FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Tabaco e álcool são as drogas mais consumidas no mundo

tzabaot
Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Agência Brasil

Quote:
10 de Dezembro de 2008

O coordenador nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Delgado, disse ontem (9) que os principais problemas com as drogas no mundo estão associados ao tabaco e ao álcool. A afirmação foi feita na abertura do seminário Educação e Redução de Danos.

“Se considerarmos os danos para a saúde medidos através dos anos perdidos, o álcool é uma droga dez vezes mais danosa que o total das drogas ilícitas. O tabaco está ligado à terceira causa mais freqüente de mortes no país, os transtornos cardiovasculares”, afirmou Delgado.

A informação foi ratificada pelo representante do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crimes (Undoc), Giovanni Quaglia, segundo o qual no relatório anual, feito pelo escritório em 2008, foi constatado que, nos últimos cinco anos, o consumo de drogas ilegais no mundo inteiro abrangeu em torno de 5% da população população mundial. O estudo analisou pessoas entre 15 e 64 anos de idade que utilizavam as drogas ao menos uma vez ao ano.

“O uso anual de drogas lícitas é muito maior, é usada por 50% da população mundial e o tabaco, usado por 30%. Os controles que existem sob a liderança da ONU conseguiram manter o controle das drogas ilícitas muito abaixo das lícitas”, destacou Quaglia.

<James007>Quote tags added</James007>
cparakawa
Podiam falar tbm que o cerco contra o tabaco vai se fechando, inclusive no Brasil. Já passaram as leis proibindo comerciais de tv, agora a onda é o smoking ban/banimento do cigarro de locais fechados. Muitos aqui devem lembrar do tempo da F1 em a disputa era entre maços de cigarro com rodas: Marlboro, JPS, Mild Seven, Rothmans, etc, etc. Só a Ferrari não tinha um carro disfarçado de maço de cigarro.

Particularmente, eu acho hipocrisia este negócio de drogas lícitas e ilícitas. A diferença é que as lícitas tem forte lobby que as mantém lícitas. Dano por dano, o álcool é pior que a maconha, e nem por isto esta última é algo bom.

A meu ver, a questão principal é o porquê das pessoas utilizarem drogas, lícitas ou ilícitas. Inclusive medicamentos (tranqüilizantes e tal), cafeína, açúcar, etc - que causam danos se consumidos em excesso, mas oferecem algum ganho imediato. Todas estas coisas são "muletas" para os problemas e dificuldades da vida. Tabaco tem efeito de controle de stress, cocaína ajuda a pessoa a se tornar mais desinibida (artistas e políticos são grandes usuários, embora não todos), maconha/skank/haxixe diminuem a tensão, cafeína/ecstasy te deixam mais "aceso" - energéticos, o crack diminui a fome, morfina diminui a dor - anestésico, o álcool lhe ajuda a esquecer os "pobrema" e assim vai. O consumo de drogas só acaba quando as pessoas não precisarem mais delas para tocar/suportar a vida. Ou mesmo para encarar a vida de uma forma "melhor".

Quando se fala do problema das drogas, o mais normal é se encarar o problema de forma parcial. E é uma questão muito complexa, no meu entender.
cparakawa
Pra não abrir outro thread:

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20081214/not_imp293568,0.php

Crack se espalha por todo o Brasil. Um amigo meu me relatou que o crack chegou na sua terra natal, uma minúscula cidade de 19.000 habitantes no sul da Bahia. Não sei se inventaram drogas mais fortes, mas crack e heroína são o fundo do poço.
Guardian
O álcool e o cigarro pra mim são como doenças que não tem cura... As empresas estão lucrando, os consumidores são "assíduos", a mundo omite, as pessoas morrem diariamente e vão para as estastísticas, qualquer um pode comprar e é a coisa mais normal do mundo ver alguém fumar ou beber...

São dois assuntos sem solução, como a educação no Brasil, a pirataria... A não ser que investissem pesado, coisa que está longe da realizada...

Agora ficar entre nós, quem cria o tópico não deixa sua opinião!? Isso está parecendo mais um Ctrl+C, Ctrl+V... Colou até um "Ir para: navegação, pesquisa"...
Guardian
[quote="Guardian"]O álcool e o cigarro pra mim são como doenças que não tem cura... As empresas estão lucrando, os consumidores são "assíduos", o mundo omite, as pessoas morrem diariamente e vão para as estastísticas, qualquer um pode comprar, é a coisa mais normal do mundo ver alguém fumar ou beber...

