FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Estudo revela que felicidade é contagiosa

cparakawa
http://www.bmj.com/cgi/content/full/337/dec04_2/a2338

Link chupinhado do blog do Marcos Guterman

"Dynamic spread of happiness in a large social network: longitudinal analysis over 20 years in the Framingham Heart Study"

Resumão no final do link:

Quote:
What is already known on this topic

Previous work on happiness and wellbeing has focused on socioeconomic and genetic factors
Research on emotional contagion has shown that one person’s mood might fleetingly determine the mood of others
Whether happiness spreads broadly and more permanently across social networks is unknown

What this study adds

Happiness is a network phenomenon, clustering in groups of people that extend up to three degrees of separation (for example, to one’s friends’ friends’ friends)
Happiness spreads across a diverse array of social ties
Network characteristics independently predict which individuals will be happy years into the future

Eu já tinha notado, é só ir num show de goth music ... Cool

Havia um outro estudo que ligava a felicidade a menores índices de doenças cardiovasculares. E não dá pra negar que pessoas felizes não se suicidam.

Eu, particularmente, acho que a felicidade permanente e irrestrita ("bobos alegres") é altamente correlacionada com baixa utilização do cérebro, estilo alguns cães. Só que infelicidade permanente é extremamente pior. Bom, pra mim felicidade é um estado transitório de espírito. E o mais importante é evitar ficar infeliz, o que eu vejo como uma espiral negativa. É fácil estragar o dia quando vc se sente bem; mas, quando vc se sente mal, os acontecimentos lhe puxam pra baixo. Ainda bem que eu consigo controlar isto razoavelmente bem ouvindo música. Para alguns não faz efeito, pra mim faz um efeito muito forte.

E vc, o que acha?
Lviter
cparakawa wrote:

Eu, particularmente, acho que a felicidade permanente e irrestrita ("bobos alegres") é altamente correlacionada com baixa utilização do cérebro, estilo alguns cães.

Eu já fiquei mais feliz lendo este comentário, porque ri muito... Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
Aprecio este humor sarcástico, parabéns pela tirada!

Aliás, acho que o bom humor é fundamental para a felicidade... Há pessoas que não tem motivo algum pra estar triste e parece que andam com uma nuvem negra em volta. Outras teriam todos os motivos para reclamar e estão quase sempre num clima positivo, e inclusive te colocam pra cima.

Tive uma amiga que teve câncer e passou por mil intervenções, mas quando a encontrava era ela quem me animava, se eu tinha qualquer problema... Conclusão: A felicidade depende das lentes com as quais você enxerga a vida...

Em tempo: Ouvir música pra mim também é fundamental pra me manter feliz!
quirino
Pessoas felizes tem maiores chances de atrair ou contagiar pessoas com alegria, e sem contar que é muito mais agravel estar ao lado de uma pessoa que te passa alegria do que estar ao lado de uma pessoa mal-humorada.....
cparakawa
Algo interessante sobre o estudo é que estima que a felicidade "irradia" até um nível 3 (amigo do amigo do amigo de alguém) e o efeito pode durar anos. Eu posso não gostar de pagode e axé, mas a pessoas que escutam este tipo de música são mais "alto astral", na minha experiência pessoal. É só estas pessoas não ficarem escutando isto perto de mim, então elas são altamente benéficas. Very Happy

Eu lembro de um post anterior do Kashinilaya, aonde ele fala que o diferencial dos brasileiros é que são bem mais alegres que os outros povos. Talvez este estudo comprove isto. Talvez o fato do Brasil nunca ter sofrido por grandes guerras e/ou catástrofes, e pelo fato do povo viver mais o dia-a-dia do que se preocupar com o amanhã, acabe gerando esta característica mais "feliz" ao longo do tempo.

Uma coisa sobre o qual o estudo não fala e que eu acho relevante, e é por isto que eu falei sobre os cães "bobo alegres": criar cães soltos dentro de casa alegra bastante o ambiente. A maior parte dos cães ficam felizes por qualquer coisa pequena, porque alguém chegou em casa, porque foi dar uma volta a pé ou de carro, porque ganhou um pedaço de comida mais saborosa, porque alguém fez um agrado, etc. Meu tio, já falecido, sempre teve problemas de saúde, principalmente câncer. O médico recomendou que ele arranjasse um cachorro para viver dentro de casa (ele só criava cães de guarda no quintal). Não dá pra saber se ajudou a retardar a doença, mas o clima doméstico ficou bem melhor, e o cachorro era bem do estilo "babão e feliz". Acho que este é um dos motivos do cão ser o "melhor amigo do homem".

