema operacional original do computador já deve vir com todos esses programinhas.

Então, na minha humilde opinião, se não for um profissional da área, a lista deve ser bem mais básica!

Concordo com você, por isso eu separei na minha lista o que é indispensável, e as perfumarias. Na verdade existem diversos níveis de necessidade... consigo viver sem o media monkey? Sim. Consigo viver sem o Firefox? Não. Very Happy
nando
Debian e Ubuntu (Ubuntu foi uma distro que eu me agradei bastante) - Sistema Operacional

OpenOficce - Editor de texto, planilhas e bababah

Firefox 3.0 - Navegador

Mercury e Amsn ( Prefiro o mercury. Ele é meio instável, mas detona os concorrentes em funcionalidades - Messenger

Deluge ( Se tivesse o utorrent pra linux, eu usaria. Mas como não tem, o deluge continua sendo a melhor opção) - Compartilhador Bittorrent

K3b - Gravador

Mplayer - Payer de vídeo

Rhythmbox (Simples, mas eu gosto) - Player de musica

Evince - Leitor PDF

Quanta ( Pra mim "brincar" um pouco de programação web) rsrsrs

tem muitos outros mas acho que esses são os proncipais[/list]
PChesini
varia de pessoa pra pessoa

de antvirus eu uso o nod32
officce 2003/2007 se o pc for bom
winrar,
pdf reader
winamp,( e o k-lite codec pack)

isso sao os basicos
ai o resto varia de pessoa pra pessoa
Alice
Eu até puis aqui a minha lista, mas meu pc tá com Linux Ubuntu então não pega a maioria dos meus programas preferidos. Vou ter que esperar um tempo até mudar para o win XP e aí sim usar tudo da minha lista! \o/
Styrotermica
nod32 anti virus melhor que eu acho
limewire
winrar
office
nero
rafaht
Como vou formatar o notebook em breve, fiz minha lista para baixar:

Mozilla Firefox
Google Chrome
Opera
Comodo Antivirus
Office 2010
Camtasia Studio
µTorrent
FileZilla
Oracle VirtualBox
Winamp
Last.fm Scrobbler
Notepad++
Java Runtime Environment
Adobe Reader
Adobe Flash Player
Ccleaner
K-Lite Codec Pack
VLC
WinRAR
Malware Bytes
Nero
Google Earth
Google Drive
Dropbox
SubtitleWorkshop

Indeciso quanto a qual instalar ou se instalar:
NVU/Dreamweaver
Photoshop/Fireworks
Flash Professional
Propaga
Adobe - (a maioria)
Alwil Software
Corel
DVD Maker
Sonic Foundry
ACD Systems
AVG
Convert VOB to AVI
Foxit Software
Microsoft Office
Mozilla Firefox
Nero
Ratajik Software
Real
VideoLAN
Wave Arts
Winamp
ZaraSoft
windows_live
Os programas mais básicos que eu utilizo e não pode faltar no meu computador...

JDownloader
KMPlayer
notepad++
uTorrent 3.3
Photoshop CS6 (64)
Adobe Audition CS6
Vegas Pro 12.0 (64-bit)
Sound Forge Pro 10.0 BR
PhotoScape
TMPGEnc 2.58.44.152Plus
DVD-lab PRO 2
PDFCreator