São dois dos assuntos sem solução, como a educação no Brasil, a pirataria... A não ser se houvesse um investimento pesado, coisa que está longe da realidade...

Agora ficar entre nós, quem cria o tópico não deixa sua opinião!? Isso está parecendo mais um Ctrl+C, Ctrl+V... Colou até um "Ir para: navegação, pesquisa"... * Não tenho nada contra a pessoa que postou, longe disso...
cparakawa
Guardian wrote:
Agora ficar entre nós, quem cria o tópico não deixa sua opinião!? Isso está parecendo mais um Ctrl+C, Ctrl+V... Colou até um "Ir para: navegação, pesquisa"... * Não tenho nada contra a pessoa que postou, longe disso...

Nem sei quem é o tzabaot. Embora tenha mais de 500 posts, não me lembro dele por aqui ... Rolling Eyes
D'Artagnan
cparakawa wrote:
Guardian wrote:

Nem sei quem é o tzabaot. Embora tenha mais de 500 posts, não me lembro dele por aqui ... Rolling Eyes

pelo que vi ele deve falar espanhol, so passou para dar um "oi" Smile

Quote:
Não tenho nada contra a pessoa que postou, longe disso...

acho que ele não entendende então da de falar mal Shocked
quirino
Para o governo é intere$ante a venda de cigerro e bebidas alcoolicas, pois gera muito imposto.
cparakawa
quirino wrote:
Para o governo é intere$ante a venda de cigerro e bebidas alcoolicas, pois gera muito imposto.

É e não é. O que vc arrecada com os impostos, vc gasta com a saúde pública. Mas como vc arrecada o imposto hoje e as pessoas, em geral, só ficam doentes após muitos anos, vc torra a grana e os governos futuros que se virem.

Tbm daria para legalizar outras drogas no mesmo esquema. O dinheiro que o tráfico gasta com armamentos ou com a "comunidade" iria para o governo na forma de impostos, o lucro do traficante se tornaria lucro do comerciante legal das drogas outrora ilegais. E alguns países já negam assistência pública de saúde não emergencial para usuários de drogas, inclusive fumantes e bêbados.

[]'s
Lviter
cparakawa wrote:
quirino wrote:

É e não é. O que vc arrecada com os impostos, vc gasta com a saúde pública. Mas como vc arrecada o imposto hoje e as pessoas, em geral, só ficam doentes após muitos anos, vc torra a grana e os governos futuros que se virem.

Tbm daria para legalizar outras drogas no mesmo esquema. O dinheiro que o tráfico gasta com armamentos ou com a "comunidade" iria para o governo na forma de impostos, o lucro do traficante se tornaria lucro do comerciante legal das drogas outrora ilegais. E alguns países já negam assistência pública de saúde não emergencial para usuários de drogas, inclusive fumantes e bêbados.

[]'s

Exatamente. Se o governo visa somente os impostos parte de uma visão extremamente míope.

Se a gente pensasse bem, os fornecedores de drogas é que deveriam arcar com os custos dos tratamentos dos usuários...

Um detalhe importante, é que o tráfico de drogas e as vendas de drogas lícitas estão entre os dez negócios mais lucrativos do mundo. E há muita gente da elite financeira e política associada a estes negócios. Ou dá pra imaginar que é só o traficante ferrado lá da favela que ganha com isso?
cparakawa
Lviter wrote:
Um detalhe importante, é que o tráfico de drogas e as vendas de drogas lícitas estão entre os dez negócios mais lucrativos do mundo. E há muita gente da elite financeira e política associada a estes negócios. Ou dá pra imaginar que é só o traficante ferrado lá da favela que ganha com isso?

Mais do estar entre os dez, é o SEGUNDO negócio mais lucrativo do mundo, só perde do comércio de armas. E o traficante da favela tá tentando subir na vida, tá bom que a chance é uma em 10.000, bem menor do que terminar preso ou morto. Apesar dos riscos altos, tem gente que prefere ter uma chance de 0,01% do que 0%. Bem, a maioria das pessoas não sabe avaliar riscos, fora as que dão valor zero à própria vida.