É bem interessante pensar que a felicidade de cada um depende tanto das pessoas que o cercam - e da felicidade das pessoas que cercam os que o cercam, e daí em diante. É um componente social que, em geral, não levamos em conta nesta "busca pela felicidade".

[]'s
Gilgamesh
Eu já acho que a felicidade é uma das maiores fontes de alegria.
Fora a jocosidade, é bom, acho que pra mim o humor faz muita diferença, trabalho muito melhor, estudo muitas vezes melhor.
quirino
cparakawa wrote:
Eu posso não gostar de pagode e axé, mas a pessoas que escutam este tipo de música são mais "alto astral", na minha experiência pessoal. É só estas pessoas não ficarem escutando isto perto de mim, então elas são altamente benéficas. Very Happy
[]'s

ashuahsuhaushuahsuh
pode crer ! sempre tem aquele vizinho que não sabe ouvir só pra ele, tem que aumentar a musica para que todos escutem....rs

tenho que concordar, pessoas que gostam desse genero de musica realmente tem a aparencia de estar mais alegre...
Alice
quirino wrote:
Pessoas felizes tem maiores chances de atrair ou contagiar pessoas com alegria, e sem contar que é muito mais agravel estar ao lado de uma pessoa que te passa alegria do que estar ao lado de uma pessoa mal-humorada.....

Concordo! Além do que com a pessoa que te passa alegria o ambiente se torna bom também, mais leve, e contribui com que tudo vá bem! Smile
Liques
O bom humor é fundamental, com certeza. =)
Vanilla
Alice wrote:
Concordo! Além do que com a pessoa que te passa alegria o ambiente se torna bom também, mais leve, e contribui com que tudo vá bem! Smile

Eu quando estou feliz quero fazer o mundo todo feliz também. Daí fico naquelas de saltitar, contar piadas cretinas (infelizmente não é todo mundo que aprecia esse meu humor um tanto quanto peculiar), rir, cantar... Em compensação quando estou pra baixo...

quirino wrote:
cparakawa wrote:
Eu posso não gostar de pagode e axé, mas a pessoas que escutam este tipo de música são mais "alto astral", na minha experiência pessoal. É só estas pessoas não ficarem escutando isto perto de mim, então elas são altamente benéficas. Very Happy
[]'s

ashuahsuhaushuahsuh
pode crer ! sempre tem aquele vizinho que não sabe ouvir só pra ele, tem que aumentar a musica para que todos escutem....rs

tenho que concordar, pessoas que gostam desse genero de musica realmente tem a aparencia de estar mais alegre...

Ah, acho que o propósito básico dessas músicas é divertir também. Eu adoro ouvir uma ou outra tranqueira bem leve só pra espairar. Não pagode e axé, mas uns poperôs bem sem-vergonhas eu sempre to ouvindo. Very Happy

BTW, música também me influencia demais. A ponto de eu ficar triste de verdade se ouvir uma música triste e etc. Por isso que eu procuro ouvir só coisas "pra cima".
D'Artagnan
Bom eu li na super interessante que musica sertaneja poderia ajudar a pessoa se suicidar, acho que axé seria o remedio?
cparakawa
D'Artagnan wrote:
Bom eu li na super interessante que musica sertaneja poderia ajudar a pessoa se suicidar, acho que axé seria o remedio?

Se vc ficar contente ouvindo musica de corno abandonado ou clássicos como "Churrasquinho de mãe" e a música da mulher que morre no parto (amado batista), realmente vc tem uma felicidade inesgotável. Pra quem quer ficar deprê, recomendo goth music. Confused
Deline
Fica difícil agora ver quem são os felizes e infelizes...Vamos lá: de um lado uma pessoa que acha totalmente que dinheiro compra felicidade, mas vive mal humorada, do outro um cara que trabalha mais de 12 horas por dia e mesmo assim trata todos a sua volta muito bem.
Muita gente tenta ver felicidade onde não tem e acaba inventando a infelicidade pra chamar a atenção alheia. Acho mesmo que hoje as pessoas vivem naquela "montanha-russa" da incerteza, que as vezes finge estar de um jeito.
Pra mim quem fica o dia inteiro se lamuriando é porque tem preguiça de arranjar algo melhor pra fazer. Ao contrário de pessoas que sempre estão pra cima, e querendo ou não, conseguem de alguma forma animar outras pessoas. Questão de energia (momento hippie)...pessoas positivas e negativas e tals.
D'Artagnan
Quote:
Pra quem quer ficar deprê, recomendo goth music. Confused

quem vai querer ficar deprê ?? Shocked

falando seiro, humor é uma coisa muito facil de "pegar" , é algo subconciente, quem nunca entrou num lugar que estava "baixo astral"?

Quote:
Pra mim quem fica o dia inteiro se lamuriando é porque tem preguiça de arranjar algo melhor pra fazer

nisso eu tenho que concordar , muita gente não se esforça nem um pouquinho para tentar se sentir melhor!
cparakawa
D'Artagnan wrote:
Quote:
Pra quem quer ficar deprê, recomendo goth music. Confused

quem vai querer ficar deprê ?? Shocked

falando seiro, humor é uma coisa muito facil de "pegar" , é algo subconciente, quem nunca entrou num lugar que estava "baixo astral"?

O sujeito que acha que música de corno abandonado não é deprê suficiente, talvez esteja precisando de algo mais forte. Escutar Bach em órgão de tubo tbm é bem deprê, o difícil é achar um local destes - normalmente, vc encontra órgãos de tubo em igrejas antigas no Brasil.

Show de goth music é "baixo astral". Eu fui na última turnê do The Mission (encerraram a banda), não vi ninguém saindo alegre do show. Rolling Eyes E o show foi muito bom, antes que perguntem.

Como a questão é felicidade/infelicidade e música, eu vejo só dois tipos de pessoas: as que escutam o que é condizente com o seu próprio estado e os que usam a música como forma de alterar o seu próprio estado - normalmente para ficarem mais felizes, mas também para ficarem mais ativas ou mais calmas.

Felicidade irradia energia positiva, infelicidade irradia negativa. Nunca vi nenhum experimento científico ou observação não científica que contestasse isto.

Eu confio em musicoterapia, pelo menos funciona pra mim, hehehe. Very Happy

----------------

Pra quem não conhece a música Churrasquinho de mãe:
http://www.mp3tube.net/br/musics/Teixerinha-Churrasquinho-de-Mae-Coracao-de-Luto/122534/

Quote:
O maior golpe do mundo
Que eu tive na minha vida
Foi quando com nove anos
Perdi minha mãe querida

Morreu queimada no fogo
Morte triste, dolorida
Que fez a minha mãezinha
Dar o adeus da despedida
Da Rossa
Não tenho certeza no meu caso. Muitas vezes a felicidade alheia me dá até mais raiva (qual deve ser o meu problema??)

Mas a infelicidade e tristeza são, com certeza, contagiosas sim. Por isso que recomenda-se que as pessoas fiquem o mais longe possível de gente "down".

"Não abra suas portas para o menor mal que seja" - Baltasar Gracián
mariohs
Acho que é um consenso (tirando o Da Rossa Very Happy) que pessoas ou acontecimentos alegres te puxam pra cima, e o inverso também é verdade. Eu geralmente entro na onda de quem tá feliz, quando alguma coisa tá me puxando pra baixo, eu ignoro. Me faz mal ficar de baixo astral Very Happy

Eu gosto de ter pessoas felizes por perto, é bom demais dar risada. Música também ajuda, na hora de ser "bobo alegre" até axé eu ouço também! Very Happy
phantombr
Quote:
O maior golpe do mundo
Que eu tive na minha vida
Foi quando com nove anos
Perdi minha mãe querida

Morreu queimada no fogo
Morte triste, dolorida
Que fez a minha mãezinha
Dar o adeus da despedida

Minhazarma! Mandei o link para minha mãe... é do tempo dela... Tocava na rádio AM quando ela era criança.
legio_maximus
Concerteza há possibilidade de felicidade ser contagiosa kkkkkkkkkkkkkk ...

é só da risada que o ambiente muda Laughing ... a pessoa começa com um simples sorriso básico pra você... depois com a brincadeira vai se animando e tudo aí vira aquela bagunça toda .... risada gostosa é o melhor medicamento para a tristeza .. não adianta Cool .... também têm pessoas que não adianta não é .... mas aí cara feia é fome entende ? Shocked \o/ Laughing !!!