O tráfico se vale das próprias deficiências da sociedade para se manter. Pensando bem, a maioria dos negócios é assim.

[]'s
rafael2112
Realmente a maconha seria menos nociva a sociedade do que o alcool, pois a bebida é umas das maiores causas de homicídios, não recordo que cidade de SP que estabeleceu lei seca depois da meia noite e reduzio consideravelmente a taxa de homicídios.
O grande dilema é que bebida alcólica faz parte da cultura de varios países desde a antiguidade, não há como proibir(imagine a França sem seus vinhos), o tabaco também já fez parte mais de forma isolada e modesta, tanto a bebida como o tabaco viraram produtos de forte industrialização, o tabaco está um tanto decaido do quesito cultural, más o alcool não poderia dizer o mesmo...
Na minha opinião não sou favor de liberar a maconha para uso, pois seria mais uma droga(licita) para se preocupar,o consumo da droga deve aumentar tabém como ocoreu na Holanda, o tráfico existe porque é proibido e certamente lucrativo, se não fosse as drogas seria outra coisa como roubo, armas etc...
Liques
Entorpecentes em geral é uma praga mundial...

Recetemente viajei para um interior tão interior que nem o povo do interior conhece esse lugar. Mas um menino me mostrou um local onde toda noite os filhos dos caseiros fazem um fogueira. Ao mesmo tempo se drogam... não sei qual é o tipo de droga.

Alguém aqui fuma tabaco?
Vanilla
rafael2112 wrote:
Realmente a maconha seria menos nociva a sociedade do que o alcool, pois a bebida é umas das maiores causas de homicídios, não recordo que cidade de SP que estabeleceu lei seca depois da meia noite e reduzio consideravelmente a taxa de homicídios.
O grande dilema é que bebida alcólica faz parte da cultura de varios países desde a antiguidade, não há como proibir(imagine a França sem seus vinhos), o tabaco também já fez parte mais de forma isolada e modesta, tanto a bebida como o tabaco viraram produtos de forte industrialização, o tabaco está um tanto decaido do quesito cultural, más o alcool não poderia dizer o mesmo...
Na minha opinião não sou favor de liberar a maconha para uso, pois seria mais uma droga(licita) para se preocupar,o consumo da droga deve aumentar tabém como ocoreu na Holanda, o tráfico existe porque é proibido e certamente lucrativo, se não fosse as drogas seria outra coisa como roubo, armas etc...

Pra mim não existe isso de droga mais ou menos nociva. E sobre cultura... Bem daí poderíamos alegar que maconha é parte da cultura da Jamaica...

Liques wrote:
Entorpecentes em geral é uma praga mundial...

Recetemente viajei para um interior tão interior que nem o povo do interior conhece esse lugar. Mas um menino me mostrou um local onde toda noite os filhos dos caseiros fazem um fogueira. Ao mesmo tempo se drogam... não sei qual é o tipo de droga.

Alguém aqui fuma tabaco?

Eu fumei muito tempo, dos 17 aos 23 anos, passando por alguns períodos em que parava. Uma coisa é fato: todo fumante sabe dos riscos e mimimi mimimi.
rafael2112
Liques wrote:

Recetemente viajei para um interior tão interior que nem o povo do interior conhece esse lugar. Mas um menino me mostrou um local onde toda noite os filhos dos caseiros fazem um fogueira. Ao mesmo tempo se drogam... não sei qual é o tipo de droga

Poderiam estar enchendo a cara, da no mesmo........a não ser que for drogas mais pesadas ai sim seria grave
cparakawa
Liques wrote:
Alguém aqui fuma tabaco?

Não entendi direito. Eu sou fumante. Tem tabaco no cigarro. Fumo de cachimbo também é tabaco, muitas vezes o que varia é o corte do tabaco. E existem vários tipos de tabaco, normalmente é feita uma mistura deles no cigarro, no cachimbo o mais normal é usar somente um tipo. Pelo menos é disto que eu me lembro. Não sei se vc está falando de tabaco de enrolar.