Eu mesmo quando estou na Loja ....
OBS: sou Vendedor \o/ Wink
Eu Cativo os clientes ... sorrisõa 24h(não aquele sorriso falso tb Smile... sorriso assim Very Happy Very Happy Very Happy !!).... deixo eles a vontade ... sou gentio ... educado com todos .... dependendo da "classe" e "idade" da pessoas eu manero se for característicos de pessoas "fechadas", com simples gestos e procure ser mais profissional com minhas mercadorias ou, no caso, pessoa jovem agito com brincadeiras mesmo e bato aquele papo "firmeza" kkkkkk ....

Bom isso é que e fazer a diferença muitas vezes no dia de uma pessoa... ficar sempre triste ou deprimido é complicado, eu sei que muitas pessoas tem seus motivos ... mas ficando deste geito vai acabar ficando mais triste , doente talvez por uma depressão ou estragar o dia de muitas pessoas, porque trsiteza tb PEGA Shocked ... FELICIDADE FOREVER E SEMPRE SORRIA !!! PORQUE VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO Shocked !! kkk espere que alguem dê risada dessa babozera de piáda kkkkkkk !!! Rolling Eyes !!
dbprodutor
realmente a felicidade é tudo que o ser humano precisa pra viver muitos anos, nossa eu passei por um momento terrivel na minha vida mais uma coisa que eu wsempre fiz questão é manter um sorriso de esperança, nunca parei de rir de fazer as pessoas se sentirem bem ao meu lado, esmo dentro de mim estão em continua guerra, a feliciadade sem perca de duvidas é contagiosa se vc entra em um lugar que esta carregado de baixa estima e tristeza vc saira donte o mesmo acontece com a felicidade se vc entra em ambiente iluminado alegre repleto de felicidade vc acaba sendo contaminado com esta alegria
Kashinilaya
Não lembro mais onde vi ou li isso, mas há outro fator que influencia na felicidade do brasileiro: feijão com arroz! Parece incrível, mas essa combinação é uma das responsáveis pela felicidade dos brasileiros que se destaca da maioria dos demais povos. Infelizmente, esse diferencial tende a acabar. Já entramos na era do Estamos-Sempre-Atrasados, o que implica em comidas mais práticas, tipo "fast-food"... e ainda não inventaram o "hamburger" de feijão com arroz!
Alice
Kashinilaya wrote:
Não lembro mais onde vi ou li isso, mas há outro fator que influencia na felicidade do brasileiro: feijão com arroz! Parece incrível, mas essa combinação é uma das responsáveis pela felicidade dos brasileiros que se destaca da maioria dos demais povos. Infelizmente, esse diferencial tende a acabar. Já entramos na era do Estamos-Sempre-Atrasados, o que implica em comidas mais práticas, tipo "fast-food"... e ainda não inventaram o "hamburger" de feijão com arroz!

Feijão com arroz, huuuuuum, eu sou gamadona num feijão preto! sério mesmo, me deixa bem feliz quando tem feijão preto aqui em casa, rsrs! é uma pena mesmo que hoje tudo tende a piorar, tomara que não esqueçam dessa maravilhosa combinação!
PChesini
li uma vez num lugar q nao só a felicidade, com a tristeza tbm,

o exemplo dado era:

as pessoas iam ou chingando e falando palavroes, ou elogiando e falando coisas agradaveis a uma porção de agua.

o resultado consistia em analizar os cristais de gelo criados a partir daquela porção,

os cristais mais perfeitos eram os das porções q ouviam elogios, etc
Kashinilaya
Alice wrote:

Feijão com arroz, huuuuuum, eu sou gamadona num feijão preto! sério mesmo, me deixa bem feliz quando tem feijão preto aqui em casa, rsrs! é uma pena mesmo que hoje tudo tende a piorar, tomara que não esqueçam dessa maravilhosa combinação!

Agora que você mencionou, veio uma vaga lembrança de que o feijão preto era mais eficaz na combinação com o arroz para esse fim... mas posso estar misturando as coisas, pois feijão preto com arroz (ou seja, juntos) são uma excelente fonte de proteínas.