Quanto à droga ser mais nociva ou não, existe uma escala de periculosidade. Eu acho evidente que o crack é mais nocivo que a maconha, mas não sou médico pra quantificar isto.
Alice
Liques wrote:
Recetemente viajei para um interior tão interior que nem o povo do interior conhece esse lugar. Mas um menino me mostrou um local onde toda noite os filhos dos caseiros fazem um fogueira. Ao mesmo tempo se drogam... não sei qual é o tipo de droga

nossa, isso é muito louco! O.o'
Gilgamesh
Eu acho que é a forma de lidar com certas situações da vida, com a qual muitas vezes a gente tem outras formas de lidar, ou mesmo ajuda, ou então daonde poderia vir ajuda não temos.
como por exemplo problemas familiares, problemas no relacionamento, no trabalho.
Não conseguimos lidar com alguns momentos de depressão ou sofrimento, e buscamos apoio em outras coisas. Como o alcool. Quem muitas vezes perdeu alguém, ou então o trabalho está um porre, e ai toma um porre pra relaxar? Eu nunca fiz isso, mas eu começo a entender um pouco o porque. Mas eu nunca me viciaria em nada

Ou simplesmente nos achamos pessoas melhores usando algum tipo de drogas, pois embora tenhamos trocentas desvantagens. Ou porque todo mundo faz, muita gente ainda faz, a minha geração é repleta de gente que acha tudo isso uma grande diversão, que beber é se divertir. A única diferença é o cigarro, que está diminuindo, já não temos mais propagandas, nem nada, mas as de bebida só aumentaram de um tempo pra cá.
Hoje muitos de meus amigos bebem pra socializar, e a maioria já não é mais tão meu amigo por causa disso, eu não curto sair beber, ficar bêbado e falar merda, acordar com dor de cabeça e com meu cérebro em degenerescência.

Quanto ao cigarro, mesmo com todas as medidas, é extremamente lucrativo e as pessoas utilizam pra reduzir a tensão. Ainda assim, lembro de quando meu primo começou a fumar, ele me dizia como se fosse algo muito legal, algo bem desafiador que ele estava fazendo, ao invés de reparar nas conseqüências - como o pai dele que passa por problemas com o fumo. Isso quando ele tinha uns 15 anos, mas felizmente ele parou.
Alice
eu sinceramente não consigo entender qual o prazer em aspirar uma fumaça! chega a ser ao meu ver muito imbecil! aqui meus pais já fumaram mas tiveram que parar por problema de saúde, minha mãe quase me perde por causa do fumo.
dbprodutor
sobre o tabaco sei que realmente sem perca de duvidas ele é nocivo a saude, provoca varios males pra saude, mesmo que ele seja usado moderadamente, porem o alcool só traz problema a saude quando engerido demasiadamente sem controle, quando vc se torna dependente dele.
Alice
Para mim os dois em qualquer quantidade são nocivos a saúde!
cparakawa
Alice wrote:
eu sinceramente não consigo entender qual o prazer em aspirar uma fumaça! chega a ser ao meu ver muito imbecil! aqui meus pais já fumaram mas tiveram que parar por problema de saúde, minha mãe quase me perde por causa do fumo.

Quem nasce e cresce em São Paulo não vê muita diferença. Lembro de uma reportagem, um tempo atrás, de um guarda de trânsito. Não fumante e sem fumantes dentro de casa, o exame do pulmão dele deu resultado similar a uma pessoa que fumava dois maços de cigarro por dia. E pensar que existem cidades mais poluídas do que São Paulo. Eu desenvolvi bronquite asmática com poucos meses de vida, ela foi cessar só quando eu tinha uns 10~11 anos de idade. "O que não mata, fortalece". Sei lá, talvez ... Rolling Eyes

[]'s
Alice
cparakawa wrote:
Alice wrote:

Quem nasce e cresce em São Paulo não vê muita diferença. Lembro de uma reportagem, um tempo atrás, de um guarda de trânsito. Não fumante e sem fumantes dentro de casa, o exame do pulmão dele deu resultado similar a uma pessoa que fumava dois maços de cigarro por dia. E pensar que existem cidades mais poluídas do que São Paulo. Eu desenvolvi bronquite asmática com poucos meses de vida, ela foi cessar só quando eu tinha uns 10~11 anos de idade. "O que não mata, fortalece". Sei lá, talvez ... Rolling Eyes