De qualquer forma... viva o feijão com arroz!
Guardian
cparakawa wrote:
Havia um outro estudo que ligava a felicidade a menores índices de doenças cardiovasculares. E não dá pra negar que pessoas felizes não se suicidam.

Eu, particularmente, acho que a felicidade permanente e irrestrita ("bobos alegres") é altamente correlacionada com baixa utilização do cérebro, estilo alguns cães.

É mesmo, alguém já viu alguma pessoa feliz se suicidar? Eu não... Acho que para uma pessoa querer suicidade ela teria que ser o contrário, muito infeliz em alguma coisa...

Agora ficar entre nós, ficar um dia todo do lado daquela colega que fica rinchando o dia todo, ninguém merece! Eu já passei por isso... Está certo que a pessoa possa rir, mas acho que uma coisa tem que diminuir, ou ri de maneira "normal" ou não ache graça quando um lápis cai no chão ou quando alguém abre a porta (rir o tempo todo por motivo nenhum)...
Propaga
Será quem tem vários tipos de felicidade? Ou é simplesmente um estado de ser e pronto?

Exemplo: tem uma música chamada "Isso é a Felicidade" que em certo trecho diz: - "andar sem temor pela vida e sentir o valor de se ter liberdade, poder abraçar um amigo e sentir o calor da uma grande amizade". É um tipo de felicidade?

Mas onde encontrar a tal felicidade, qualquer que seja? No meu entendimento ela, 'essa tal felicidade', está onde sempre esteve. Em nós mesmos!

Independentemente de sorte o de qualquer outra coisa similar, eu experimento pensar, somente pensar positivamente, como por exemplo, quando estou viajando e penso em pneu furado, simplesmente mentalizo: -isso não vai acontecer! E, sabe que tem dado certo!

E, voltando à composição da música... “saber que jamais se perdeu a ilusão e saber perdoar com bondade”, ou seja perdoar com coração!

Perdão aos amigos do fórum por comentar o tópico com indagações. Mas acredito que a felicidade é algo que se conquista compartilhando qualquer que seja a situação do momento de sua vida.

É claro que você já ouviu aquela máxima: “é dando que se recebe”. Então, experimente primeiramente dividir para depois somar e/ou multiplicar. Tudo irá fluir bem melhor em sua vida, em qualquer sentido. Experimente!

Abraços!
Da Rossa
Eu sei que INfelicidade é contágiosa. Felicidade eu já suspeitava. Mas não toda a felicidade.... você também pode criar seus próprios motivos para ser feliz. Talvez o que contagie seja a alegria, não?
gueda
Da Rossa wrote:
Eu sei que INfelicidade é contágiosa. Felicidade eu já suspeitava. Mas não toda a felicidade.... você também pode criar seus próprios motivos para ser feliz. Talvez o que contagie seja a alegria, não?

hausasuhsauh eh verdade, infelicidade é beeem contagiante
revistas
Gilgamesh wrote:
Eu já acho que a felicidade é uma das maiores fontes de alegria.
Fora a jocosidade, é bom, acho que pra mim o humor faz muita diferença, trabalho muito melhor, estudo muitas vezes melhor.

Você já pensou como seria se a felicidade fosse fonte de tristeza?
revistas
Da Rossa wrote:
Não tenho certeza no meu caso. Muitas vezes a felicidade alheia me dá até mais raiva (qual deve ser o meu problema??)

Mas a infelicidade e tristeza são, com certeza, contagiosas sim. Por isso que recomenda-se que as pessoas fiquem o mais longe possível de gente "down".

"Não abra suas portas para o menor mal que seja" - Baltasar Gracián

Se eu for levar a sério suas palavras, nunca abrirei as portas de minha casa para você.
Da Rossa
Então leve-as as sério e seja feliz! Very Happy
Vanilla
Não só com relação a felicidade, mas aprendi muita coisa trabalhando com o pessoal onde fiz especialização (campus da USP de Piracicaba).

Não levar tudo tão a ferro e fogo e procurar sempre manter um certo nível de bom humor mesmo quando a moral do grupo estava baixa. Isso foi muito importante pra gente, porque estávamos juntos 24 horas por dia, 7 dias por semana. E não é exagero: a gente trabalhava de 8 até 16 horas por dia, fazendo serviço pesado (tocando experimento de mestrado ou doutorado, que incluía desde embretar até dar comida pras vacas). Um certo nível de bom humor não só melhorava o grupo como um todo, mas também impedia a gente de se matar no fim do dia.