[]'s

Nossa! Rsrs, sorte minha que nasci, cresci e ainda moro em Fortaleza! Very Happy
nando
Gilgamesh wrote:

Ou simplesmente nos achamos pessoas melhores usando algum tipo de drogas, pois embora tenhamos trocentas desvantagens. Ou porque todo mundo faz, muita gente ainda faz, a minha geração é repleta de gente que acha tudo isso uma grande diversão, que beber é se divertir. A única diferença é o cigarro, que está diminuindo, já não temos mais propagandas, nem nada, mas as de bebida só aumentaram de um tempo pra cá.
Hoje muitos de meus amigos bebem pra socializar, e a maioria já não é mais tão meu amigo por causa disso, eu não curto sair beber, ficar bêbado e falar merda, acordar com dor de cabeça e com meu cérebro em degenerescência.
.

É verdade. Eu tenho muitos amigos que começaram a fumar aos 14, 15 anos de idade. E por que fizeram isso? Por problema familiar, financeiro ou algo parecido? Não... Simplesmente começaram a fumar por besteira, pra se mostrar, pra fazer "mala" pra garotas, ser mais do que os amigos, e hoje sem arrependem. Não param de fumar porque são dependentes.
E hoje? Já vi muitas crianças de 10, 11 anos fumando, enchendo a cara, quem sabe, até se drogrando.
cparakawa
nando wrote:
E hoje? Já vi muitas crianças de 10, 11 anos fumando, enchendo a cara, quem sabe, até se drogrando.

Tem muita criança que começa a usar drogas ANTES dos 10 anos. É só ver meninos de rua cheirando cola e fumando crack. Um conhecido meu, do Acre, disse que é comum a criança começar a usar mesclado com uns 8 ou 9 anos por lá. Um local em que a cocaína é mais barata que a maconha e, alguns anos atrás, teve metade dos deputados federais envolvidos com o tráfico de drogas.

[]'s
ANDREJOLIVEIRA
drogas to fora
Deline
Olha só o orgulho, a rua da minha faculdade é a que mais vende cerveja na Am. Latina!! kkkkkkkkkkk
squarezin
Os índios fumam(fumavam) "maconha" recém chamado de cachimbo da paz, era usado em comemorações e moderadamente, hoje em dia já se popularizou o uso da droga, e de maneira indevida, acredito que se fossem proibidas as "drogas leves" como álcool e cigarros, acredito eu que o mundo evoluiria de uma tal forma que em pouco tempo não teríamos mais drogados, claro que entra a questão da educação, policiamento, e saúde.
Lissandro
Esqueceram de comentar a cachaça!!!
O Brasil é o maior produtor
O Brasil é o maior consumidor
O Brasil é o maior EXPORTADOR!!!

Quero dizer com isso td, que se considerarmos que cerveja e tabaco são drogas, o Brasil pode em breve vir a ser um dos grandes traficantes do mundo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
D'Artagnan
Lissandro wrote:

Quero dizer com isso td, que se considerarmos que cerveja e tabaco são drogas, o Brasil pode em breve vir a ser um dos grandes traficantes do mundo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

verdade nunca vi um alcoolatra exclusivo de cerveja
cparakawa
D'Artagnan wrote:
Lissandro wrote:

verdade nunca vi um alcoolatra exclusivo de cerveja

Eu já vi um. Raridade mesmo. O George Best morreu só enchendo a cara de vinho. Para os que dizem que vinho faz bem à saúde. Rolling Eyes
phantombr
Na verdade cerveja não é tanto o problema.
Aqui onde eu moro os principais Alcólicos Anônimos são os viciados em cachaça mesmo.
A água-que-passarinho-não-bebe deixa até um cheiro característico na pessoa. Não tem como não identificar os 'anônimos'.
cparakawa
Catinga de pinguçu não tem como disfarçar. O sujeito exala um odor característico por horas. Pior ainda é o sujeito que já faz um pit stop pela manhã, antes do trabalho.
Liques
phantombr wrote:
Na verdade cerveja não é tanto o problema.

Eu também acho. Acredito que tudo que é bom, pode ser viciante. Por que existem tantos jovens grudados no computador o dia todo? Por que são viciadas em estudar matemática e física via internet. xD