Nunca trabalhei dessa forma, mas tenho que dizer: aprendi mais sobre o ser humano em 10 meses do que em toda a minha vida. Felicidade é contagiante? Pode acreditar. Mas tristeza e mau humor também são. Bastava um coice de alguém pro grupo inteiro quase se matar haha!
Propaga
O sucesso incomoda muito muitas pessoas! Pessoas bem resolvidas e bem sucedidas normalmente perturbam alguns.

Alguém já disse que o despeito, recalque e a inveja são "armas dos incompetentes"!

Tem gente que fica perturbada ao ver a felicidade alheia! E daí? Não estou nem aí pra determinadas coisas!

Tudo bem, que fiquem da maneira que se sentirem melhor! Cada um reage à sua maneira!

Em cada cabeça, uma sentença, porém, ninguém lhe dá o direito de interferir de forma alguma na felicidade dos outros.
Da Rossa
Propaga parece que foi vítima da inveja alheia! Conta aí como foi!
Realmente, é certeza de que algo está muito ruim com a pessoa que se incomoda com o sucesso alheio. O certo é ficar feliz. Se a pessoa está feliz, por que você haveria de não estar? Duas exceções: ser a disputa um jogo, ou ser a disputa pela pessoa amada. Realmente é horrível ser preterido.
Propaga
As minhas participações e/ ou citações neste ‘fórum’ sempre foram relacionadas, única e exclusivamente, ao tópico de cada ‘post’.

Jamais personifiquei ou expus aqui autobiografia! Jamais fiz insinuações, satirizei ou promovi escárnio a algum participante deste ‘forum’, até porque, aqui as regras são claras:

- O respeito aos colegas é condição ‘sine qua non’ para permanecer integrante do FRIHOST.-

Portanto, se alguém se ressentiu da minha citação neste tópico? Desculpe! Não foi esta a intenção. Apenas manifestei meu ponto de vista. Opinião relacionada ao tópico do ‘post’ e não à considerações e/ou participações de colegas.

Resumindo: Dispenso que alguém, mirando-se em si próprio, faça comentário relacionado à minha pessoa. Se a 'carapuça' serviu? Faça bom proveito! Vista.
enilsoncba
penso que tanta coisa é contagiosa, tanto sentimento é contaminante tambem... porque a felicidade nao seria?!?!?!
tenho experiencias proprias de felicidade alheia me influenciar, e determinado tempo depois saio daquele momento totalmente feliz, despojado, beem diferente de como cheguei..
a felicidade, tristeza, decepção, preocupaçao, remórcio, sao emoçoes com certeza contagiantes... óbvio que existem inumeros fatores que contribuem ou prejudicam esse 'contagio' voluntário... no caso da felicidade, é comum se alegrar com situações empolgantes, ou ate mesmo, em casos de estarmos tristes com algo, ficamos alegres ao vermos situações piores, em que poderíamos estar nelas, e pensamos que nossa situação ja é a pior, ou seja, sao fatos que nos alegra, quando refletimos...
vale a velha frase: "Nada é tão ruim que nao possa piorar".... ser feliz é o melhor remédio, mesmo que seja uma felicidade contagiada por outra. =)
Propaga
Quote:
Felicidade irradia energia positiva, infelicidade irradia negativa.
Quote:
Eu confio em musicoterapia, pelo menos funciona pra mim, hehehe.

Concordo plenamente com 'cparakawa'!

E eu tenho a plena certeza de a música é um bálsamo para a alma! E, você mantendo o estado de espírito em alto astral, tudo na vida fica mais fácil.

Fica muito mais fácil enfrentar os percalços da vida quando você está mais otimista! Eu, por exemplo, sempre vislumbro um ‘Happy End’ para meus projetos e atitudes a serem tomadas.

Claro, que o alto astral ajuda para qualquer coisa. Tudo que você faz fica melhor quando se está de bom humor. E, isto é a felicidade! E, a felicidade é contagiosa e sempre será.

Quando alguém se aproxima de mim de baixo astral, procuro animar a referida pessoa. Porém, se não consigo, me afasto ou me distancio desta pessoa o máximo possível.

Portanto, assim como a felicidade contagia, o baixo astral e o mau humor são uma tragédia para detonar como o seu momento de bem estar ou até estragar com todo o seu dia.